Como detectar o câncer de pele: sinais e sintomas que devem ser observados
17 de abril de 2024 | Fala, especialista Destaque
No Brasil, o câncer de pele é um dos mais comuns na população, representando cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados. De acordo com Lincoln Fabrício, dermatologista e coordenador da unidade de Dermatologia e Cosmiatria do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), os dois tipos de câncer de pele mais comuns são o não melanoma e o tipo melanoma. O médico explica que o não melanoma é o mais presente entre as pessoas.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em território brasileiro, o número de casos novos de câncer de pele não melanoma estimados, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 220.490, o que corresponde a um risco estimado de 101,95 por 100 mil habitantes, sendo 101.920 em homens e 118.570 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 96,44 casos novos a cada 100 mil homens e 107,21 a cada 100 mil mulheres.
Já o melanoma, mais grave com risco de vida, o número de casos novos estimados é de 8.980, o que corresponde a um risco de 4,13 por 100 mil habitantes, sendo 4.640 em homens e 4.340 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 4,37 casos novos a cada 100 mil homens e 3,90 a cada 100 mil mulheres.
“As pessoas da região Sul são as que têm mais chances de ter câncer de pele não melanoma. Devido à popularização dos europeus na região, os moradores locais apresentam uma pele clara e mais sensível, como dos poloneses, ucranianos, italianos e alemães, ou seja, têm uma incidência maior em ter problemas de pele relacionados à luz”, explica o especialista.
Um ponto importante para o diagnóstico de qualquer doença é ficar atento aos sinais e observar o seu corpo. “Um dos primeiros sinais do câncer não melanoma é uma ferida na face e que não cicatriza. Essa ferida é uma ‘bolinha’ translúcida com vasos sanguíneos. Já no câncer melanoma é comum identificar uma pinta preta. Pintas que surgiram ou mudaram de aspecto, como simetria, borda, coloração. Ambas as doenças, devem ser analisadas e avaliadas por um especialista”, afirma Fabrício.
Cuidados com a pele
Para evitar o câncer de pele é importante se proteger do sol. De acordo com o especialista, apesar de o sol ser importante, a exposição excessiva é um fator preponderante para o desenvolvimento da doença. “Tem uma frase da Sociedade Brasileira de Dermatologia que é: sol na medida, saúde na certa”, destaca o médico.
Outra forma de se proteger é aplicar protetor solar. "Hoje, os filtros solares têm uma qualidade ótima e proteção duradoura", enfatiza Fabrício. Em dias de praia ou piscina, o ideal é que a pessoa aplique com frequência, principalmente após sair da água. Pessoas que ficam por longos períodos expostos ao sol, devem aplicar de manhã e reforçar na hora do almoço. "Um filtro solar com fator de proteção 30 FPS, após algumas horas, perde o efeito e diminui o número de proteção, portanto, deve ser aplicado em alguns períodos do dia", exemplifica o dermatologista.
Além dessas medidas, alguns itens e cuidados podem ajudar a evitar o câncer de pele, como uso de bonés, chapéus, óculos de sol; roupas com prevenção UV, e vestimentas que cubram a maior parte da pele. Com ações simples e consulta a um médico dermatologista, sempre que desconfiar de algo, ou notar algo diferente no corpo, é possível se prevenir do câncer de pele.
Notícias Relacionadas
Maio Vermelho: como diagnosticar e tratar a hepatite
A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ter várias causas: infecciosa, medicamentosa e autoimune. As hepatites causadas por vírus são as mais…
Fala, especialista
5 passos para manter a pele bonita e saudável
Hábitos simples podem prevenir diversas doenças e malefícios
Saúde e Bem-Estar
Aplicativos para monitorar a saúde e o bem-estar
Ferramentas virtuais auxiliam na prática de exercícios e meditação
Cá, entre nós
Como ter uma alimentação mais saúdavel e adequada
Confira algumas dicas para se alimentar melhor e ter uma melhor rotina alimentar
Fala, especialista
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa