Universidade Presbiteriana Mackenzie é a instituição que mais aprova estudantes no exame da OAB
19 de janeiro de 2022 | Universidade Destaque
A Universidade Presbiteriana Mackenzie é a instituição de ensino superior em São Paulo com o maior número absoluto de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os bons resultados ao longo das últimas provas são reflexos da qualidade e comprometimento do ensino da Faculdade de Direito (FDir) em formar advogados e juristas de alta capacidade profissional.
“O papel da universidade é formar alunos com capacidade de analisar e resolver os diversos problemas e as questões necessárias em suas diversas áreas de atuação. Na FDir, preparamos os alunos para os exames da OAB, para os diversos concursos públicos, para a docência, sempre com os melhores resultados dentre as faculdades de Direito do país”, comenta o diretor da FDir, Gianpaolo Smanio.
Ser aprovado no exame da OAB significa obter a credencial necessária para exercer a advocacia no Brasil. Sem a aprovação na OAB, não é possível realizar qualquer função ou atividade jurídica, nem mesmo a prestação de concursos públicos, pois até esses exigem pelo menos três anos de desenvolvimento de atividades jurídicas, como é o caso da Magistratura, Defensoria e Ministério Público.
De acordo com o coordenador do curso de Direito da UPM, Everton Luiz Zanella, o alto número de aprovação mackenzista se deve à qualidade do ensino mackenzista. “O nosso curso de Direito é seguramente um dos melhores do Brasil. Temos uma universidade muito bem estruturada, temos um corpo docente muitíssimo bem qualificado, contamos com excelente estrutura de estudo, além de uma ótima integração entre teoria e prática”, afirma o professor apontando diversos projetos, clínicas e laboratórios, que fornecem amparo acadêmico para os estudantes.
Nos últimos anos, o número de aprovação da UPM no exame da OAB tem se mantido acima da média das demais instituições de ensino brasileiras. Em 2017, foram 963 estudantes; em 2018, 771 alunos; em 2019, o número foi de 948 estudantes; e em 2020, foram 316 estudantes. No período, a média de aprovação foi de 51%, enquanto em 2021, a média foi de 40%. Em números absolutos, ou seja, na quantidade total de estudantes, o Mackenzie é a instituição que mais aprova no exame de ordem.
Tais números são alcançados graças a metódos inovadores na preparação dos alunos para a realização da prova. “Especificamente para os exames da OAB, a FDir desenvolveu, em parceria com empresas, um material pedagógico em formato de microlearning que aumenta a performance dos alunos, sem descuidar das atividades acadêmicas gerais”, aponta o diretor Smanio.
Já o coordenador do curso, Everton Zanella, ressalta a importância de se preparar todos os estudantes para realizarem a prova. “Todas as disciplinas que são cobradas na OAB integram nossa grade curricular. Um aluno que complete seus estudos na nossa faculdade tem amplas condições de aprovação”, finaliza.
Notícias Relacionadas
Mackenzie realiza recepção aos pais dos calouros de 2022
Evento apresenta a estrutura da Universidade aos responsáveis dos novos mackenzistas
Eventos
Mackenzistas conquistam 2º lugar no Prêmio Adriana Adam de Design
Com projeto Luminária Auris, estudantes se destacam na 1ª edição da premiação
Nossos Talentos
Novos propósitos do direito da moda é tema de webinar
Pensar o processo de criação na moda ajuda a compreender os seres humanos e a sociedade
Universidade
Médico do HUEM ajuda criança do RJ a recuperar movimentos da mão e do braço
Menino teve uma complicação no parto e perdeu movimentos do lado esquerdo no ombro, braço e mão.
Saúde e Bem-Estar
FAU Mackenzie recebe prêmios em dois concursos importantes do país
Premiações destacam a excelência do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade
Atualidades
Curso de extensão discute Direito Animal no Mackenzie
Formação lançará olhar sobre questões jurídicas envolvendo pets e animais silvestres
Atualidades
Humans of Mackenzie: “a fotografia é uma terapia”
Conheça o jornalista e fotógrafo Fernando Pereira, professor do Centro de Comunicação e Letras
Cultura
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa