
Comunicação Intercultural: o que é e como pode ajudar as empresas
02 de janeiro de 2025 |
A Comunicação Intercultural é todo o processo de troca de informações e ideias entre pessoas de diferentes culturas, levando em consideração as particularidades culturais que influenciam a forma como se comunicam, entendem e interpretam o mundo ao seu redor. O desenvolvimento desta prática se vê cada vez mais importante, principalmente em ambientes coorporativos, nos quais há a exigência de uma boa comunicação, e a compreensão de diferentes gêneros, etnias, línguas etc.
Isso significa considerar que cada cultura traz heranças coletivas – costumes, valores, tradições e formas de se expressar – e, para que não haja conflito, a Comunicação Intercultural auxilia na busca do entendimento dessas diferenças para estabelecer diálogos mais eficazes e respeitosos nas interações interpessoais.
Esta prática vem se tornando fundamental no contexto mundial atual, no qual pessoas de diferentes origens trabalham, colaboram, convivem e compartilham ideias em ambientes cada vez mais diversos. Isso faz com que as empresas tenham de buscar expandir seus horizontes, incentivar a diversidade e capacitar seus colaboradores.
De acordo com o coordenador do Mestrado Profissional em Comunicação Intercultura nas Organizações, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), João Batista, esse conceito vai além da simples coexistência de diferentes culturas no mesmo espaço.
"Não somos iguais, não precisamos ser iguais e não devemos ser iguais. São justamente as nossas diferenças que nos ensinam", afirma o professor Batista.
Ele também destaca que o princípio da interculturalidade é a base para uma comunicação mais efetiva, pois é o processo de transmitir informações com assertividade, independentemente da mensagem.
"A comunicação intercultural, especificamente, compreende os processos de comunicação, sejam eles midiáticos, sejam interpessoais, de transmissão de informação, em que se consideram as diferenças culturais. Essas diferenças são heranças adquiridas de forma coletiva por um grupo, que vivem entre a tensão da manutenção e da mudança. Por isso é tão difícil e necessária a comunicação intercultural", afirma Batista.
Benefícios da boa comunicação intercultural
Para empresas que atuam em mercados estrangeiros, a adoção de práticas interculturais é um diferencial competitivo. A comunicação intercultural facilita a convivência e colaboração entre colaboradores, fornecedores e clientes de diferentes culturas. Essa abordagem não só reduz conflitos e mal-entendidos, como também estimula a criatividade, diversidade de perspectivas e inovação – fatores cruciais para a resolução de problemas e o fortalecimento das marcas.
Além disso, investir nesse tipo de comunicação pode aumentar o engajamento e a retenção de talentos, que sentem suas culturas valorizadas no ambiente corporativo.
"O bem-estar no trabalho e o respeito mútuo resultam em maior eficiência e coesão nas equipes", reforça o coordenador.
Impactos no marketing e posicionamento da marca
O desenvolvimento da Comunicação Intercultural auxilia nas estratégias e campanhas de marketing e na entrada em mercados internacionais. Ao compreender o público com o qual você quer se comunicar, as particularidades culturais, as marcas podem adaptar suas estratégias para dialogar com diferentes públicos.
"Trata-se de uma negociação entre partes que pretendem alcançar um objetivo comum", ressalta o especialista, destacando a relevância de flexibilidade e adaptação nas relações globais.
Como promover a comunicação intercultural
Para incentivar um ambiente de trabalho harmonioso, os líderes das organizações desempenham um papel fundamental, pois eles são os espelhos. O professor João Batista, explica que os líderes e as empresas precisam ser o exemplo, promovendo e apoiando ambientes diversos e com diálogo.
"É preciso que as empresas tenham lideranças diversas e abertas à diversidade. Equipes homogêneas tendem a não promover as relações interculturais, até mesmo por falta de experiência, vivência em ambientes desse tipo. Além disso, as lideranças devem estabelecer canais de comunicação inclusivos, que garantam que todos os membros da equipe tenham liberdade de opinião. Essas ações ajudam a criar um ambiente de trabalho mais harmonioso, onde a colaboração entre membros de diferentes origens culturais é facilitada. Quando as diferenças são respeitadas e promovidas, a equipe tende a ser mais produtiva, criativa e engajada, resultando em um melhor desempenho organizacional", finaliza ele.
Se você acha que está na hora de dar um upgrade na sua carreira, aqui está o caminho para aprimorar sua forma de se comunicar com colaboradores, mercado e consumidores. O Mestrado Profissional em Comunicação Intercultural nas Organizações, ofertado pela UPM está com as inscrições abertas, clique aqui e saiba mais!
Notícias Relacionadas

Artista visual brasileira e professora mackenzista apresenta exposição na França
“Cadernos de Viagem: Monotipias”, de Carolina Vigna, estará aberta a partir de 30 de janeiro e chega ao Brasil em abril de 2025
Acadêmicos

Inscrições abertas para Processo Seletivo Específico 50+
As vagas são destinadas para estudantes a partir dos 50 anos
Universidade

Não perca a 2ª chamada para Mestrado e Doutorado no Mackenzie
Inscrições para os programas stricto sensu da Universidade vão até o dia 14 de janeiro
Universidade

Neurocirurgião do HUEM atua em pesquisa para realizar transplante de olho inteiro
Inovação que pode devolver a visão a pacientes cegos seria realizada pela primeira vez na história da medicina
Hospital Paraná

Confira a 2ª lista de aprovados do Vestibular Mackenzie Alphaville 2025.1
Matrículas devem ser feitas on-line, pelo site do Mackenzie até 16 de janeiro
Universidade

Confira a 2ª lista de aprovados do Vestibular Mackenzie Higienópolis 2025.1
Matrículas devem ser feitas on-line, pelo site do Mackenzie até 14 de janeiro
Universidade

Como a Comunicação Intercultural auxilia na resolução de conflitos empresariais
Professor João Batista, da UPM, comenta a importância da área nas organizações modernas
Atualidades

Parceria entre Reuters e Direito Mackenzie publica melhores Trabalhos de Conclusão de Curso
Os melhores TCC's apresentados em 2023 estarão em e-book
Universidade

Mackenzistas marcam presença na formatura da Apple Development Academy
Estudantes apresentaram projetos de aplicativos para representante da gigante do Vale do Sílicio
Pesquisa e Inovação
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa