Dia Mundial de Conscientização do Autismo: uma oportunidade para aceitação
02 de abril de 2020 | Covid-19 Saúde e Bem-Estar Colégios
Nesta quinta-feira, 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma data para marcar o amplo processo de conscientização e aprendizado sobre pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A data foi estabelecida pela ONU, em 2007, justamente como forma de lembrar a ampla inclusão destas pessoas na sociedade.
De acordo com a professora da pós-graduação em Psicopedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Fernanda Orsati, tão relevante quanto a conscientização é a aceitação das pessoas com TEA. “É muito importante pensar que ainda temos muito o que trabalhar para que as pessoas com o transtorno do espectro autista sejam realmente aceitas em todos nossos ambientes”, diz a especialista, que também faz parte do laboratório de Neurociência da UPM.
“É preciso que a gente aceite, inclua e dê oportunidades para pessoas que tenham as mais diferentes características dentro do TEA. Quando dermos esses suportes, vamos conseguir ver o valor e a contribuição das pessoas com autismo”, explica a professora.
Covid-19
No atual momento em que o mundo sofre com a pandemia do coronavírus, pessoas com TEA também sofrem bastante com as imensas mudanças provocadas pela quarentena. Por isso, é necessário compreender a importância de se comunicar e manter abertura para o diálogo. Fernanda Orsati pontua que as famílias devem conversar com crianças e jovens que possuem o transtorno, e encontrar formas didáticas para mantê-las informadas. Ela menciona algumas ações, como uso de histórias e notícias, para explicar aos poucos a real situação da pandemia.
As famílias também devem manter um canal de comunicação, pois pessoas com TEA podem ter dificuldade para nomear sentimentos e sensações. “Se para a gente é muito fácil falar que está com medo ou está entediado por estar em casa, muitas pessoas com autismo têm dificuldade de nomear sentimentos”, diz a especialista, apontando que os mecanismos para tal situação também devem ser diferenciados.
Todavia, por serem pessoas que podem desenvolver um hiperfoco em determinados assuntos, é necessário ter um equilíbrio no manuseio das informações sobre o coronavírus..
Outro aspecto importante é o cuidado com a rotina, já que é uma das necessidades comuns de pessoas com o transtorno. “Se a gente conseguir criar rotinas novas e consistentes, resgatar coisas da rotina anterior e ter uma ordem para o dia, haverá uma segurança melhor e ajudará a pessoa com o espectro do autismo a se organizar”, declara Fernanda.
A especialista ainda menciona que existem diversos aplicativos para desenvolver habilidades cognitivas e acadêmicas. A leitura de livros e a prática de atividades físicas, mesmo dentro de casa, também são importantes para superar o momento com saúde e tranquilidade.
Notícias Relacionadas
Paixão por selos: entenda o que é a filatelia
Você sabe o que é a filatelia? Os filatelistas estudam e colecionam artigos postais, em especial os selos. O termo surgiu a partir da junção de duas…
Fala, especialista
Participação dos pais na vida escolar dos filhos: qual a dose certa?
Diretoras dos colégios falam sobre melhor forma de participação na rotina dos filhos
Atualidades
Durante regime excepcional de aulas, os Sistemas de Ensino Mackenzie orientam escolas parceiras
Para não causar prejuízo aos alunos, diversas ações foram tomadas devido à pandemia
Atualidades
Como conversar sobre higiene e coronavírus com crianças e adolescentes
Atividades lúdicas e práticas, além de manter os pequenos informados são boas estratégias para ajudar a evitar transmissão
Atualidades
Como conversar sobre higiene e coronavírus com crianças e adolescentes
Atividades lúdicas e práticas, além de manter os pequenos informados são boas estratégias para ajudar a evitar transmissão
Atualidades
Entenda o uso dos respiradores na pandemia do novo coronavírus
Aparelho é fundamental em Unidades de Tratamento Intensivo
Covid-19
Conheça os impactos psicológicos e sociais da quarentena
Saiba como evitar os efeitos negativos do isolamento nesse período
Atualidades
Mack Informa – conteúdo relevante e dinâmico
Acompanhe a série para ficar atualizado e conectado com os temas essenciais
Covid-19
Os impactos do Coronavírus na economia
Epidemia pode provocar efeitos danosos na produção mundial e também brasileira
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa