Baixa visão: como identificar nas crianças
13 de janeiro de 2020 | Atualidades Saúde e Bem-Estar Colégios Destaque
Aproximadamente 20% das crianças brasileiras possuem alguma alteração na visão, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Para garantir o aproveitamento das crianças no ambiente escolar, é necessário estar atento a possíveis indícios e levar os pequenos ao médico dos olhos com frequência.
A baixa visão pode ser resultado de fatores genéticos e as principais causas nas crianças em idade escolar são hipermetropia, astigmatismo e miopia, conhecidas como erros de refração, além do estrabismo e da ambliopia. Infecções durante a gravidez, sarampo e meningite também podem gerar consequências para a visão.
Segundo a médica Débora Thais Cezar, do ambulatório do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), unidade Tamboré, pais e professores podem identificar problemas de visão nas crianças através da observação, sendo uma das melhores formas de identificar se há algo errado.
“Se a criança está com o olhar distraído e pouco foco, já é um indício”, pontua a médica.
Ainda de acordo com Débora, a aproximação exagerada da lousa ou televisão e dificuldade em enxergar letras, figuras ou escrever também podem ser sinais. Também é necessário verificar se existem alterações nos olhos, como lacrimejamento excessivo, vermelhidão ou pupilas esbranquiçadas. Ao identificar alguma alteração, é recomendável procurar um médico oftalmopediatra.
A partir do nascimento, a criança deve ser submetida a primeira avaliação oftalmológica, conhecida como Teste do Olhinho, realizada pelo neonatologista. Até o dois anos de idade, consultas e exames completos devem ser feitos a cada seis meses e anualmente até os nove anos. Dessa forma, é possível evitar, minimizar ou tratar problemas visuais.
Débora comenta ainda que o uso, em grande quantidade, de aparelhos eletrônicos aumentam as disfunções de visão, porque a luz emitida pelos celulares, computadores e tablets ocasiona danos à retina. Com essa nova condição, alguns cuidados são necessários. A médica orienta olhar com a maior distância possível para as telas, e os celulares devem estar no mínimo a 40 centímetros; reduzir o brilho dos aparelhos; focar o olhar para uma longa distância durante três minutos; utilizar toalha morna da região dos olhos para estimular a secreção de lágrimas.
Notícias Relacionadas
Ensino Remoto nas escolas: o que é necessário saber?
Sistema de Ensino Híbrido deverá ser utilizado amplamente e o Colégio Presbiteriano Mackenzie se adapta a essa nova realidade
Covid-19
Alunos do Colégio Mackenzie São Paulo participam de evento de boas-vindas
Ação teve como intuito a integração dos alunos ao período letivo
Colégios
Ação especial de volta às aulas em Tamboré
Brincadeiras e atividades lúdicas marcam o primeiro dia do ano letivo
Colégios
Alunos do Colégio Mackenzie em Palmas voltam às aulas de forma especial
Ações de retorno ao período letivo promovem bem-estar entre os estudantes
Colégios
TDAH: O que é e como influencia na aprendizagem escolar
Entenda como o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade afeta jovens e adolescentes
Acadêmicos
Bibliotecas no Colégio Mackenzie são diferenciais na formação de crianças e adolescentes
Espaços incentivam leitura, pesquisa e preparam o aluno para exercício da cidadania
Colégios
Bullying: o que é e como combater
Entenda como esse tipo de agressão afeta o psicológico de crianças e adolescentes
Saúde e Bem-Estar
Crianças também sofrem com ansiedade
Problema cada vez mais comum entre adultos se manifesta de formas diferentes entre os pequenos
Responsabilidade Social
Escola e Família: impacto da tecnologia na transformação de vidas
Evento proporciona reflexão sobre questões contemporâneas na educação a pais, educadores e interessados em geral
Atualidades
Crianças devem ser vacinadas contra gripe
Mesmo no fim do inverno, pais devem ficar atentos com a saúde dos pequenos
Saúde e Bem-Estar
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa