Mackenzie é sede da Settimana della Cucina Regionale Italiana
27 de outubro de 2023 | Acontece no Mackenzie Cultura Eventos Gastronomia Mundo Parcerias Saúde e Bem-Estar Universidade Campus Higienópolis Destaque CCBS
Na última quarta-feira, 25 de outubro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio do curso de Gastronomia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), foi sede da Settimana della Cucina Regionale Italiana, um dos maiores festivais de cozinha italiana da cidade de São Paulo, que visa reforçar ingredientes, diversidade e riqueza das raízes culinárias do país.
De acordo com a coordenadora do curso de Gastronomia, Camila Landi, anualmente a Settimana della Cucina Italiana se organiza para que restaurantes pré-selecionados recebam chefs das 20 regiões da Itália, e montem um cardápio específico para apresentar sua região de origem. “É um momento muito importante sediarmos a abertura desse festival. Recebemos o convite da organização do evento e do Consulado italiano. Com certeza é um prazer enorme e um marco para a Gastronomia Mackenzie”, afirmou Landi.
Nesta edição, o Mackenzie recebeu dois grandes chefs italianos: Claudio Rocchi e Paolo Bertholier, que ensinaram a respeito dos Queijos Italianos, com uso de Dois Tipos Diferentes no Preparo de Receitas Clássicas. Na ocasião, os pratos cozinhados foram o Mezze Maniche Alla Gricia, com queijo Pecorino; e o Casarecce Com Asparagi, com queijo Fontina.
Ao longo do evento, o chef Paolo Bertholier contextualizou sobre o processo de produção e a história de ambos os queijos. Segundo ele, como toda receita italiana, o queijo Fontina tem várias versões, sendo a mais popular de 1714, sobre uma família de sobrenome Fontina, a primeira a registrá-lo no Vale de Aosta, uma região do noroeste da Itália que faz fronteira com a França e a Suíça.
“O Pecorino é o queijo mais antigo da Itália. Ele foi feito para ser consumido pelos legionários romanos, e deveria durar muito tempo para suprir a todos eles. Como na região do Lazio não tinham muitas cabras, os romanos pediram cabras a Sardenha. Mas, o povo sardo também começou a produzir o queijo, e pediram o registro DOP. Por isso, existe o Pecorino Romano e o Pecorino Sardo”, explicou Bertholier.
Para o chef Rocchi, esses queijos são tipicamente conhecidos para fazer pratos que cozinhamos hoje. “São ingredientes, de nível elevadíssimos, que não podem faltar nessas receitas. Nós trouxemos os queijos de Roma e do Vale de Aosta, e não são facilmente encontrados, nem na Itália. Poucos ingredientes, e de boa qualidade, é o que faz a excelência de um prato”, detalhou.
Ele ainda compartilhou acreditar que os participantes do evento são pessoas especiais porque já escolheram o que farão no futuro. "Quem, como eu, já está com uma certa idade idade, devemos ajudá-los a realizar seus projetos e, portanto, para ajudá-los também precisamos da matéria-prima de qualidade. De minha parte, é só felicidade estar aqui esta noite", concluiu Bertholier.
Notícias Relacionadas
Mackenzie promove palestra sobre Transformação Digital no setor Logístico
Desvende os segredos da logística no mundo tecnológico
Tecnologia
Aula Inaugural de Gastronomia recebe chefe italiano Salvatore Loi
Especialista é reconhecido por sua simbologia, repertório e identidade
Acontece no Mackenzie
Aula inaugural de Gastronomia recebe Chef do restaurante Mocotó
Evento deu início às comemorações dos 10 anos do curso no Mackenzie
Eventos
Professora italiana lança livro no Mackenzie
Academia Mackenzista de Letras (AML) é patrocinadora da publicação
Atualidades
Queijos de cabra são tema de aula magna
Curso de tecnologia em gastronomia recebe Heloisa Collins
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa