Importância da vacinação: prevenção contra doenças virais

19 de outubro de 2023 | Fala, especialista Destaque

O Brasil enfrenta um desafio em suas metas de imunização. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do governo brasileiro - criado para garantir à população do país acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) - até dezembro de 2022, o calendário básico infantil ainda não havia atingido a meta de cobertura vacinal. Apesar de a vacinação ser uma das grandes conquistas da medicina moderna, salvando milhões de vidas, anualmente muitas pessoas deixam de se vacinar.

Na imunização de recém-nascidos e crianças, por exemplo, os números são alarmantes quando se trata de vacinas aplicadas após o primeiro ano de vida. A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), a tetraviral (que inclui a primeira dose da varicela, além de sarampo, caxumba e rubéola) e a hepatite apresentaram cobertura vacinal inferior a 50% da população-alvo, em 2022 - a meta estabelecida pelo PNI era de 95%.

Com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos benefícios da imunização, o médico infectologista, João Telles, que atua no Serviço de Controle de Infecção (SCIH) do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), compartilha o sentimento comunitário diante a baixa das vacinas no território brasileiro. “Após a última pandemia, notamos um esgotamento no ânimo da população para adesão vacinal”, afirma.

Ignorar a vacinação não coloca apenas crianças em risco, mas também cria oportunidades para o ressurgimento de doenças erradicadas. “Infelizmente, doenças que frequentemente não tinham tamanha expressão na comunidade, passam a ter uma incidência maior, sendo que o controle desses surtos é muito mais difícil do que a simples adesão ao programa nacional de imunização, que preveniria tal situação”, destaca Telles.

Ato de cidadania

De acordo com a OMS, a cobertura vacinal é importante, pois, a partir desta existe o fenômeno conhecido como imunidade de grupo ou imunidade coletiva, que impede a propagação de doenças infecciosas. “A vacinação não protege apenas a nós, mas também a comunidade. Uma vez que esteja com o calendário vacinal atualizado, você pode servir de barreira para uma transmissão para seus familiares e amigos”, explica o médico.

“Quando as metas do programa nacional de imunização não são alcançadas, aumenta a probabilidade de êxito de um microrganismo causar uma doença mais grave naquela população. Além disso, para doenças que são transmitidas de pessoa para pessoa, aumenta ainda mais a chance de surtos naquela comunidade”, complementa Telles.

Garantir que as crianças estejam atualizadas com o calendário de imunização é fundamental não apenas para a manutenção da saúde e bem-estar pessoal, mas, também, para a saúde coletiva. “Para as crianças é fundamental estar atento para as seguintes vacinas: BCG, hepatite B, rotavírus, tríplice bacteriana, haemophilus influenza, poliomielite, pneumocócica, meningocócica, hepatite A, e tríplice viral”, salienta o infectologista.

As demais idades também estão inclusas neste dever. “Para os adultos, depende de idade e imunossupressão. De forma geral, os adultos precisam estar atentos aos reforços da tríplice bacteriana e tríplice viral. Idosos e populações de risco sempre precisam tomar a vacina anual de gripe, pneumocócica e meningocócica. De forma mais pragmática, as unidades básicas de saúde sempre estão disponíveis para atualização da carteira vacinal”, destaca o médico.

Calendário de vacinação

Anualmente, o Ministério da Saúde promove campanhas de vacinação, como a contra a gripe e outras do calendário de vacinação. Para obter informações, o governo disponibiliza instruções detalhadas no site do Calendário Nacional de Vacinação.

O Mackenzie possui iniciativas anuais de vacinação destinadas aos colaboradores, professores e alunos. Para saber mais, basta ficar atento aos e-mails e comunicados do serviço médico ou entrar em contato pelo ramal 8426.

Notícias Relacionadas

Insônia: como identificar e tratar o distúrbio

A insônia, doença caracterizada pela perda do sono frequente é cada vez mais comum. Dados coletados pela Associação Brasileira do Sono (ABS), em 2023,…

Saúde e Bem-Estar

Novembro Azul: a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Paulo Jaworski, urologista e professor do HUEM, explica a importância do acompanhamento médico na luta contra a doença

Saúde e Bem-Estar

O papel do farmacêutico na sociedade

Sylvia Oguchi, farmacêutica homeopata, destaca a importância do dia 25 de setembro para a população

Acontece no Mackenzie

Obesidade: como vencer?

Doença já afeta um bilhão de pessoas pelo mundo; confira dicas de como superá-la

Saúde e Bem-Estar

Luta contra o tabagismo: ações do Mackenzie buscam diminuir o uso do tabaco

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata 8,3 milhões de pessoas por ano. No Brasil, por dia, são registradas aproximadamente 428…

Saúde e Bem-Estar

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades