
Artista visual brasileira e professora mackenzista apresenta exposição na França
09 de janeiro de 2025 | Acadêmicos Mundo Nossos Talentos Universidade Destaque
A artista visual e pesquisadora brasileira Carolina Vigna, atualmente realizando seu pós-doutorado na Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris, abrirá a exposição Cadernos de Viagem: Monotipias no dia 30 de janeiro de 2025. A exposição, que ocorrerá na Maison de la Recherche de l'Université Sorbonne Nouvelle, contará com uma conferência inaugural e uma demonstração ao vivo da técnica de monotipia em gelatina. Carolina é professora do Centro de Comunicação e Letras (CCL), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e está empolgada com sua primeira exposição individual fora do Brasil.
Durante a conferência, Carolina Vigna apresentará suas obras, que são criadas a partir de fotografias de viagem retrabalhadas digitalmente e impressas em gelatina com tinta a óleo. Essa técnica, reinterpretada pela artista, explora uma estética da imprecisão, refletindo suas pesquisas sobre a noção de não-pertencimento.
De acordo com ela, a série é fruto do pensamento elaborado em seu pós-doc, a respeito da questão do não-pertencimento e dos não-lugares. A série toda surge de um diálogo com um dos autores estudados, inclusive a francesa Annie Ernaux que, no começo do seu livro “Os Anos”, afirma que todas as imagens irão desaparecer.
“Eu penso que as imagens já desapareceram faz tempo e que, agora, todos os lugares irão desaparecer. Não temos mais nenhuma nitidez nesse dasein (conceito de “ser-no-mundo", desenvolvido pelo filósofo Heidegger) contemporâneo", explica Carolina Vigna.
As obras de pequeno formato evocam páginas arrancadas de um caderno de esboços, criando uma conexão íntima com o espectador.
Desenvolvimento acadêmico
Carolina Vigna, que também é professora na UPM, destaca o apoio da instituição em sua jornada acadêmica e artística. "Sou extremamente grata à minha coordenação, professores Daniela Sacuchi Amereno e Fabio Pereira Espíndola, e à minha direção, professor Rafael Fonseca Santos, que não apenas sempre me apoiaram como fornecem – a todos os professores – toda a estrutura e o acolhimento necessários para o crescimento intelectual, profissional, pedagógico e humano. Tenho imenso orgulho de integrar a equipe", afirma a docente mackenzista.
Após seu período de pós-doutorado, Carolina pretende trazer novas perspectivas e técnicas para seus alunos no Mackenzie. "Uma empreitada de pesquisa como um pós-doutorado sempre nos modifica em alguma instância. A cada dia, acredito mais na interdisciplinaridade e nas conexões que fomentam e estruturam o pensamento contemporâneo. Assim, pelo menos parte do referencial teórico da minha pesquisa acabará transparecendo nas disciplinas que leciono, ainda que indiretamente”, adiciona Vigna.
Técnica e arte
A artista explica que utilizou a monotipia, uma técnica de impressão que gera apenas uma cópia, pois isso permite que não existam cópias idênticas, como no caso das gravuras tradicionais. A monotipia em gelatina utiliza uma superfície gelatinosa como “matriz” da impressão. “A consistência é muito parecida com a gelatina balística. No catálogo digital da exposição, eu coloco a receita que usei”.
Tradicionalmente, a monotipia em gelatina utiliza a tinta acrílica para suas impressões, mas Carolina estava buscando uma impressão mais lenta, com menos precisão, para dialogar com as questões do desaparecimento dos lugares. “Acabei desenvolvendo uma variação da técnica, que utiliza a tinta a óleo”, pontua ela.
A questão do não-pertencimento é central na obra, mas a professora comenta que é difícil precisar “quem veio primeiro”. Segundo ela, mesmo quando não está falando diretamente sobre lugares, como é o caso dessa série, de certa maneira ela ainda dialoga com esse deslocamento, essa estranheza. “Os franceses têm uma palavra maravilhosa, déplacée, que, ao mesmo tempo, pode ser traduzida para deslocado, inapropriado, inconveniente, incorreto, fora de lugar... Acho que meu trabalho artístico sempre é um pouco isso, déplacée”, afirma Vigna.
Exposição em São Paulo
Carolina Vigna também anunciou que a exposição será montada em São Paulo, em 12 de abril. "Na abertura, também farei uma demonstração ao vivo da técnica de monotipia em gelatina. E deixo o convite a todos os mackenzistas e interessados”, destaca.
Em São Paulo, a exposição acontecerá na Galeria VerArte, Rua Barão de Tatuí, 302 - 2º andar, Santa Cecília, São Paulo - SP. A abertura acontece sábado, 12 de abril, às 13h, e a exposição vai até 29 de abril.
Serviço
Cadernos de Viagem: Monotipias
Exposição Paris
Data: de 30 de janeiro a 06 de março
Horário: das 9h às 19h
Local: Maison de la Recherche de l'Université Sorbonne Nouvelle, 4 Rue des Irlandais, 75.005, Paris, França
Entrada: gratuita
Exposição São Paulo
Data: de 12 a 29 de abril
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 17h; sábados das 11h às 14h
Local: Galeria VerArte, Rua Barão de Tatuí, 302 - 2º andar Santa Cecília
Entrada: gratuita
Notícias Relacionadas

8º Incluir Direito: Inscrições abertas
Projeto voltado para alunos negros, visa capacitação para participar de processos seletivos de programas de estágio
Oportunidade

MackGraphe recebe apoio da FAPESP em projeto inédito
Pesquisa será focada em hidrogênio verde e baterias de sódio
Pesquisa e Inovação

Nova diretoria e presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie tomam posse
Cerimônia solene contou com a presença de autoridades mackenzistas, civis e militares
Instituto

Inscrições abertas para Processo Seletivo Específico 50+
As vagas são destinadas para estudantes a partir dos 50 anos
Universidade

Globo de Ouro: personagem vivida por Fernanda Torres estudou no Mackenzie
Eunice Paiva, retratada no filme "Ainda Estou Aqui", fez Direito e Letras na UPM; Rubens Paiva também é formado na instituição
Universidade

Não perca a 2ª chamada para Mestrado e Doutorado no Mackenzie
Inscrições para os programas stricto sensu da Universidade vão até o dia 14 de janeiro
Universidade

Comunicação Intercultural: o que é e como pode ajudar as empresas
Entenda como a Comunicação Intercultural pode agregar ao ambiente corporativo

Mackenzie Alphaville conquista Top 10 no Bloomberg Global Trading Challenge 2024
Instituição foi a única da América Latina entre as 10 melhores do mundo, alcançando a 8ª posição
Nossos Talentos

Como a Comunicação Intercultural auxilia na resolução de conflitos empresariais
Professor João Batista, da UPM, comenta a importância da área nas organizações modernas
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa