TDAH: O que é e como influencia na aprendizagem escolar
17 de fevereiro de 2020 | Acadêmicos Colégios Destaque Universidade
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é definido, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, como transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que surge na infância e, frequentemente, acompanha o indivíduo durante sua vida.
Ele é compreendido, atualmente, como um transtorno que compromete principalmente as “funções cerebrais executivas, responsáveis pela elaboração de raciocínio abstrato, planejamento e organização de tarefas, memória operacional, resolução de problemas, inibição e auto monitoramento de comportamentos, ou seja, processos fundamentais para a aprendizagem”, explica Regiane Pereira, fonoaudióloga da Educação Básica do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Higienópolis.
“Essas funções podem estar comprometidas de formas e intensidades diferentes em cada indivíduo, o que muitas vezes, dificulta a avaliação e o diagnóstico”, pontua ela.
De acordo com Luiz Renato Carreiro, professor adjunto do programa de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), durante a infância, o TDAH pode se manifestar de diferentes formas, apresentando sintomas como desatenção ou impulsividade, sendo possível existir uma combinação de ambos, com níveis de gravidade que podem variar entre leve, moderado ou grave. A classificação da gravidade é verificada pela quantidade de prejuízos funcionais que a pessoa sofre, já que estes mostram os impactos do transtorno em suas atividades diárias.
“A desatenção pode ser representada por comportamentos que demonstram dificuldade de manter foco, desorganização, fácil distração, divagação e falta de persistência, enquanto a hiperatividade/impulsividade podem ser representadas por alto nível de atividade motora, inquietude extrema, ações e decisões precipitadas ou intromissão social”, explica o professor.
No ambiente escolar
Como o TDAH é um transtorno que afeta o comportamento da criança e sua capacidade para aprendizagem, a escola precisa assumir papel de organizar os processos de ensino de maneira que favoreça o processo de aprendizagem do aluno.
“É fundamental que o professor conheça as dificuldades do transtorno e utilize estratégias de manejo comportamental que beneficie este aluno em sala de aula”, pontua a professora.
Algumas atitudes são essenciais nesse processo, como identificar os talentos que o aluno possui; estabelecer rotina e organização (que são elementos fundamentais para o desenvolvimento); diminuir os estímulos distratores em sala de aula e “estabelecer contato visual com o aluno, possibilitando uma maior sustentação da atenção, entre outros recursos”, indica Regiane.
Ainda segundo a fonoaudióloga, a possibilidade de identificar precocemente os sintomas e encaminhar o aluno para avaliação médica, “transforma o professor e toda a equipe técnica do colégio em peças fundamentais no processo de diagnóstico e no tratamento do TDAH”, assinala a professora.
É importante lembrar que, conforme relata Carreiro, o rendimento escolar pode ser afetado não por uma dificuldade do aluno em compreender as informações ou conteúdos, mas pela sua dificuldade em se manter atento às explicações e atividades escolares, por isso o professor muitas vezes é chamado a reorganizar sua prática para garantir a atenção desse aluno por mais tempo, evitando prejuízos em seu aprendizado.
O papel da família
Os pais e/ou responsáveis precisam procurar informações sobre o transtorno, seja por meio de livros, cursos, vídeos, de forma a assegurar que o diagnóstico e tratamento do seu filho sejam realizados por profissionais especialistas, que realmente entendem do assunto. “Vale lembrar que os pais devem ser pacientes e persistentes para enfrentarem com segurança os possíveis desafios”, afirma Regiane.
Para o professor da pós, a família também precisa buscar por uma equipe interdisciplinar com avaliação clínica médica, de preferência neuropediátrica ou psiquiátrica, com foco na infância e adolescência, junto a avaliações neuropsicológicas e comportamentais para compreender a expressão das dificuldades em diferentes ambientes da criança.
Com base no livro “distúrbios de desenvolvimento: estudos interdisciplinares”, de autoria de Cibelle Albuquerque, Decio Brunoni e Paulo Sérgio Boggio, o professor Carreira reitera a necessidade do uso de algumas práticas que podem auxiliar na orientação de filhos com TDAH, tais como: usar o timers, relógios ou dispositivos que mostrem o tempo para a realização de uma tarefa, passar informações importantes utilizando lembretes em locais estratégicos, negociar e explicar em vez de impor, dentre outros.
“Deve-se ter um acompanhamento familiar próximo da criança e da escola para auxiliá-la na execução de suas atividades. Crianças com TDAH, justamente por apresentarem dificuldades na autorregulação, dependem mais do feedback externo dos pais para regularem seus comportamentos que crianças da mesma idade sem o transtorno”, aponta ele.
Para Regiane, ensinar é uma tarefa que impõe desafios diários e variados para o educador. “Ensinar uma criança com TDAH é ainda mais desafiador, pois cada criança é única. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado com medicações eficazes, somados às estratégias de manejo comportamental e o acompanhamento especializado, contribuem significativamente para o êxito no processo de aprendizagem do aluno”, finaliza Regiane.
Notícias Relacionadas
Decifrando o Transtorno Narcisista: Entre grandiosidade e vazio interior
Especialista em Psicologia do Mackenzie analisa causas, características e tratamento do TPN
Comportamento
Irmãos mackenzistas ganham prêmios em competição de Artes nos Estados Unidos
Família Rédua se destaca em produção de vídeo e artes visuais em disputa da Universidade de Yale
Nossos Talentos
Alunos do Colégio Mackenzie São Paulo participam de evento de boas-vindas
Ação teve como intuito a integração dos alunos ao período letivo
Colégios
Ação de volta às aulas no Colégio Instituto Cristão de Castro
Competição de futsal marcou início de um novo ano letivo
Esportes
Alunos do Colégio Mackenzie em Palmas voltam às aulas de forma especial
Ações de retorno ao período letivo promovem bem-estar entre os estudantes
Colégios
Novo site celebra 150 anos do Mackenzie
Página possui conteúdos comemorativos e informações sobre eventos e festividades
Destaque
Bibliotecas no Colégio Mackenzie são diferenciais na formação de crianças e adolescentes
Espaços incentivam leitura, pesquisa e preparam o aluno para exercício da cidadania
Colégios
Baixa visão: como identificar nas crianças
Problemas na visão podem causar prejuízos na aprendizagem e na socialização
Atualidades
Bullying: o que é e como combater
Entenda como esse tipo de agressão afeta o psicológico de crianças e adolescentes
Saúde e Bem-Estar
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa