Imagens incríveis do Eclipse Solar feitas pelo CRAAM
18 de dezembro de 2020 | Pesquisa e Inovação Universidade Campus Higienópolis Destaque
Na última segunda-feira, 14 de dezembro, os céus da América do Sul foram contemplados com a ocorrência de um eclipse solar, fenômeno que acontece anualmente, mas que é difícil de ser observado. O Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica do Mackenzie (CRAAM) conseguiu, por meio de diversos aparelhos, registrar belas imagens do eclipse.
“O CRAAM conta com um conjunto de instrumentos muito grande que se caracterizam, principalmente, pela originalidade e qualidade. As imagens que enviamos foram obtidas em um comprimento de onda que os olhos (e telescópios ópticos) não registram”, explica o professor e pesquisador do centro, Carlos Guillermo.
Isso foi possível pois, atualmente, existem apenas dois telescópios capazes de observar o Sol nesse comprimento de onda sem ser danificado. Um deles é o Telescópio Solar para Ondas Submilimétricas (SST), que foi construído pelo CRAAM nos anos 90, localizado no Complejo Astronómico El Leoncito (CASLEO), na Argentina. A observação foi comandada remotamente de São Paulo e contou com apoio logístico e técnico do CASLEO e da Sede do CRAAM, localizado no campus Higienópolis.
Com todo esse aparato, foi registrada a passagem da Lua em frente ao Sol, como mostra a sequência de imagens no comprimento de onda de 1,4 mm (frequência 212 GHz). Neste comprimento de onda, o Sol é apenas 10 vezes mais brilhante que a Lua e isso permite observar os dois juntos: o círculo amarelo é o Sol, o fraco círculo azul, a Lua. Imagens na faixa visível do espectro não conseguem captar ambos os astros porque o Astro Rei é 10 bilhões de vezes mais brilhante que a Lua. Assim, a Lua sempre aparece como um disco preto que oculta o Sol.
As imagens feitas são inéditas. “A ocultação que faz a Lua é tão perfeita que permite descobrir estruturas sobre a superfície solar que, mesmo com instrumentos muito sofisticados, não seria possível. No caso específico do SST, além de ter gerado uma sequência de imagens única (nunca vimos antes Sol e Lua juntos e com sua luz própria) estamos analisando os dados à procura de estruturas solares semi-ocultas pela Lua que, nesta faixa de comprimentos de onda, não são facilmente observáveis”, explicou Guillermo.
O fenômeno foi melhor observado na região patagônica chileno-argentina, onde o eclipse foi total. Porém, também foi possível observá-lo em alguns estados brasileiros. Eclipses solares acontecem toda vez que a Lua se interpõe ao Sol, quando observado desde a Terra. Os eclipses totais podem ser vistos numa área estreita da superfície terrestre, que muda de eclipse para eclipse. Então, apesar de haver, em média, dois eclipses solares por ano, o fato de acontecer em lugares muito específicos e diferentes os torna uma fonte de atração turística. Ano que vem, o fenômeno acontecerá na Antártica.
Apesar das restrições causadas pela covid-19, grande número de pessoas se aproximaram dos locais de observação da totalidade do eclipse para desfrutar de um dos maiores espetáculos naturais.
Notícias Relacionadas
Pesquisador do CRAAM é indicado para Academia Científica da Argentina
Mackenzista atribui conquista ao forte vínculo entre o país e o centro de pesquisa
Nossos Talentos
Pesquisa mackenzista propõe novo método para investigar explosões estelares
Artigo foi publicado em importante periódico britânico e busca aplicar cálculo de explosões solares em outros astros do universo
Pesquisa e Inovação
Ave é fotografada pela primeira vez na região de Barueri
Registro do Inhambu-chintã foi feito na área do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré em projeto que estuda as aves do local
Pesquisa e Inovação
Impactos da atividade solar na Terra é tema de pesquisa de mackenzista
Pesquisadora de clima espacial revela importância do Mackenzie em sua formação
Pesquisa e Inovação
Mackenzista é homenageada por embaixada Brasil-EUA
Pesquisadora brasileira recebeu honraria por contribuição ao intercâmbio científico entre os dois países
Nossos Talentos
Inscrições abertas: Vestibular de Medicina na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná
Vestibulandos podem se inscrever até dia 18 de janeiro
Instituto
Professora e alunos mackenzistas lançam livro sobre Direito e Pandemia
Obra reúne diferentes percepções sobre povo, território, soberania e finalidade do Estado brasileiro em meio à pandemia
Covid-19
Viaduto em São Paulo recebe nome de engenheiro mackenzista
Antonio Moliterno foi reconhecido com a denominação por seu trabalho e trajetória
Para Sempre Mackenzista
Pós-graduação voltada para ensino corporativo é lançada pelo Mackenzie
Educação Executiva chega para preparar líderes para o mercado de trabalho
Universidade
Vagas abertas: Universidade Presbiteriana Mackenzie contrata docentes
São 21 vagas para atuação nos cursos de graduação e pós-graduação nos campi Higienópolis e Campinas
Universidade
Inscrições abertas para vagas remanescentes de Doutorado e Mestrado 2021.1º
Ainda dá tempo de começar o novo ano fazendo Pós-Graduação Stricto Sensu no Mackenzie
Universidade
Tese do CRAAM confirma anomalia magnética no Atlântico Sul
Doutorando do Mackenzie utilizou dados de antenas localizadas no Havaí, Peru e Atibaia
----- Notícias
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa