Pesquisa mackenzista propõe novo método para investigar explosões estelares

28 de fevereiro de 2024 | Pesquisa e Inovação Destaque

Há tempos os estudiosos de astronomia buscam entender as explosões solares e os impactos na Terra dessas fortes liberações de energia no astro rei. Para isso, usam intrincados cálculos para medir a quantidade de radiação e energia que foi liberada nessas perturbações. Em outra vertente, os cientistas também buscam compreender explosões parecidas, mas que acontecem em estrelas distantes, que pertencem a sistemas e galáxias mais longínquas. Para isso, usam outros tipos de cálculos. 
 
Um estudo liderado por pesquisadores do Centro de Radioastronomia e Astrofísica do Mackenzie (CRAAM), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), buscou aplicar uma nova fórmula de cálculo para analisar as explosões em estrelas distantes. A ideia é usar a mesma fórmula utilizada para o cálculo de energia liberada nas explosões do sol e aplicar nesse tipo fenômeno, quando acontece em estrelas distantes. 
 
O professor da Escola de Engenharia (EE) e pesquisador do CRAAM, Paulo Simões, foi um dos envolvidos na produção do artigo, que contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Glasgow, do Reino Unido, e foi publicado no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, mantido pela Real Sociedade de Astronomia, da Grã-Bretanha. O professor mackenzista conversou com o Na Lupa sobre a pesquisa.
 
Paulo Simões explica que o modelo de cálculo usado para análise de estrelas se baseia apenas numa observação, como observar uma superfície quente se aquecer até que haja uma mudança na cor. “O modelo que tem sido usado para estrelas, é baseado na ideia de aquecer a fotosfera, ou a “superfície” da estrela. Só que, para chegar ali, precisa atravessar uma camada de alta densidade e os elétrons que carregam a energia não conseguem atravessar”, destaca. Esse modelo é chamado Black Body, ou Teoria do Corpo Negro, a uma temperatura de 10.000 K. 
 
Já nas observações solares, as explosões são analisadas de uma forma mais complexa, que partiria da ideia da recombinação das partículas de hidrogênio como modelo para explicar a radiação liberada. “Você tem os prótons e os elétrons que formam átomos de hidrogênio. Com o aquecimento durante uma explosão, há a ionização do hidrogênio, os elétrons e os prótons se soltam. Mas com a alta densidade do meio, eles tendem a se juntar, o excesso de energia sai como radiação”, explica. 
 
O avanço proposto pelo artigo comprovou que usar esse modelo aplicado de forma simples seria bastante eficaz na análise das explosões estelares, sem prejudicar estudos prévios. A proposta ajuda a melhorar nosso conhecimento da atividade de outras estrelas, e possíveis efeitos na formação ou manutenção das condições para vida em exoplanetas – planetas orbitando outras estrelas. Os estudos solares que pesquisam os efeitos das explosões na Terra acabam pertencendo a outra esfera. “A parte que influencia a nossa alta atmosfera, que afeta a ionosfera, as comunicações e outras questões, está principalmente associada à emissão ultravioleta, que é mais efetiva na parte de absorção lá em cima, na alta atmosfera”, diz. 
 
O professor destaca que o estudo estabelece o Mackenzie como uma importante instituição de pesquisa no cenário científico. “Você tem a visibilidade da Universidade, como um instituto de pesquisa relevante, forte, com capacidade de fazer colaborações internacionais, atrair projetos de pesquisa e também com impacto nos rankings internacionais”, afirma. 
 
A parceria com a Universidade de Glasgow mostra a relevância da UPM no cenário científico, na opinião de Paulo Simões. “É o nome da Universidade aparecendo no mundo, mostrando que tem a pesquisa de ponta”, destaca, sinalizando, ainda, diversas parcerias que o CRAAM possui com entidades nacionais e estrangeiras, na manutenção de pesquisas e de telescópios.
 

Notícias Relacionadas

Pesquisadora do MackGraphe conquista Prêmio Inventor Petrobras

Professora é condecorada por patente de membranas de óxido de grafeno reduzido   

Pesquisa e Inovação

Mackenzista cria algoritmo que acelera simulações computacionais de transporte eletrônico  

Tese de doutorado é fruto de parceria entre a UPM e a University of York (Reino Unido)

Na Lupa

Mackenzista propõe caminhos para um planejamento urbano sustentável

Tese de doutorado tem como foco a região da sub-bacia Juqueri-Cantareira  

Na Lupa

Aula inaugural do Lato Sensu Mackenzie discute ESG

Evento marcou começo das atividades na pós-graduação

Universidade

Pesquisa analisa relação entre valores morais e escolhas políticas

Dados preliminares indicam que experiências familiares e relacionais moldam a visão política de uma pessoa

Na Lupa

Telescópio do CRAAM na Argentina entra na fase final de testes

Aparelho para medir frequências infravermelhas é usado para análises do sol 

Na Lupa

Imagens incríveis do Eclipse Solar feitas pelo CRAAM

Centro de pesquisa do Mackenzie capta belos momentos do fenômeno observado nos céus da América do Sul

Pesquisa e Inovação

sátelite
Tese do CRAAM confirma anomalia magnética no Atlântico Sul

Doutorando do Mackenzie utilizou dados de antenas localizadas no Havaí, Peru e Atibaia

----- Notícias

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades