Novo sistema integrado entra em operação em janeiro
15 de dezembro de 2023 | Fala, especialista Destaque
A partir de janeiro de 2024, todas as unidades educacionais, áreas de negócios e centros de serviços do Mackenzie, bem como alunos, professores e colaboradores, desfrutarão dos benefícios e vantagens do TOTVS RM - ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em português) - que tem por objetivo integrar os processos e dados da instituição, de forma unificada.
A solução permitirá acesso fácil, integrado e confiável aos dados da instituição, com cobertura aos processos de diferentes setores e automação de rotinas, visando maior eficiência e produtividade na gestão administrativa.
Para esclarecer as funcionalidades e benefícios do TOTVS RM, conversamos com Fábio Bechelli de Morais, coordenador de tecnologia aplicada da Gerência de Tecnologia e Inovação (GERTI) e gerente do Programa Mackenzie de RenovAção, ligados à Diretoria de Estratégia e Negócios (DIREN).
Como será a fase de implementação do sistema TOTVS RM?
Bechelli - O Go Live está definido para o dia 1º de janeiro, no entanto, a implantação já teve início. Efetivamente, o marco será no primeiro dia do próximo ano, data em que a plataforma estará apta ao uso. Acreditamos que alcançaremos a plena estabilização no primeiro trimestre de 2024. Todas as operações e funcionalidades estarão habilitadas para o Educacional, Acadêmico Administrativo e Acadêmico Financeiro, RH, Folha, Benefícios, Financeiro, Contábil, Suprimentos e afins.
Mesmo após o primeiro dia, contamos com algo que é natural, a estabilização da nova plataforma, dos novos recursos e da experiência dos colaboradores, professores e alunos do Mackenzie quanto ao uso desses recursos. Tendo em vista isso, nos seis primeiros meses passaremos pela operação assistida: um regime de prontidão, com apoio da TOTVS em assistência às diversas operações.
Quais os principais sistemas que serão implementados com o TOTVS RM?
Bechelli - Como um sistema de gestão integrada ele dá cobertura a todas as funções do negócio. Tudo que se faz na jornada do semestre acadêmico, a parte administrativa, o financeiro, o que reconhece o aluno e caracteriza sua matrícula e turma, o curso e a matriz curricular, seus registros documentais e seus direitos em relação aos recursos que ele pode usufruir com a instituição - tudo isso fica coberto pelo TOTVS RM Educacional.
Para o Mackenzie operar, ele terá as suas dinâmicas de Backoffice, Financeiro e Contábil todas cobertas pelo novo sistema. No que diz respeito aos colaboradores, também desfrutaremos do módulo de RH no TOTVS, o qual proporcionará as funções dos processos de gestão de pessoas, folha, benefícios, entre outros, tudo gerenciado pelo sistema.
Hoje, o Mackenzie utiliza 223 sistemas satélites, e, destes, ao final, permanecerão apenas 35. A grande maioria das funções representadas pelos sistemas satélites já foram incorporadas no TOTVS RM.
Para os colaboradores, quais são os benefícios e vantagens do sistema, e como os auxiliará no dia a dia?
Bechelli - O principal benefício para os colaboradores é justamente que, por meio desta transformação digital, eles desfrutarão de uma plataforma inovadora. Podemos caracterizar como inovação tudo o que transforma a parte sistêmica e a maneira de aprimorar o trabalho, como responder a obrigações legais, permitir o crescimento em função de um modelo padronizado em uma plataforma escalável.
Podemos destacar também as soluções que permitem permitirão a uma gestão aprimorada e a maior autonomia dos usuários. Como a plataforma evoluiu durante seu desenvolvimento, os recursos de gestão dos diferentes níveis são muito presentes, permitindo soluções que são orientadas a análise de dados, como a aplicação de inteligência para diversos universos, relatórios, extrações e interpretação das informações de dados com mais facilidade.
Para os alunos, quais são os benefícios e vantagens do sistema, e como eles se beneficiarão no dia a dia?
Bechelli - A prestação do serviço educacional será potencializada. O TOTVS RM contará soluções que permitirão que o aluno tenha acesso ao seu histórico de forma on-line, possibilitando reconhecer a sua jornada acadêmica de uma maneira mais intuitiva e rica. O aluno também se beneficiará com um portal totalmente integrado, e um aplicativo com um maior nível de interação.
Além desses benefícios, a relação entre o aluno e o Mackenzie se intensificará com o novo identificador. O TOTVS utiliza o real reconhecimento do indivíduo por meio do RA (Registro Acadêmico) - entre os diferenciais, com o RA mackenzista, o aluno terá um único identificador para sua vida e relacionamento com a instituição, ou seja, será reconhecido de maneira única e intransferível, independentemente de seu estágio acadêmico, seja no colégio, na graduação, pós-graduação, mestrado e assim por diante.
Para os professores, quais são os benefícios e vantagens do sistema, e como os auxiliará no dia a dia?
Bechelli - Academicamente falando, a parte administrativa dos professores será ‘recheada’ de novos recursos. Será mais fácil para o docente praticar as suas obrigações administrativas e acadêmicas. O lançamento de presenças, notas e faltas, a aplicação e extração da regra que calcula o fechamento das notas será facilitado.
Resumindo, você pode citar 5 vantagens ou benefícios da implementação da ferramenta TOTVS no Mackenzie para todos os públicos?
Bechelli - São quatro grandes dimensões que foram movimentadas: Ensino Superior, Educação Básica, Backoffice e RH. Em cada uma das dimensões existem alguns pontos que se destacam em vantagens do uso da plataforma.
No Ensino Superior destaca-se o sistema integrado ERP com informações em tempo real; a adoção do RA (Registro Acadêmico) vitalício; o doc.Xpress - funcionalidade que possibilita a emissão de diplomas digitais e históricos on-line; e o aplicativo Meu EduConnect - que irá conectar alunos e professores por meio de uma plataforma integrada ao TOTVS, com diferentes funcionalidades que potencializarão a comunicação na instituição.
Já na Educação Básica teremos o aplicativo School Guardian (saída inteligente) que irá monitorar a chegada dos alunos, garantindo a segurança dos alunos e vigilância dos responsáveis; a utilização dos RAs; o aplicativo Meu EduConnect; e o sistema integrado ERP, assim como para o Ensino Superior.
No Backoffice o sistema será integrado de forma nativa com o acadêmico e o RH; teremos um aplicativo de aprovação de pagamentos que permitem que os gestores possam consultar e aprovar os processos de pagamento pelo aplicativo de celular de forma rápida; automação do processo de realocação orçamentária; e maior controle integrado do fluxo de caixa e receitas inerentes dos contratos gerados pelas áreas de negócios serão alguns dos recursos disponíveis.
No RH teremos o aplicativo Meu RH - app integrado aos módulos TOTVS de Folha de Pagamento e o Ponto Eletrônico, que proporcionará aos funcionários e gestores autonomia para que possam consultar suas informações, realizar a gestão e aprovação de processos; além disso, o sistema é integrado de forma nativa com o Acadêmico e o Backoffice.
Notícias Relacionadas
História da arte: 5 obras para entender o Renascimento
Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para representar um período histórico que ocorre a transição entre a Idade Média e a…
Cultura
Celebração de Natal no Mackenzie
O motivo da celebração do Natal é o nascimento de Jesus Cristo. A data é uma oportunidade para agradecer pela vida, pela superação de desafios,…
Confraternização empresarial: o que não fazer
Confira algumas dicas para curtir o momento, sem se esquecer do decoro profissional
Cá, entre nós
Verão: dicas e cuidados para aproveitar a estação mais quente do ano
No dia 22 de dezembro, inicia o verão. O período é conhecido por temperaturas de intenso calor. Para evitar queimaduras na pele, infecções e outras…
Cá, entre nós
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa