Conheça os impactos psicológicos e sociais da quarentena
27 de março de 2020 | Atualidades Mundo Saúde e Bem-Estar Universidade Campus Higienópolis Destaque
Para conter o avanço do novo coronavírus, alguns governos decretaram medidas de restrição de movimento a seus cidadãos, a fim de se prevenirem contra a disseminação da doença. Aulas suspensas, ambientes públicos e de grande circulação de pessoas fechados, a orientação é de que todos os que puderem, devem permanecer em casa. O Mack Informa conversou com a professora do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Simone Fuso, sobre os impactos emocionais do período de quarentena, as possíveis consequências desse isolamento social na saúde mental da população e também sobre como superar o momento. Confira a seguir:
O que é um período de quarentena?
Embora o nome seja sugestivo, quarentena não se refere exatamente a um intervalo de 40 dias e pode ser definida como um período de separação e restrição do movimento de pessoas para reduzir o risco de exposição e contágio de uma doença.
Como as pessoas se sentem durante o isolamento?
A situação de quarentena é desagradável por diversos motivos: sentimos falta de estar com pessoas queridas, somos privados da nossa liberdade de ir e vir, ficamos preocupados com o contágio da doença e com o tempo que a situação vai levar para voltar ao “normal”.
Cada um reage de uma maneiras às situações limites, mas, em geral, as pessoas apresentam medo, confusão, ansiedade e/ou insônia. Entretanto, aqueles que tiveram contato próximo com potenciais infectados apresentam também nervosismo, tristeza e culpa.
Quais são os fatores de estresse durante este período?
O primeiro é a duração da quarentena, quanto maior o tempo de isolamento, maior a frequência de sintomas de estresse. A ruptura na rotina e a falta de contato social e físico levam à sensação de frustração, pois não se pode viver o dia a dia normalmente. Outro fator que promove o estresse é a pouca ou insuficiente informação vinda de órgãos de saúde pública, visto que a população busca um direcionamento sobre o que fazer, a respeito da gravidade e dos riscos da doença.
Quais os fatores de estresse após o período da quarentena?
A perda financeira associada à impossibilidade de trabalhar e ao impacto socioeconômico do período de reclusão são as maiores preocupações que afetam a saúde mental das pessoas por muitos meses após a quarentena. Isto pode apontar um aumento de pessoas com sintomas pós-traumático e depressão.
O que fazer para amenizar as consequências do isolamento?
Criar uma rotina, realizar atividades que sejam prazerosas e permanecer em constante comunicação com pessoas queridas por meios digitais. Informações vindas dos órgãos de saúde são fundamentais para a conscientização e pensamento altruísta, já que a quarentena é uma forma de manter a salvo toda a população.
Quais medidas o poder público e órgãos de saúde podem adotar para preservar a saúde mental da população?
Dizer às pessoas o que elas devem fazer e a razão do isolamento, promover atividades significativas para as pessoas, prover comunicação clara, garantir que suprimentos de necessidades básicas estejam disponíveis e reforçar o senso de altruísmo são fundamentais nesse momento.
O que esperar quando a quarentena acabar?
Sentimentos de medo, tristeza e nervosismo diminuem consideravelmente após três a quatro meses, mas o comportamento das pessoas se modifica após o isolamento.
Elas evitam frequentar lugares públicos, fechados e com aglomerações e mudam hábitos de higiene, como aumento da frequência de lavagem das mãos, por exemplo.
Para o depois, conta-se com ações do poder público para minimizar o impacto socioeconômico e para prover cuidados em saúde mental para a população em geral e, principalmente, para os profissionais de saúde.
Há diferenças sobre como os profissionais da saúde são afetados?
A situação de quarentena é diferente para eles, que estão na linha de frente no combate à pandemia. Esses profissionais, logo após a quarentena, por terem entrado em contato com o agente infeccioso, apresentam sintomas de estresse agudo, exaustão, ansiedade em lidar com pacientes, insônia e prejuízo na concentração. Alguns sintomas continuam se apresentando por até três anos após o período da quarentena. Importante ressaltar que esses profissionais precisam receber apoio da sociedade e do poder público para seguirem com suas vidas profissionais e pessoais.
Notícias Relacionadas
Dia do Psicólogo: Como manter a saúde mental em tempos de pandemia?
Para celebrar a data, conversamos com especialista sobre a importância dos cuidados com a psique
Covid-19
Mensagem do reitor: Aniversário da UPM
Confira a mensagem que Marco Tullio de Castro Vasconcelos deixou aos mackenzistas neste dia de festa
Para Sempre Mackenzista
Os 68 anos de dedicação ao ensino de qualidade
Presidente do IPM parabeniza Universidade e relembra grandes contribuições ao Brasil
Cultura
Os 68 anos da Universidade Presbiteriana Mackenzie: uma história construída de maneira conjunta
Instituição comemora sua instalação em 16 de abril e relembra sua trajetória
Cultura
Os impactos do coronavírus sobre questões jurídicas em debate on-line
Mackenzie realiza discussão virtual sobre diversos assuntos do mundo jurídico
Covid-19
Cinco jogos para se divertir em família
Durante o isolamento, confira algumas brincadeiras para entreter os filhos em casa
Cultura
Participação dos pais na vida escolar dos filhos: qual a dose certa?
Diretoras dos colégios falam sobre melhor forma de participação na rotina dos filhos
Atualidades
Durante regime excepcional de aulas, os Sistemas de Ensino Mackenzie orientam escolas parceiras
Para não causar prejuízo aos alunos, diversas ações foram tomadas devido à pandemia
Atualidades
Mackenzie disponibiliza gratuitamente parte de cursos em EaD durante quarentena
Aulas da modalidade de Pós-Graduação abrangem diversas áreas do conhecimento
Atualidades
Como conversar sobre higiene e coronavírus com crianças e adolescentes
Atividades lúdicas e práticas, além de manter os pequenos informados são boas estratégias para ajudar a evitar transmissão
Atualidades
Hospital Evangélico Mackenzie recebe doação de protetores faciais de Startup curitibana
Iniciativa partiu de contato de estudante da Faculdade Evangélica Mackenzie
Covid-19
Dia Mundial de Conscientização do Autismo: uma oportunidade para aceitação
Em meio à pandemia do coronavírus, pessoas com o transtorno requerem maior atenção
Covid-19
Entenda o uso dos respiradores na pandemia do novo coronavírus
Aparelho é fundamental em Unidades de Tratamento Intensivo
Covid-19
Mack Informa – conteúdo relevante e dinâmico
Acompanhe a série para ficar atualizado e conectado com os temas essenciais
Covid-19
Mackenzistas seguirão estudos de maneira remota
Mensagem do presidente do Mackenzie incentiva alunos e colaboradores
Atualidades
Os impactos do Coronavírus na economia
Epidemia pode provocar efeitos danosos na produção mundial e também brasileira
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa