Humans of Mackenzie: “a fotografia é uma terapia”

06 de janeiro de 2022 | Cultura Universidade Campus Higienópolis Destaque

Fernando Pereira, professor do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), despertou o interesse pela fotografia ainda criança. Ele observava seu pai, que era amante dessa arte, e com isso foi entendendo mais sobre sua verdadeira paixão. As revistas 4 Rodas e Realidade praticamente o ensinaram a ler. Com isso, não nasceu só seu entusiasmo pela fotografia, mas também pelo jornalismo.

“Um dia eu vi uma foto, na revista Realidade, de uma menininha na Guerra do Vietnã. Olhei para o meu pai e falei: ‘eu vou ser fotógrafo’, porque aquela foto me impactou. A partir desse dia, persegui essa minha vontade de ser fotógrafo e jornalista, ao mesmo tempo”, recorda, referindo-se à foto histórica do fotógrafo Nick Ut, da Associated Press.

Aos 16 anos, Pereira começou a fazer ensino técnico em publicidade, pois era a área mais próxima do que ele realmente almejava. Com esse primeiro contato, a paixão pela fotografia cresceu ainda mais. Ao entrar na faculdade de Jornalismo, seu pai o presenteou com seu primeiro equipamento fotográfico e, desde então, Pereira segue fazendo o que ama: fotografar.

Fernando Pereira se considera uma pessoa cíclica e conta que há momentos em que prefere fotografar coisas específicas. “Tem época que eu gosto de fotografar só gente, outras que prefiro fotografar a cidade, ruas e, ultimamente, tenho gostado de fotografar pássaros. Vou para o mato e fico horas e horas fotografando as aves”.

Sua vida como professor mackenzista

Há quase 13 anos, Fernando Pereira iniciou sua vida mackenzista. Essa jornada começou com convites para participar de bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Foi a partir desses momentos que o jornalista se encantou pela Universidade.  

O professor ainda destaca que um dos seus lugares preferidos no Mackenzie para fotografar é o bosque do campus Higienópolis. Ele relembra uma aula de fotografia em que deu aos alunos a tarefa de fotografar pássaros no local e os alunos trouxeram fotos de pombas.

"Eu falei ‘gente, tem tanto passarinho bonito aqui no Mackenzie’. Um dia fotografei 12 espécies diferentes aqui dentro. Tem muita coisa legal, o problema é que as pessoas não param para olhar”, relatou.

Pereira revela que gosta de pegar instantes diferentes dentro do Mackenzie. Ele exemplifica que possui fotos em diversos lugares: em frente ao Borges; de cima do último andar do prédio 45; de palestras nos auditórios; fotos com os alunos em aula e outras. 

Ao iniciar seu trabalho aqui, ele começou a dar aula de rádio, que é sua outra paixão no curso de Jornalismo. Ele também já deu aulas de fotografia, fotojornalismo, design gráfico, assessoria de comunicação, jornalismo cultural, cultura brasileira e jornalismo empresarial. 

“Eu adoro isso aqui, tanto que saí da outra universidade e fiquei só com o Mackenzie. Nunca trabalhei num lugar tão legal na minha vida como o CCL, e olha que eu tenho 40 anos de jornalismo. Trabalhei em grandes empresas, mas aqui no Mackenzie é fora de série, eu sou apaixonado”, confessou. 

A fotografia para iniciantes 

Para os iniciantes que também têm desejo de aprender mais sobre fotografia, o professor da disciplina deixou a dica: “A melhor forma de aprender é vendo quadros dos grandes mestres da pintura. Além de poder ir ao museu, hoje a gente tem a internet e você pode “ir” ao Louvre a hora que você quiser. Então, tente procurar obras de grandes mestres”, mencionou.

Além disso, ele frisa que, ao observar as obras de arte, é importante entender a mensagem passada por meio das pinceladas. E, ao fotografar, é preciso estudar a foto tirada e treinar a partir dela. Nomes de fotógrafos como Cartier Bresson, Sebastião Salgado e Evandro Teixeira são citados por Pereira como opções para serem acompanhados pelos iniciantes.

“Fotografou? Estude e veja como ficou. Se não ficou bom, faça de novo. Estude os enquadramentos, os mestres da pintura são fundamentais para isso”, aconselhou. 

Fernando Pereira concorda que a fotografia pode ser terapêutica. Durante o confinamento causado pela pandemia de covid-19, ele orientou os mackenzistas a fotografar paisagens domésticas, transformando sua casa em paisagens interessantes. “Por exemplo, é você olhar o fogão com outros olhos. Eu recebi retorno de gente dizendo que gostou (da ideia), e eles me mandam foto até hoje. Então, a fotografia é, sim, uma terapia”, finalizou.

Confira abaixo algumas fotos tiradas pelo professor e jornalista, Fernando Pereira: 

 

Notícias Relacionadas

Curso de Jornalismo do Mackenzie conquista cinco prêmios no Expocom Sudeste

Premiação ocorreu em 3 de junho na Universidade Federal Fluminense

Nossos Talentos

Termômetro Oscar 2023: confira as apostas para a premiação

Cerimônia acontecerá em Los Angeles, Califórnia

Atualidades

Nomes do Jornalismo Esportivo palestram sobre Copa do Mundo

Papel da imprensa e a paixão brasileira pelo futebol também foram assuntos do Fórum organizado pela Pós-Graduação em Entretenimento e Mídia

Esportes

Imagem de um prédio
Mackenzistas participam da série “Insight” do GloboPlay

Partes do documentário foram gravadas no Mackenzie, campus Higienópolis  

Atualidades

Banner sobre o guia do Mackenzista
Guia Prático do Mackenzista: tudo que o calouro precisa saber para curtir a universidade

Selecionamos algumas dicas essenciais para todo estudante do Mackenzie   

Atualidades

Universidade Presbiteriana Mackenzie é a instituição que mais aprova estudantes no exame da OAB

Faculdade de Direito estimula todos alunos a realizarem prova e apresenta os melhores números absolutos

Universidade

Médico do HUEM ajuda criança do RJ a recuperar movimentos da mão e do braço

Menino teve uma complicação no parto e perdeu movimentos do lado esquerdo no ombro, braço e mão.

Saúde e Bem-Estar

Curso de extensão discute Direito Animal no Mackenzie

Formação lançará olhar sobre questões jurídicas envolvendo pets e animais silvestres

Atualidades

A foto mostra um prédio do campus Higienópolis, com tijolos e detalhes em preto. Uma árvore está do lado direito da foto.
Conheça as premiações recebidas pela Universidade Mackenzie

Conheça alguns dos prêmios obtidos pela instituição, que está com processos seletivos abertos 

Universidade

Imagem mostra uma cesta de basquete com um homem jogando a bola em direção a ela.
Basquete: o esporte importado pelo Mackenzie

Modalidade foi trazida para o país por professor mackenzista  

Esportes

Na imagem a mão de uma pessoa segura um controle branco, mirando diretamente para TV. Somente o controle está focado.
Reality shows: por que fazem tanto sucesso?

Ferramentas da neurociência explicam pontos que fazem as pessoas se interessarem pelos programas televisivos

Atualidades

Na imagem de capa, ao lado direito está um prédio histórico do Mackenzie e ao lado esquerdo está escrito 7 curiosidades sobre a nossa universidade. A imagem é um arte, com cores cinza, preta, branco e vermelho.
7 curiosidades sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

Em comemoração ao aniversário de 69 anos da Universidade, separamos uma lista com alguns fatos que todo Mackenzista deve saber!  

Cultura

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades