Confraternização empresarial: o que não fazer

06 de dezembro de 2023 | Cá, entre nós Destaque

Com a chegada do fim do ano, iniciam as confraternizações. Dentre os objetivos das festividades estão a celebração do fim de um ciclo, das metas atingidas, bem como o compartilhamento de experiências com colegas de trabalho.

Importante no ambiente de trabalho, tais celebrações cumprem o papel de estreitar a conexão entre as equipes e a organização. Apesar do clima informal e descontraído que esses eventos tendem a ter, existem regras e comportamentos adequados para a ocasião. Neste artigo selecionamos algumas dicas de como se portar em uma confraternização empresarial.  

Compareça à festa

Comparecer a festa de fim de ano é fundamental para criar vínculos com gestores e colegas de trabalho. Embora nem sempre seja fácil, principalmente para aqueles que tem uma rotina atarefada, especialmente colaboradores com filhos, ir ao evento de confraternização mostra interesse e comprometimento com a empresa, além contribuir para uma impressão positiva. 

Vestuário

Ao se vestir para a festa de fim de ano, opte por um look que esteja de acordo com o local que acontecerá a confraternização. Mesmo se o evento acontecer em ambientes como chácaras e sítios, evite roupas extremamente informais. Antes de se preparar, atente-se ao endereço do evento e faça a escolha do vestuário de acordo com as informações descritas no convite. 

Moderação

A moderação é vital em todos os aspectos da vida, em encontros empresariais o cuidado deve ser redobrado. Caso não queira passar uma imagem negativa, evite se exceder, principalmente no consumo de bebidas e alimentos, no geral.   

Caso tenha música, também é interessante, quando se trata de festas empresariais, evitar dançar de forma chamativa. É sempre importante relembrar que, embora seja uma festa, o círculo de pessoas presentes são colegas de trabalho, e eles estão ali para comemorar o fim do ano corporativo. Portanto, sempre prefira danças moderadas e tranquilas. 

Situações constrangedoras

Caso presencie alguma situação constrangedora, em hipótese alguma registre por fotos, vídeos ou posts nas redes sociais. Ao publicar algo que denigre a imagem de outros colaboradores, além de constituir falta de ética e profissionalismo, deixando os colegas em uma situação vulnerável, você também prejudicará a reputação da empresa, fomentando até uma possível crise de imagem. Caso veja um colega passando por um momento vergonhoso, é interessante o auxiliar de forma discreta e sem causar alarde. No caso de dúvida de como proceder, procure seu superior direto.  

Assuntos sensíveis

Quando se trata do ambiente corporativo, é interessante evitar assuntos sensíveis em qualquer contexto. No entanto, especialmente em momentos de descontração e diversão da equipe, temas como política, futebol, relacionamentos afetivos e outros tópicos que geram discussão devem ser deixados de lado. 

No mesmo tom, é imprescindível não trazer aspectos do dia a dia do trabalho para discutir na festa. Embora seja um momento de aproximação entre os colaboradores e seus respectivos gestores, não é o momento para resolução de problemas ou tomada de decisão. Ao fazer uso dessas dicas a confraternização será um momento de descontração e interação mútua.  
 

Notícias Relacionadas

Novo sistema integrado entra em operação em janeiro

Fábio Bechelli de Morais, gerente do PMR, apresenta os benefícios e destaques do ERP que transformará o Mackenzie 

Fala, especialista

História da arte: 5 obras para entender o Renascimento

Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para representar um período histórico que ocorre a transição entre a Idade Média e a…

Cultura

Declaração Universal dos Direitos Humanos: entenda os benefícios no mercado de trabalho

Documento impacta diretamente em questões como dinâmica e padrões éticos do mercado de trabalho

Cá, entre nós

Verão: dicas e cuidados para aproveitar a estação mais quente do ano

No dia 22 de dezembro, inicia o verão. O período é conhecido por temperaturas de intenso calor. Para evitar queimaduras na pele, infecções e outras…

Cá, entre nós

Oportunidades internacionais para colaboradores mackenzistas oferecidas pela COI

Colaboradores também podem buscar intercâmbios e aprimoramento de idioma 

Acontece no Mackenzie

Doação de sangue: um gesto de amor

Em 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue

Cá, entre nós

Os 7 tipos de cansaço: como descansar da forma correta?

Para cada necessidade, um descanso diferente

Saúde e Bem-Estar

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades