Dia do Braile é comemorado nesta quarta-feira

07 de abril de 2020 | Saúde e Bem-Estar Colégios Destaque

Saber ler é uma prática necessária para a formação cidadã de uma pessoa e, apesar da maioria da população depender puramente da visão para fazê-lo, esta não é a única forma. Nesta quarta-feira, 08 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Sistema Braile que, há quase dois séculos, permite pessoas com deficiência visual exercitarem a prática da leitura, por meio tato. Desta forma, além de poderem se adaptar melhor à sociedade e absorver conhecimento e conteúdo variado, as pessoas com deficiência (PCD) exercem ainda mais a sua cidadania. 

O sistema de leitura para cegos foi criado pelo francês Louis Braille. Deficiente visual, ele criou o sistema após adaptar um código usado por militares na época de Napoleão Bonaparte. O código “noturno” usava pontos em relevo, mas era considerado muito complexo pelos soldados. Braille então adaptou o sistema, tornando-o mais acessível. 

No Brasil, a data escolhida lembra o nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil, e um dos responsáveis por trazer o Braile para o país, e tornar a linguagem difundida nas escolas brasileiras. 

A relação do Sistema Braile com a educação é tão importante que o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) possui um trabalho especial voltado para adaptar diversos materiais para que pessoas com deficiência visual sejam incluídas nos processos de aprendizagem. 

A professora do CPM, Maria Angélica De Paula Couto, auxiliar de Inclusão do CPM de Higienópolis, é a responsável por transmitir os conteúdos escolares para processos de aprendizagens técnicos, como a audiodescrição, adaptação de materiais e transcrição para o Braile. 

“Não pensamos somente na inclusão escolar, mas também na inclusão social. Trabalhos para que nossos alunos, não somente os deficientes visuais, mas todos tenham mais autonomia em seu cotidiano”, explica Maria Angélica. 

Além das adaptações, o CPM procura sempre desenvolver ações com os alunos para promover um aprendizado constante sobre inclusão e solidariedade. Dentre as atividades, a professora Maria Angélica menciona que já foi realizada uma disciplina de robótica, na qual os alunos desenvolveram diversos materiais relacionados com a acessibilidade. Além disso, já houve a oferta do curso de Braile Básico para os alunos do Ensino Fundamental.

“Nossos alunos se tornaram pessoas mais solidárias, praticam a empatia, estão a postos sempre que preciso para ajudar, não somente em relação às pessoas com deficiência, mas no todo”, conclui a auxiliar de inclusão do CPM sobre os benefícios da interação e conhecimento diversificado entre todos. 

 

Notícias Relacionadas

Pós-pandemia exigirá mais adaptações para deficientes visuais

Com necessidade de tocar em superfícies, cegos precisarão ter mais cuidado no cotidiano

Covid-19

Como conversar sobre higiene e coronavírus com crianças e adolescentes

Atividades lúdicas e práticas, além de manter os pequenos informados são boas estratégias para ajudar a evitar transmissão

Atualidades

Entenda o uso dos respiradores na pandemia do novo coronavírus

Aparelho é fundamental em Unidades de Tratamento Intensivo

Covid-19

Mack Informa – conteúdo relevante e dinâmico

Acompanhe a série para ficar atualizado e conectado com os temas essenciais

Covid-19

Colégio Mackenzie Higienópolis ganha prêmio relacionado a Educação e Inclusão

Programa de Robótica foi destaque por atender necessidades de deficientes visuais  

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades