
Globo de Ouro: personagem vivida por Fernanda Torres estudou no Mackenzie
06 de janeiro de 2025 | Universidade Destaque
A atriz Fernanda Torres fez história no último domingo, 05 de janeiro, ao ser a primeira atriz brasileira a conquistar o Globo de Ouro, renomada premiação do cinema e televisão dos Estados Unidos, por sua atuação no aclamado filme brasileiro Ainda Estou Aqui. De uma forma bem especial, o Mackenzie faz parte dessa história!
No longa, Torres dá vida a Eunice Paiva, advogada que se tornou símbolo da luta contra a ditadura de 1964 no Brasil, por buscar justiça contra o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, durante este período da história do país. Em duas ocasiões, Eunice Paiva estudou na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Em 1947, ela se formou no curso de Letras e, em 1973, ela retornou à Universidade e se formou em Direito, momento que é, inclusive, retratado no filme.
Depois de se graduar em Direito, já após o desaparecimento do marido, Eunice Paiva se tornou uma das juristas mais empenhadas pelos direitos das vítimas da ditadura militar brasileira, ao buscar reparação pelos crimes cometidos no período. Em 1996, 25 anos após o desaparecimento do marido, ela conseguiu que o Estado brasileiro atestasse a morte de Rubens Paiva, ao emitir a certidão de óbito dele.
Ela também foi uma grande apoiadora da causa indígena, lutando juridicamente contra a violência e a expropriação de territórios dos povos originários.
Além de Eunice, Rubens Paiva também é um antigo mackenzista, formado em Engenharia Civil pela UPM. Ele foi deputado federal e teve o mandato cassado no momento em que o regime militar se instaurou no país, em 1964. Em 1971, foi considerado um desaparecido político, pois foi preso e torturado, mas sua morte só foi confirmada em 1996, quando a esposa obteve a certidão de óbito.
A história de Eunice Paiva e o desaparecimento de Rubens são retratados no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. O longa já levou três milhões de pessoas ao cinema e tem sido bastante elogiado pela crítica e pelos espectadores. Foi indicado ao Globo de Ouro em duas categorias: melhor filme em língua não inglesa e melhor atriz dramática, vencendo nesta última pela atuação de Fernanda Torres. A atriz brasileira desbancou grandes nomes de Hollywood, como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Kate Winslet.
As atenções se voltam agora para o Oscar, com a expectativa de que o filme seja um dos indicados ao prêmio de Melhor Filme Internacional. A lista definitiva dos nomeados será divulgada dia 17 de janeiro.
Notícias Relacionadas

8º Incluir Direito: Inscrições abertas
Projeto voltado para alunos negros, visa capacitação para participar de processos seletivos de programas de estágio
Oportunidade

Artista visual brasileira e professora mackenzista apresenta exposição na França
“Cadernos de Viagem: Monotipias”, de Carolina Vigna, estará aberta a partir de 30 de janeiro e chega ao Brasil em abril de 2025
Acadêmicos

Banco de Leite do Hospital Mackenzie completa 26 anos salvando vidas de bebês prematuros
Prematura nascida em 2010 visitou a instituição para celebrar a importância do leite materno
Hospital Paraná

Inscrições abertas para Processo Seletivo Específico 50+
As vagas são destinadas para estudantes a partir dos 50 anos
Universidade

Não perca a 2ª chamada para Mestrado e Doutorado no Mackenzie
Inscrições para os programas stricto sensu da Universidade vão até o dia 14 de janeiro
Universidade

Mackenzistas marcam presença na formatura da Apple Development Academy
Estudantes apresentaram projetos de aplicativos para representante da gigante do Vale do Sílicio
Pesquisa e Inovação

Mackenzie abre Processo Seletivo para Notas Internacionais
Inscrições para 2025.1 são para os campi Higienópolis, Alphaville e Campinas
Universidade

Escola de Verão Mackenzie 2025: inscrições abertas
Cursos em diversas áreas de atuação acontecem no período de férias no campus Higienópolis
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa