Mackenzie Brasília aposta em ensino diferenciado para amenizar os efeitos da pandemia na Educação
06 de abril de 2022 | Colégios Destaque Brasília - Lago Sul
Apostando em uma metodologia dinâmica, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), unidade Brasília promove mudanças na Educação Básica para familiarizar os alunos com a nova (ou velha, para alguns) rotina de aulas presenciais. A proposta é adequar o ensino e tornar mais confortável o ambiente escolar.
Os professores buscam levar para a sala de aula um planejamento moderno que mitigue as consequências da mudança na vida dos estudantes. “Adotamos uma formação ativa que difere muito daquele antigo modelo de estudo”, explica Giuliana Silva, educadora especialista em alfabetização do Ensino Fundamental I.
O corpo docente tem sido capacitado para oferecer uma abordagem multissensorial que preencha as lacunas que possam ter ficado no meio do caminho. Principalmente para as crianças que estão nos seus primeiros anos de alfabetização.
Além disso, os educadores asseguram uma formação baseada em competências que vão muito além do currículo. “Há alguns casos de crianças que ainda não sabem nem como manusear uma tesoura. Tivemos de ensiná-los ou reensiná-los a pegar em lápis”, informa Giuliana.
As tecnologias foram uma “mão na roda” no período em que o ensino precisou acontecer a distância para proteger os jovens. No entanto, isso deixou muitos dependentes das telas de computador ou celulares.
Em uma visita recente à biblioteca do Colégio, a professora questionou um de seus alunos sobre o motivo de ainda não ter reservado nenhuma obra do acervo. Algo que o pequenino respondeu rapidamente dizendo não gostar de livros porque os desenhos não se mexem, como fazem na internet.
“Isto é preocupante. Não podemos mais pensar na educação como era antes da pandemia”, comenta Giuliana. “Estamos apresentando um conteúdo interativo e que se aproxime da realidade em que eles viveram nos últimos dois anos. Trata-se de uma forma de deixar mais divertido o saber do dia a dia”, diz.
Como uma das ferramentas adotadas pelos profissionais, está o método conhecido como gameficação, que consiste na adesão de táticas lúdicas que instiguem os jovens a participar ativamente do percurso educacional. Ganhando destaque na pedagogia moderna, a técnica difere da aprendizagem comum por estimular o interesse do aluno com o uso benéfico das tecnologias digitais.
Formação complementar do Mackenzie
Para complementar o ensino, o CPM Brasília disponibiliza também atividades extracurriculares que incentivem os estudantes a aprimorar suas capacidades em outras áreas além da educação básica. A proposta é preparar os alunos para uma vida acadêmica completa.
Em horário contrário às aulas, os educadores ministram no Grupo de apoio Pedagógico (GAP) conteúdos já repassados na sala de aula. Após uma análise do professor e consentimento dos pais ou responsáveis, alguns estudantes são direcionados para participar das atividades que visam fortalecer o aprendizado.
No campo do esporte são mais de 13 modalidades que trabalham um estilo de vida saudável e recreativo. Os destaques estão nas equipes de natação, ginástica rítmica e saltos ornamentais, que foram premiadas em diversas categorias de competições nacionais.
Além disso, durante todo o percurso acadêmico, o aluno é incentivado a aprimorar o conhecimento linguístico. Em programas que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio, os jovens participam de aulas que promovem o ensino de uma formação bilíngue.
A nova conjuntura do ensino
As consequências da pandemia da covid-19 continuam mesmo com a suavização das medidas de segurança após a vacinação. Os prejuízos são mais sentidos por aqueles que vão estudar presencialmente pela primeira vez. Dados da pesquisa “Educação Não Presencial na Perspectiva dos Estudantes e Suas Famílias” apontam que 76% das crianças em fase de alfabetização vão precisar de reforço.
Segundo as famílias, pelo menos dois em cada três estudantes precisarão de apoio em algum conteúdo. Para 28% dos responsáveis, a prioridade das escolas nos próximos dois anos deve ser justamente a promoção de programas de reforço e recuperação.
O levantamento foi realizado em dezembro de 2021 pelo Datafolha a pedido do Itaú Social, da Fundação Lemann e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contou com a participação, por telefone, de 1.306 pais e responsáveis de 1.850 estudantes em todo o país.
Notícias Relacionadas
Semana de Leitura estimula o interesse pela Literatura
Evento terá troca de livros, encontro com autores, oficinas, contação de histórias, bate-papo com ilustradores e muito mais
Colégios
Mackenzistas de Brasília encenam Via Sacra para comunidade
Evento de celebração à Páscoa reúne alunos, professores e funcionários do Mackenzie para reflexão sobre o mundo
Colégios
Colégio Mackenzie Tamboré recebe Seleção Brasileira Sub-18 em jogo de Basquete
Atleta da Seleção já fez parte do projeto BIS - Basquete com Inclusão Social do Mackenzie
Esportes
Alunos do Colégio Mackenzie São Paulo participam da Olimpíada Brasileira de Neurociências
Vencedor da competição poderá representar o Brasil na França
Eventos
Estímulo artístico desde os primeiros anos da educação infantil desenvolve habilidades sociais e motoras das crianças
Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional promove mostra de painel de 360º pintado por alunos dos anos iniciais
Colégios
No Dia Nacional da Síndrome de Down, Colégio Mackenzie cria conteúdo informativo
Colaboradores, pais e responsáveis por alunos do Colégio Mackenzie terão acesso ao boletim no dia 21 de março
Colégios
Como a tecnologia educacional está presente nos colégios Mackenzie?
Competências desenvolvidas nessa área são fundamentais para a vida dos alunos
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa