Pós-pandemia exigirá mais adaptações para deficientes visuais
29 de junho de 2020 | Covid-19 Atualidades Responsabilidade Social Destaque
A atual pandemia do coronavírus provocou muitas mudanças no comportamento das pessoas e na forma como se lida com o ambiente em que se vive. Higienizar as mãos após tocar em superfícies, usar álcool em gel, retirar sapatos ao entrar em casa foram alguns costumes que viraram rotina durante a atualidade. Todavia, a pandemia oferece riscos dobrados e exigirá maiores adaptações para a população deficiente visual.
Os deficientes visuais precisam se orientar pelos outros sentidos, principalmente audição e tato. Ao utilizar o braille para ler, por exemplo, um deficiente visual precisa tocar em superfícies e, por conta disso, se coloca em risco de contrair o coronavírus, já que este se transmite pelo contato com mucosas (boca, nariz e olhos).
“As pessoas com deficiência visual se tornam mais vulneráveis aos riscos, por fazerem uso do tato, pelo contato direto com as pessoas e por necessitarem tocar em pontos de apoio, tais como mesa, corrimão e outras superfícies”, afirmou a auxiliar de Inclusão do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, Maria Angélica De Paula Couto.
A professora ainda acrescenta que os deficientes visuais possuem dificuldades em saber se estão dentro das medidas de distanciamento social consideradas seguras, além de precisarem se preocupar com correta higienização das bengalas de orientação, que encostam em diversas superfícies.
“Os cuidados com higienização devem ser redobrados. Vale ressaltar que as pessoas com deficiência visual dependem muito da conscientização dos outros”, afirmou a professora.
O nadador Wendell Belarmino, patrocinado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), conta como tem sido lidar com essas preocupações extras.
“Nós precisamos do tato para 'vermos' o que está ao nosso redor. Temos que ter muito cuidado com o que tocamos, temos sempre que higienizar as mãos”, explicou o atleta, que manteve uma rotina de treinos adaptada para o período de isolamento social.
Maria Angélica explica que os deficientes visuais precisam tomar cuidados que vão além das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que incluem lavar as mãos com frequência e usar máscaras. Além disso, pessoas cegas precisam higienizar com água e sabão ou álcool 70% sua bengala sempre que sair; quando precisar de ajuda para locomoção, guiar-se sempre pelo ombro do próximo; para os que fazem uso dos óculos, lavá-los diversas vezes no decorrer do dia.
No Mackenzie, as preparações para a retomada das aulas presenciais, mesmo que sem data definida, incluem também uma preocupação com os deficientes visuais.
“Manteremos todo apoio, por meio de tutoria, inseridos nos protocolos de higienização, distanciamento e ensino híbrido”, explicou Maria Angélica.
No momento, os alunos com deficiência visual são assistidos por podcasts, com a audiodescrição dos conteúdos de ensino.
“Nossa vida vai voltar próxima ao que era antes porque, com uma mudança dessas, não dá para dizer que vai ser 100% igual, mas dentro do possível vai ser uma vida normal, claro, com os cuidados de higiene maiores”, conclui Belarmino.
Notícias Relacionadas
Faculdade Mackenzie Brasília abre inscrições para curso de Direito
Ingresso poderá ser feito por segunda graduação, transferência, nota do Enem e vestibular agendado
Notas e Esclarecimentos
FAU Mackenzie realiza debate sobre importância histórica do equilíbrio entre urbanização das cidades e saúde
Interessados no webinar podem acompanhar ao vivo pelo YouTube, amanhã, 01 de julho, às 17h
Covid-19
Economia brasileira no pós-pandemia será tema do 7º Mack BSB Lives
Desafios e oportunidades após o período de pandemia do novo coronavírus serão debatidas no evento on-line
Covid-19
Colégios Mackenzie tomam medidas para retorno das aulas presenciais
Mesmo sem uma data definida, colégios já se preparam para receber alunos em segurança
Covid-19
Jornal espanhol coloca Daniel Dias em lista de maiores atletas do século
Nadador do Mackenzie ocupa a 42ª posição do ranking
Esportes
Dia do Braile é comemorado nesta quarta-feira
Ações contínuas voltadas para acessibilidade de pessoas com deficiência visual são parte da rotina do Colégio Mackenzie
Saúde e Bem-Estar
Campeão mundial de natação assina patrocínio com o Mackenzie
Paratleta Wendell Belarmino tem passaporte garantido para Tóquio 2020
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa