Novembro Azul: a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
07 de novembro de 2023 | Saúde e Bem-Estar Destaque
O mês de novembro é marcado pela importância da conscientização dos cuidados com a saúde masculina, dentre eles o câncer de próstata - doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Um homem morre a cada 38 minutos em decorrência das complicações da doença, totalizando 26,8% de todos os óbitos derivados do câncer entre homens do país.
De acordo com Paulo Jaworski, urologista e professor do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), é fundamental a conscientização da enfermidade entre homens adultos. Diferente da grande maioria dos cânceres, a neoplasia na próstata não apresenta sintomas iniciais, e pode apresentar sinais apenas nos últimos estágios, explica o médico. “Por isso, incentivamos as campanhas de conscientização”, afirma. “Quando avançado, o paciente pode sentir vontade de urinar frequente, presença de sangue e dores ao urinar e mal-estar físico”, reitera.
“Fazendo o diagnóstico precoce durante a fase assintomática, nós da equipe médica, podemos dar ao paciente a escolha de como tratar a doença - de forma operatória ou pela radioterapia”, ressalta o urologista.
Prevenção e tratamento
Existem alguns fatores de risco que podem interferir na vida do paciente. Homens afro-descendentes representam 60% de todos os casos no Brasil. Além do tom de pele, indivíduos que possuem um histórico familiar de câncer, principalmente câncer de mama, estão mais suscetíveis a serem vítimas da doença.
Quando se trata da realização de ações preventivas, Jaworski afirma que não existem muitas possibilidades, já que a doença é majoritariamente genética. “Não é como o câncer de pele, que podemos utilizar protetor solar para evitar. É mais complexo”, explica. No entanto, evitar alimentos ultraprocessados, o tabagismo e o sedentarismo são algumas maneiras que tendem a auxiliar em um quadro mais saudável.
A idade média do diagnóstico é, aproximadamente, aos 66 anos. Contudo, é importante relembrar que a idade para iniciar as consultas preventivas é em torno dos 50 anos. “Homens, muitas vezes, não possuem o hábito de ir ao médico com frequência. Por isso, ir ao urologista é o primeiro passo para cuidar da saúde masculina”, diz o médico.
Para muitos, o cuidado com o corpo masculino ainda é um tabu. No entanto, ações preventivas e o acompanhamento médico se mostram necessários muito além da campanha do mês de novembro. “Precisamos trazer a conscientização entre a população masculina”, finaliza Jaworski.
Notícias Relacionadas
Os 7 tipos de cansaço: como descansar da forma correta?
Para cada necessidade, um descanso diferente
Saúde e Bem-Estar
Técnicas para estimular o foco e a atenção plena
Para algumas pessoas, manter a concentração constante em certas tarefas ou situações é um grande desafio. Essa dificuldade agravou-se após a pandemia…
Cá, entre nós
Importância da vacinação: prevenção contra doenças virais
“A vacinação não protege apenas a nós, mas também a comunidade”, afirma João Telles, médico do HUEM
Fala, especialista
Outubro Rosa: prevenção que salva vidas
Dentre os tipos de câncer, este constitui a maior causa de mortes na população feminina no Brasil; precaver é fundamental
Saúde e Bem-Estar
A importância do sono para qualidade de vida e produtividade
Uma noite mal dormida é um dos primeiros indícios que a saúde mental precisa de mais atenção. Um estudo publicado em 2022, pela Biblioteca Nacional de…
Cá, entre nós
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa