Insônia: como identificar e tratar o distúrbio

15 de fevereiro de 2024 | Saúde e Bem-Estar Destaque

A insônia, doença caracterizada pela perda do sono frequente é cada vez mais comum. Dados coletados pela Associação Brasileira do Sono (ABS), em 2023, mostram que mais de 73 milhões de brasileiros sofrem com distúrbios do sono, o que representa cerca de 46% da população. Muitas vezes ignorada e tratada como algo “natural” ou não levada a sério, a síndrome pode afetar o funcionamento biológico e até a saúde mental.

Causas

Eduardo Fraga de Almeida Prado, psicólogo psicanalista e professor do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), afirma que as causas precisam ser sempre compreendidas como “multifatoriais”. Segundo explica, geralmente não há apenas um causador para a perda do sono. “Fatores biológicos, orgânicos, sociais e psíquicos podem influenciar para a perda do sono”.

Atualmente, o consenso entre os médicos e especialistas do sono é que tais causas fazem com que o organismo produza uma quantidade inadequada de serotonina, deixando o paciente com níveis hormonais baixos e com maior desgaste diário. “Quando pensamos em doenças que podem influenciar para o agravamento da insônia, dentre eles estão quadros de ansiedade, depressão e dor crônica”, destaca o médico.

Menopausa

Quando se trata de pessoas do gênero feminino, um dos fatores que contribui para quadros de insônia é a menopausa. Durante o período, é extremamente comum mulheres reclamarem sobre a perda do sono. “A insônia tende a afetar cerca de 30% a mais da população feminina. Se pensarmos na menopausa como um período de flutuação hormonal intensa, o aspecto biológico pode influenciar significativamente a qualidade do sono”, afirma o docente. Segundo ainda explica, os incômodos causados pela chegada do climatério podem causar a perda repentina do sono, insuficiência respiratória e suor em excesso, agravando os casos de insônia em mulheres.

Tratamento

No geral, a média de sono indicada para um adulto entre 25 e 64 anos é de 7 a 9 horas. No entanto, a quantidade de sono necessária para cada paciente é relativa - a depender da rotina, hábitos e outros fatores externos.

Para o paciente que suspeita que está com algum distúrbio relacionado ao sono, Prado recomenda o acompanhamento médico e terapêutico. “Psiquiatras, endocrinologistas, ginecologistas, clínicos gerais terapeutas e psicólogos poderão ter uma leitura ampla do caso específico”.

Durante o período de tratamento, de acordo com o especialista, é importante que o paciente evite o consumo de bebidas com cafeína, como café, refrigerantes de cola, energéticos e certos tipos de chá, além de evitar alimentos que contenham grandes quantidades de açúcar e refeições robustas antes de dormir. A prática de exercícios físicos regularmente também é uma aliada a curto e longo prazo para combate da insônia.

Notícias Relacionadas

Alimentação: opções de lanches práticos e saudáveis para o período da tarde

Com a correria do dia a dia e muitos afazeres no trabalho, é normal recorrer a lanches rápidos e pouco saudáveis para saciar a fome. Para ter saúde, é…

Saúde e Bem-Estar

Evento organizado pelo CCBS tem como objetivo discutir futuro mais saudável e sustentável

Em um mundo em constante desenvolvimento, fomentar medidas práticas que beneficiem o bem-estar humano e a sustentabilidade do meio ambiente é um…

Acontece no Mackenzie

Sedentarismo: saiba como evitar e ter uma vida saudável

O sedentarismo é um estilo de vida caracterizado pela falta de atividade física regular. Está presente na vida de milhares de brasileiros, e é um…

Saúde e Bem-Estar

Fit cultural: entenda a importância para o crescimento das empresas e de seus colaboradores

Termo consiste na adaptação e comprometimento dos colaboradores às crenças, atitudes e comportamentos centrais que compõem a cultura de uma empresa

Cá, entre nós

Autoconhecimento: conheça os benefícios para sua vida e carreira

Desenvolver aspecto é fundamental para ter mais confiança, clareza e propósito, além de ajudar a aprimorar os relacionamentos

Cá, entre nós

Como envolver e integrar as diferentes gerações no ambiente de trabalho

Com a chegada do século XXI, as relações de trabalho se tornaram cada vez mais diversas. Com pessoas de todas as idades e vivências, um dos…

Cá, entre nós

Cultura do feedback: fortalecimento do senso de equipe

Retorno sobre desempenho profissional é um caminho para que um time cresça de forma saudável e orgânica

Cá, entre nós

Entenda os benefícios da fisioterapia para saúde e bem-estar

Marilia Rezende, professora e coordenadora da Clínica-Escola de Fisioterapia da UPM, destaca a importância da fisioterapia 

Acontece no Mackenzie

Importância da vacinação: prevenção contra doenças virais

“A vacinação não protege apenas a nós, mas também a comunidade”, afirma João Telles, médico do HUEM

Fala, especialista

A importância do sono para qualidade de vida e produtividade

Uma noite mal dormida é um dos primeiros indícios que a saúde mental precisa de mais atenção. Um estudo publicado em 2022, pela Biblioteca Nacional de…

Cá, entre nós

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades