Crianças praticando habilidades artísticas.

Estí​mulo artístico desde os primeiros anos da educação infantil desenvolve habilidades sociais e motoras das crianças

28 de março de 2022 | Colégios Destaque

O envolvimento com as produções artísticas é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e cognitivas dos estudantes desde muito cedo. Logo nos primeiros anos, os estímulos oferecidos pelas aulas de artes são importantes para que as crianças, e mais tarde os adolescentes, tenham elementos fundamentais para as construções individuais de mundo e a formação cívica. Por isso, no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília Internacional, os alunos são introduzidos à educação artística desde os primeiros anos no Infantil. 

O CPM vem propondo métodos diferentes para provocar o interesse dos pequenos, ainda desacostumados a trocar de ambiente, durante o dia, e a lidar com todas as informações que acompanham as cores, formas, sons e expressões dos universos explorados pelas artes. Neste ano, as crianças foram reunidas para a pintura livre de um grande painel, que agora está exposto na entrada do bloco da Educação Infantil, em formato que permite registros fotográficos panorâmicos. 

“Adaptar as crianças. Esse foi o propósito do trabalho. Ainda estamos no processo de adaptação, porque nossas crianças são muito pequenas. Ainda estão chorosos e muitas vezes nem querem sair da sala. Então, fizemos essa atividade nos primeiros dias para motivá-los. Para que se apaixonem pela aula de artes, pelo trabalho com a tinta, pelo lugar. Colocamos no mural produzido, inclusive, algumas palavras-chaves que regem esse trabalho da primeira semana. Uma delas é justamente o encantamento. Encantar as crianças. Então, por isso eu dou logo tinta no primeiro dia, trazendo a liberdade para que eles possam pintar do jeito que eles quiserem fazer”, explicou a professora de artes visuais Sandra Castor, responsável pelo projeto.

De acordo com a docente, o trabalho acabou provocando a alegria das crianças devido a essa liberdade de poderem expressar suas impressões com diversas cores e objetos diferentes. Segundo ela, a experiência do trabalho com tinta para crianças pequenas pode ser extremamente satisfatória e importante para elas, devido ao estímulo à criatividade. Os mackenzistas ficaram cerca de 40 minutos pintando em conjunto o painel colocado pela professora em uma grande mesa.

“Então vai pintando um cantinho, o outro vai pintando um outro canto. Eles vão completando o trabalho com o próximo, realizando, juntos, a descoberta. As cores vão se misturando e eles descobrem que uma cor com a outra virou algo completamente diferente, por exemplo. Então, você vê muitos momentos durante o trabalho em que eles vão descobrindo a mágica. Da mistura das cores à socialização. Fazendo amizades, conhecendo os colegas e estabelecendo os primeiros laços fraternos, com liberdade de cores e movimento, podendo caminhar pela sala, ir a outros cantos e iniciar novas formas de comunicação”, concluiu a professora. 

Para assistir o vídeo de produção do painel e acompanhar o resultado final, clique aqui

 

Notícias Relacionadas

Evento de celebração à Páscoa.
Mackenzistas de Brasília encenam Via Sacra para comunidade

Evento de celebração à Páscoa reúne alunos, professores e funcionários do Mackenzie para reflexão sobre o mundo

Colégios

Mackenzie Brasília aposta em ensino diferenciado para amenizar os efeitos da pandemia na Educação

Processo de aprendizagem transformado oferece ensino consistente e atual

Colégios

Alunos do Colégio Mackenzie São Paulo participam da Olimpíada Brasileira de Neurociências

Vencedor da competição poderá representar o Brasil na França

Eventos

Nadador treinando em piscina olímpica.
Estudantes de Direito do Mackenzie Brasília participam de torneio internacional de natação

Atletas recuperam ritmo forte de treinos para os jogos de Paris 2024  

Nossos Talentos

Mesa presente na Colação de Grau. Foto: Dago Nogueira/NTAI.
Projeto Inclusão Social de Residentes do Sistema Carcerário no Ensino Superior realiza colação de grau

Ação acolhe população carcerária feminina em unidades prisionais de regime semiaberto  

Eventos

Mackenzie abre turma especial para graduação EaD

Alunos que tenham realizado o ENEM nos últimos dois anos poderão participar do processo seletivo

Oportunidade

mãos de crianças
A prática do Acolhimento nos Colégios Mackenzie: uma forma de estabelecer vínculos

Prática atua de forma positiva no desenvolvimento da criança e do adolescente

Colégios

Imagem com fundo amarelo e livros
Trilhas de Aprofundamento na nova arquitetura Curricular do Ensino Médio

Um Ensino Médio mais flexível e com mais liberdade para os alunos focarem nas áreas de interesse

Colégios

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades