Impactos da atividade solar na Terra é tema de pesquisa de mackenzista
10 de fevereiro de 2023 | Pesquisa e Inovação Universidade Destaque
Ao assistir um filme Contato, em que a atriz Jodie Foster interpreta uma astrônoma, a pesquisadora Alessandra Abe Pacini não teve dúvidas: ela queria explorar o espaço. Hoje integrante do Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (National Oceanic and Atmospheric Administration, NOAA) e com uma pesquisa consolidada na área de Clima Espacial, Alessandra Pacini coleciona homenagens e apresenta sua pesquisa no Na Lupa!.
A pesquisadora explica que o clima espacial se trata da influência da atividade solar em altas camadas da atmosfera terrestre e que não tem nenhuma relação direta com as mudanças climáticas. “O impacto maior das explosões solares estão na alta atmosfera, algo de 100 km, e é a parte mais vulnerável ao clima do espaço, então o maior efeito não é no clima terrestre”, explica.
Como efeito prático, as explosões solares tendem a afetar transmissões de satélites e sinais que passam pelas altas camadas da atmosfera, como o sinal de GPS e a conexão de televisão via satélite. Alessandra Pacini explica que os efeitos vão muito além de termos os nossos aplicativos de localização prejudicados.
“Imagina as empresas que fazem agricultura de alta precisão, empresa de óleo e gás, que tem de perfurar exatamente no lugar de extração. Se você tem uma tempestade geomagnética, causada pelo sol, caso você perca a sua resolução, você fura errado, você pode ter perdas financeiras enormes”, afirma a pesquisadora.
De acordo com Pacini, as mudanças climáticas que estão em discussão não se relacionam com a atividade solar, pois o aquecimento global acontece por conta do aumento da camada de gás carbônico na atmosfera terrestre, promovendo um aumento do efeito estufa e, consequentemente, da temperatura terrestre.
Porém, apesar de não terem relação, a pesquisadora afirma que pequenas oscilações na superfície solar podem provocar alguns efeitos no clima terrestre. “Os nossos ciclos orbitais mudam em longos períodos de tempo. Mas existem algumas evidências de que, quando o sol estava em um momento atipicamente calmo, houve uma pequena era glacial na Terrra. Se essas atividades forem em larga escala, podem provocar efeitos climáticos”, aponta.
A pesquisa de Pacini é pautada na análise de dados colhidos por diversos instrumentos, como radiotelescópios e satélites. “No dia a dia, estamos a maior parte do tempo olhando para o computador, trabalhando os dados, fazendo análise estatística e comparando com as teorias vigentes”.
Trajetória
Alessandra Pacini diz que soube que queria estudar astronomia durante o ensino médio, após ver o filme Contato. “Foi ali que eu falei que queria ser astrônoma”. Anos depois, já com uma carreira consolidada, ela teve a oportunidade de conhecer Dil Tatcher, cientista que inspirou a personagem principal do longa-metragem, e que foi interpretada por Julie Foster. “Foi um fechamento de ciclo para mim”.
Quando fez vestibular, Pacini ainda não sabia qual formação deveria fazer para seguir seu sonho. Prestou vestibular na UPM para Física, pensando já em fazer uma pós-graduação. “Quando eu vim fazer a prova, eu me apaixonei pelo campus, pelos tijolinhos vermelhos. Já me senti feliz aqui”, afirma.
Logo em seu primeiro semestre da graduação, em 2000, ela acabou descobrindo o Centro de Radioastronomia e Astrofísica (CRAAM), porém, para realizar qualquer trabalho de iniciação científica, era necessário estar pelo menos no terceiro semestre do curso. Todavia a caloura não se deu por vencida e foi conversar com o pesquisador Jean Pierre Raulin, hoje coordenador do CRAAM, que mostrou para Pacini um vídeo sobre o Sol. “Eu me apaixonei pelo Sol. Eu vi o vídeo e pensei ‘acabou pra mim, é só essa estrela que eu quero estudar’”, aponta.
Convencido pela insistência, Jean Pierre acabou aceitando a caloura e deu início a uma parceria de longa data. Alessandra concluiu a graduação no Mackenzie e iniciou o Mestrado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em colaboração com o CRAAM. Ela continuou o doutorado no INPE, mas em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Desde 2016, ela mora nos Estados Unidos, já trabalhou em parceria com a NASA, e agora está no NOAA.
“O Mackenzie é uma referência para mim, não apenas de ambiente. Eu lembro do impacto que eu senti com respeito à qualidade das salas de aula, dos professores, a questão da pesquisa ser tão séria. O CRAAM é uma referência mundial naquilo que faz”, diz a pesquisadora.
Mulheres na Ciência
Como forma de estimular meninas a seguirem na carreira científica, Alessandra Pacini já escreveu três livros infantis e possui um canal no YouTube. Em todos eles, ela aborda temas como espaço, clima espacial e o Sol. “Estimula uma faixa etária, em que costumamos perder as meninas, ali elas já começam achar ciência coisa de menino, umas questões de estereótipos sociais. Tudo isso ajuda a mantê-las interessadas até que elas possam fazer a decisão lá no Ensino Médio”, aponta.
Pacini acredita ser necessário uma maior participação de mulheres na ciência. “A ciência é uma atividade, primeiro, humana e a gente precisa ter diversos olhares para conseguir abordar os problemas globais que temos tem hoje”, finalizou.
Na Lupa!
Com o objetivo de lançar luz à pesquisa científica desenvolvida na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Na Lupa! é um novo quadro de divulgação científica mackenzista. Com tradição em inovar e empreender, a pesquisa é uma das preocupações da UPM, o que coloca a instituição como uma referência no fazer científico. Toda investigação, apuração e verificação desenvolvida na universidade ganha agora um espaço para divulgação.
Notícias Relacionadas
Mackenzista propõe caminhos para um planejamento urbano sustentável
Tese de doutorado tem como foco a região da sub-bacia Juqueri-Cantareira
Na Lupa
Telescópio do CRAAM na Argentina entra na fase final de testes
Aparelho para medir frequências infravermelhas é usado para análises do sol
Na Lupa
Pesquisa analisa violência doméstica sob a perspectiva da linguística
Tese de Doutorado investiga discursos de vítimas de violência doméstica
Pesquisa e Inovação
Especial Mulheres do Mackenzie
Conheça as histórias inspiradoras das funcionárias que impulsionam o sucesso da Instituição
Atualidades
Membranas filtrantes são construídas em pesquisa do Mackenzie
Nanomaterial pode ser usado para despoluição de água
Pesquisa e Inovação
Ave é fotografada pela primeira vez na região de Barueri
Registro do Inhambu-chintã foi feito na área do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré em projeto que estuda as aves do local
Pesquisa e Inovação
MackPesquisa: editais abertos para projetos e eventos de pesquisa
Inscrições podem ser feitas até 06 de março para Fundo que seleciona e financia os trabalhos com potencial de criação de valor para a instituição e a…
Acadêmicos
Professores da FAU são indicados para compor Conselho Municipal de Habitação
Órgão tem como objetivo acompanhar, controlar e avaliar a política voltada para a habitação na cidade de São Paulo
Universidade
Mackenzie Campinas é homenageado em premiação “Empresa Amiga de Campinas”
Certificado é reconhecimento por Projeto de Extensão Apoio Jurídico Comunitário, ação que presta atendimento e suporte jurídico aos cidadãos
Atualidades
Professor do Mackenzie recebe Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2022
Cristhiano Aguiar foi premiado por "Gótico Nordestino", lançado no começo de 2022, na categoria Contos
Aplicação de caneta para espectrometria de massa identifica e promete prognosticar covid-19
O Projeto é baseado no estudo de pesquisadora brasileira nos Estados Unidos e as novas aplicações serão feitas no Mackenzie
Imagens incríveis do Eclipse Solar feitas pelo CRAAM
Centro de pesquisa do Mackenzie capta belos momentos do fenômeno observado nos céus da América do Sul
Pesquisa e Inovação
Tese do CRAAM confirma anomalia magnética no Atlântico Sul
Doutorando do Mackenzie utilizou dados de antenas localizadas no Havaí, Peru e Atibaia
----- Notícias
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa