Reality shows: por que fazem tanto sucesso?
27 de abril de 2021 | Atualidades Cultura Universidade Campus Campinas Destaque
Por que os realities shows têm tanta audiência? Esses programas televisivos possuem esse nome por serem baseados na “vida real” e movem, a cada dia mais, grandes públicos que assistem e torcem vigorosamente pelos participantes que mais gostam. No Brasil, o primeiro Reality Show a ser exibido na televisão foi o No Limite, em 2000. Desde então, foram diversos programas deste gênero, sempre com temáticas variadas, como música, culinária e outros.
Desde 2020, o Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo, é, possivelmente, o maior exemplo de reality da TV brasileira. O índice de engajamento das torcidas nas redes sociais e os altos níveis de audiência, dignos de jogo de Copa do Mundo, tornaram o programa um fenômeno. Para entender os motivos que fazem os Realities Shows tão assistidos, conversamos com a professora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, Mariana Munis, especialista na área de Marketing.
De acordo com ela, além do entretenimento, o reality show, assim como um produto e serviço, é lançado para satisfazer necessidades e desejos de seu público-alvo e de seus parceiros de negócio envolvidos com o programa.
Munis destaca que o BBB passou por uma mudança de 2019 para 2020. Desde então, o programa bateu recorde de audiência e arrecadação. No ano passado, o programa foi visto por 37 milhões de pessoas por dia e a emissora faturou bem menos com anunciantes fixos, que totalizou R$ 304 milhões. Para esse ano, o reality pretende arrecadar mais de meio bilhão de reais, conseguindo vender, antecipadamente, cotas de anúncios para empresas como Avon, Americanas, Amstel, C&A, McDonald's, Procter & Gamble e Seara. Antes mesmo do BBB21 começar, a Globo já havia arrecadado R$ 470 milhões, com projeção de um faturamento total de R$ 520 milhões.
A professora destaca alguns pontos que justificam a utilização de ferramentas de neurociência durante a exibição do programa e que tornam os realities tão queridos pelos brasileiros. Confira:
Escolha do elenco:
Cada participante é escolhido com base em um arquétipo diferente. O psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung descobriu que existem 12 arquétipos de personalidade que se repetem em todas as culturas. As marcas utilizam esses personagens para compor sua personalidade: o fora da lei, o inocente, o cara comum, o amante/apaixonado, o governante, o bobo da corte, o herói, o mago, o sábio, o explorador, o prestativo e o criador. No momento de escolher o elenco, a Globo avalia a personalidade das pessoas. Além do mais, por serem pessoas com vivências diferentes, os desentendimentos virão mais facilmente.
Storytelling:
De acordo com Mariana Munis, apontando o BBB como exemplo, a Globo narra e edita os acontecimentos, contando-os como boas histórias. Com alguns personagens, pode até utilizar a jornada do herói, técnica de produção de narrativas.
“Percebemos a jornada do herói sendo contada pela participante Juliette, por exemplo: primeiro, a participante do grupo pipoca recebe um chamado para entrar na casa. Ela ganha o favoritismo do público para ficar imune na primeira semana, começa a fazer piadinhas e se afobar e começa a desagradar o público. Depois de um tempo, ela se encontra dentro da casa e se transforma, mostrando-se muito mais forte e contando a história de suas origens. Muitos brasileiros se identificam com a sua garra, com sua origem e até onde chegou”, assinala ela.
Munis ainda complementa que Juliette pode não ter feito isso de propósito, mas conseguiu traçar a jornada do herói em sua trajetória ao longo do BBB.
Boas narrativas, com começo, meio e fim:
A professora explica que o cérebro ama histórias que tenham alguma conclusão e ressalta que o programa sempre faz de tudo para dar continuidade a essa história semanalmente. “Como o BBB dura um pouco mais de três meses, as pessoas se apegam e querem ver até onde o reality show vai. Além do mais, a cada prova, a cada paredão, há uma surpresa diferente”, reforça.
A especialista explica que o BBB trabalha com histórias empolgantes, utilizando algumas técnicas de neuromarketing e tudo é feito para gerar narrativa: desde as provas do líder, anjo, jogo da discórdia, até mesmo na escolha de seu elenco, ao misturar os grupos pipoca (anônimos) e camarote (famosos). Quanto maior a diversidade entre os brothers, maiores são as polêmicas e discussões e, portanto, mais narrativas são geradas.
“Com isso, o programa consegue gerar assunto aos diversos meios de comunicação, além de trazer marcas interessantes para patrociná-lo", conclui.
Provas que possuam mensagem subliminar:
Mariana Munis afirma que a mensagem subliminar não é aquela que aparece sem contexto, mas sim aquela que nos envolve emocionalmente. Segundo a especialista, quando os brothers participam de provas inesquecíveis, as marcas e os patrocinadores ficam em evidência.
Como um exemplo, ela comentou. “Lembro-me da prova da Coca Cola, onde a Karol Conká acabou ganhando: a marca acabou sendo lembrada por vários dias nas redes sociais”.
Redes sociais ajudam:
As redes sociais podem ser um fator para promover o assunto e mantê-lo em alta. A professora mackenzista foi clara e disse que com certeza é um esforço proveniente de “várias mãos”.
“Assim como as mídias sociais do BBB geram assuntos, as mídias dos participantes também, mostrando looks do dia, maquiagem, produtos, vídeos previamente preparados para cada etapa que o participante alcança, engajando torcidas”, afirma.
Além do mais, segundo a professora esses conteúdos também engajam e geram assunto para outras redes sociais, de influenciadores, sites de fofoca, debate de assuntos polêmicos, entre outros.
Notícias Relacionadas
Jornalista e ex-BBB palestra no III Seminário da Consciência Negra do Mackenzie
Tina Calamba falou sobre vozes pretas na comunicação e literatura
Comportamento
“Rica Vírus”: corrida estética sem limite
Professora mackenzista analisa intervenções cirúrgicas relacionadas a Reality Shows
Saúde
Dia da Televisão: qual o impacto com a chegada do streaming?
Especialistas acreditam que as plataformas de streaming não substituirão a TV
Cotidiano
Humans of Mackenzie: “a fotografia é uma terapia”
Conheça o jornalista e fotógrafo Fernando Pereira, professor do Centro de Comunicação e Letras
Cultura
Design de mobiliário da arquiteta Lina Bo Bardi é tema de exposição no Centro Histórico e Cultural Mackenzie
Exposição faz parte do projeto do arquiteto Bruno Dias
Cultura
Como fica a saúde mental dos participantes de um reality show?
Confira o bate-papo com o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Atualidades
Lançamento do Mackenzie Carreiras: nova plataforma integra empresas e alunos
Evento on-line ocorre em 05 de maio e apresenta ferramenta que também oferece informações sobre carreira e auxílio documental
Atualidades
Lançamento do Clube do Livro Empreendedor recebe Janguiê Diniz
Evento on-line em 12 de maio acontece a partir das 18h
Atualidades
Evento discute finalidades educativas escolares e finalidades formativas de professores
Colóquio do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade recebe profissionais renomadas da área da Educação
Eventos
MackVIDA oferecerá palestra sobre transtornos alimentares
Evento acontecerá de forma remota e será gratuito
Atualidades
Mackenzie promove webinar sobre aprendizados de empreendedorismo
Evento on-line mostrará lições que CEO de aceleradora de startups adquiriu ao longo da carreira
Eventos
Operações aeroportuárias e o setor da engenharia são temas de palestra do Mackenzie Campinas
Evento contará com a presença de vice-presidente da GOL e abordará a importância da infraestrutura aeroportuária para o Brasil
Eventos
Programas de Bolsas de Extensão estão com inscrições abertas
Benefícios serão concedidos aos projetos que atendam à comunidade
Acadêmicos
Mackenzie lança coleção que celebra seus 150 anos e a cidade de São Paulo
Evento foi transmitido pelo YouTube e contou com a participação do reverendo Roberto Brasileiro e outras autoridades mackenzistas
Cultura
Os melhores realities de Gastronomia da TV aberta
Masterchef Brasil e Pesadelo na Cozinha fazem parte da lista feita pelo professor Arnaldo Lorençato
Gastronomia
Os sete momentos mais memoráveis dos 70 anos da TV Brasileira
Selecionamos alguns vídeos que marcaram a história da “telinha”
Atualidades
70 anos de olho na telinha
Televisão brasileira completa sete décadas e mostra poder de adaptação
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa