Maio Vermelho: como diagnosticar e tratar a hepatite

20 de maio de 2024 | Fala, especialista Destaque

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ter várias causas: infecciosa, medicamentosa e autoimune. As hepatites causadas por vírus são as mais comuns, e as classificações da doença são: hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no período de 2000 a 2022, foram diagnosticados 750.651 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. Desse total, o maior percentual é de hepatite C (39,8%), seguido de hepatite B (36,9%) e hepatite A (22,5%). A campanha "Maio Vermelho", em dedicação à conscientização do combate à hepatite, promove a prevenção e encoraja as pessoas a se testarem, uma vez que a doença afeta milhões em todo o mundo.

Andrea Rossoni, infectopediatra e professora de Medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), salienta que “a hepatite A, uma hepatite aguda, quando evolui para forma fulminante é uma das mais temidas. Em relação às hepatites crônicas, como a B e C, podem levar à cirrose e ao câncer de fígado. Os primeiros sinais incluem fadiga, dores abdominais, náuseas, vômitos, icterícia (pele amarelada) e colúria (urina escura)”, afirma.

As formas crônicas da doença, podem ter uma apresentação silenciosa, assim muitos não sabem que estão com o vírus, por isso, diagnosticar e tratar a enfermidade é fundamental para prevenir complicações graves e melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados.

Como tratar e se prevenir

O tratamento varia conforme o tipo de hepatite. “A hepatite A geralmente resolve-se sozinha, enquanto B e C podem necessitar de medicação antiviral. A prevenção inclui vacinação, para tipos A e B, além das práticas de higiene rigorosas, e cuidados para evitar a transmissão de sangue ou fluidos corporais contaminados”, explica Rossoni.

Diagnóstico

O diagnóstico de hepatite é realizado por meio de exames de sangue que detectam marcadores virais específicos para cada tipo. Outros testes incluem exames de função hepática, ultrassonografia de abdome e elastografia para avaliar o dano ao fígado.

Grupos suscetíveis

Entre os grupos mais suscetíveis à exposição ao vírus estão usuários de drogas injetáveis, pessoas com múltiplos parceiros sexuais, profissionais da saúde devido à exposição ao sangue e pessoas em áreas com saneamento inadequado, no caso das hepatites A e E.

Brasil

No Brasil, a situação é desafiadora com prevalências significativas de hepatite B e C. “Atualmente, Curitiba está passando por um surto de hepatite A. Nos primeiros meses deste ano, já houve mais casos que o total dos ocorridos nos últimos 10 anos”, enfatiza a infectopediatra. Localizada na região Sul do país, a cidade registrou 150 casos confirmados de hepatite A até abril de 2024, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município. A professora salienta que, “os desafios incluem a necessidade de ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento, especialmente em regiões remotas”, enfatiza.

Notícias Relacionadas

Cuidados para o inverno: aproveite o melhor da estação

Com a chegada do inverno, os dias se tornam mais curtos e as noites mais longas, trazendo temperaturas mais baixas e um clima que convida ao…

Cá, entre nós

Especialista alerta sobre a importância da doação de sangue

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de sangue seja entre 3% e 5% da população, no entanto, no Brasil, os doadores…

Responsabilidade Social

4 dicas para aumentar a imunidade e prevenir doenças

Dra. Wilma de Castro, médica pediatra e homeopata, compartilha dicas essenciais para aumentar a defesa do organismo

Fala, especialista

Vem aí: MackRun 2024, a corrida de rua do Mackenzie!

Evento esportivo celebrará Dia do Mackenzista

O que é a doença de lúpus: como diagnosticar e tratar

Conheça um pouco mais sobre essa doença, de difícil diagnóstico

Saúde e Bem-Estar

Maio Amarelo: como evitar acidentes de trânsito

A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização que tem como objetivo diminuir os acidentes de trânsito. A iniciativa visa…

Saúde e Bem-Estar

Como detectar o câncer de pele: sinais e sintomas que devem ser observados

No Brasil, o câncer de pele é um dos mais comuns na população, representando cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados. De acordo com…

Fala, especialista

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades