Os perigos do uso rotineiro dos fones de ouvido

24 de janeiro de 2024 | Saúde Saúde e Bem-Estar Instituto Destaque

Nos últimos anos, os fones de ouvido se tornaram um companheiro inseparável das pessoas. Seja para prática esportiva ou simples lazer, o objeto apresenta diversos designs, cores e tipos, que podem melhorar a performance musical. Certamente, os fones de ouvido mudaram completamente a maneira como ouvimos e consumimos músicas.

Entretanto, o uso prolongado dos fones pode apresentar riscos, afinal, ele fica diretamente inserido nos ouvidos, um órgão importante e sensível no corpo humano. Conversamos com o médico e professor de Otorrinolaringologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), dr. José Fernando Polanski, que alertou sobre os perigos do uso frequente de fones de ouvido. 

Contrariando a crença comum, o risco não discrimina idade, mas sim comportamentos. “A possibilidade de lesão está associada a três fatores: o volume ou intensidade, ao tempo de uso diário e a frequência com que isso ocorre”, afirma Polanski. 

O professor ressalta os perigos dos fones pequenos. “Eles ficam diretamente no conduto do ouvido, chamados auriculares ou intra-auriculares, não conseguem esse tipo de vedação. Por isso, o usuário tende a ouvir com uma intensidade maior, aumentando a chance de lesão”.

Existem fones que têm maior segurança: aqueles que envolvem toda orelha, chamados de circumaurais, ou aqueles que ficam sobre a orelha, mas sem envolvê-la totalmente, os supra-auriculares. “Esses fones maiores conseguem, por causa da sua vedação, bloquear os ruídos externos, diminuindo a intensidade do som necessária para se ouvir com nitidez e com isso trazendo mais segurança”, aponta Polanski. 

Mais recentemente, foram lançados modelos de fones com uma tecnologia de cancelamento ativo de ruído (noise cancelling), que também auxiliam na segurança auditiva. “Esses fones têm a função de bloquear os sons externos de forma eletrônica. Assim, os fones mais seguros são aqueles maiores, que envolvem toda a orelha, e que têm tecnologia de cancelamento ativo de ruído”, destaca Polanski.

Entretanto, por mais que estes tipos de fones ajudem, ainda assim podem oferecer danos à saúde auricular se utilizados em volume muito alto.

Como precaução, Polanski propõe uma forma para garantir um uso seguro dos fones de ouvido, utilizando a regra dos 60: o volume com 60% da intensidade máxima do aparelho por no máximo 60 minutos ao dia. “A intensidade do aparelho a 60% do seu máximo é o suficiente para se ouvir com satisfação e clareza o som e a música. 60 minutos seria um tempo de uso considerado seguro”. 

O professor, chama a atenção aos sinais de alerta para alguém que pode estar com audição danificada por conta do uso dos fones de ouvido. “Sensação de ouvido entupido e zumbido, são sinais de alerta para problemas auditivos. Nesses casos, a pessoa deve procurar o atendimento de um médico otorrinolaringologista”, enfatiza.

Notícias Relacionadas

Golpes do PIX: crime em ascensão exige atenção redobrada

Especialista detalha como se proteger e o que fazer caso seja vítima

Atualidades

HUEM participa de reunião em Los Angeles sobre avanços em tratamentos oncológicos

Participação em eventos de caráter internacional reforça o compromisso com a pesquisa e inovação

Hospital Paraná

Hospital Mackenzie ultrapassou 2 milhões de atendimentos em 2023

Marca representa média de quase seis mil atendimentos por dia na instituição

Hospital Paraná

Aluno mackenzista: obtenha o seu Registro Acadêmico e conheça a nova plataforma de acesso

Saiba como gerar seu acesso e navegar nas novas funcionalidades 

Atualidades

HUEM vai ofertar equipamento de última geração para diagnóstico de melanoma pelo SUS

Dermatoscópio digital faz o mapeamento completo para acompanhamento de lesões de pele

Saúde e Bem-Estar

A relação entre saúde e o sucesso acadêmico

Série de webinars tratou de como hábitos saudáveis ajudam nos estudos

Saúde e Bem-Estar

Menina mexendo com experimentos farmacêuticos
I Fórum Multidisciplinar em Saúde

Concepção de Saúde como uma área Multi Transdisciplinar

Eventos

Ação em Saúde MackVIDA – CCBS

Iniciativa oferecerá atendimento gratuito à população

Ética e Cidadania

Alunos do CCBS realizam ações de saúde

No dia 24 de abril, sexta-feira, os alunos e professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) realizam "Ações em Saúde", à partir das…

---- Rank

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades