Palestrante à frente de plateia cheia

“Polícia não pode estar à mercê de ingerências políticas”

29 de agosto de 2019 | Ética e Cidadania Nossos Talentos Para Sempre Mackenzista Universidade Campus Higienópolis Destaque

Durante os trabalhos da Semana do Advogado, de 26 a 30 de agosto, promovida pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior, em parceria com a Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o campus Higienópolis recebeu, no dia 28, quarta-feira, a mackenzista Raquel Kobashi Gallinati, atual presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP) e Delegada de Polícia do Estado de São Paulo desde 2012.

Formada em Direito no Mackenzie, Raquel foi a primeira presidente mulher do SINDPESP, eleita com ampla maioria dos votos, e veio à Universidade para conversar com a nova geração de alunos. Compondo a mesa ao lado dela para falar da carreira de delegado estiveram Gustavo Mesquita Galvão Bueno, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP); Tania Prado, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo e da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (SINDPF e ADPF); e Arnaldo Rocha Junior, diretor de Mobilização, Logística e Assuntos Profissionais da ADPESP.

De acordo com Raquel, o maior desafio na atuação do delegado hoje em dia está na falta de autonomia institucional. “O que nos deixa totalmente vulneráveis a ingerências políticas de todas as formas, sejam econômicas, sociais. A falta de autonomia faz com que uma instituição de Estado, que é a polícia judiciária, tanto civil como federal, fique à mercê das equivocadas políticas de governo”, afirma.

Segundo ela, tais políticas equivocadas podem, muitas vezes, enfraquecer a instituição. “Temos a atribuição legal e constitucional de investigar, independentemente de quem seja e de qual crime tenha praticado, afinal, a lei vale para todos”, destaca Raquel.

A delegada pontua que a partir do momento que aqueles que estão temporariamente no poder tomam a polícia e, de forma manipulada, ardil e dolosa enfraquecem essa instituição, quem ganha é a criminalidade, em detrimento da sociedade, que fica desprotegida.

Em resumo, enfatiza Raquel, “o que falta é um projeto de emenda constitucional que nos dê a autonomia institucional que tem o Ministério Público, o poder Judiciário, a Defensoria Pública. Também temos de ter a nossa autonomia financeira, administrativa e institucional e, dessa forma, estaremos blindados de ingerências que manipulem e deixem a polícia como seu instrumento de impunidade”, complementa.

De volta ao lar

“É uma alegria falar sobre a carreira de delegado durante a Semana do Advogado aqui do Mackenzie. Também sou mackenzista e uma felicidade e nostalgia imensas me acometeram ao entrar aqui novamente”, comenta Raquel, que é formada em Direito pela FDir da UPM.

Ela, que ingressou no Mackenzie em 1994, afirma que sabia, já na época, qual era a carreira que queria seguir. “Tive como orientador Adalberto Camargo Aranha e minha monografia foi sobre delitos e penas, sempre amei Direito Penal”, relembra!

Para Raquel, é uma alegria voltar ao seu lar e poder falar com os mackenzistas, pois ela sente que o Mackenzie é uma família! “Voltar aqui e poder falar para geração que está vindo que vale a pena ser delegada de polícia, apesar de todas as dificuldades que passamos, é uma satisfação imensa”, finaliza ela.

Notícias Relacionadas

Mackenzie lança Centro de Estudos Avançados de Políticas de Integridade e Políticas Públicas em São Paulo

Autoridades públicas marcam presença no evento inaugural

Ética e Cidadania

Mackenzie participa de Workshop sobre policiamento na Tríplice Fronteira

Cooperação entre policiais do Brasil, Argentina e Paraguai foi tema da discussão 

Parcerias

homem e mulher assentados assinando livros
O olhar do Direito sobre Políticas Públicas

Livro lançado pela Editora Mackenzie discute questões de Estado e mercado

Ética e Cidadania

Relação entre Inteligência Artificial e Justiça é tema de debate no Mackenzie

A tecnologia e sua relação com o cotidiano jurídico permeia diversos temas comentados por convidados

Eventos

Faculdade de Direito recebe professora da Escola Internacional da Suíça

Direito contratual é foco de curso no Mackenzie

Mundo

martelo de juiz ao da balança da justiça sobre uma mesa demadeira
Direito do Mackenzie recebe Selo OAB Recomenda

Principal critério de qualidade para ensino jurídico no país reconheceu cursos em São Paulo e Campinas

Atualidades

Direito mackenzista alcança maior número de aprovados na OAB

Tradição e inovação são destaques da qualidade do ensino

Nossos Talentos

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades