Chancelaria amplia atendimento digital com o lançamento de um super APP, entre outros recursos de interação com o público-alvo.
A educação e a saúde são duas áreas importantes para o bem-estar e o desenvolvimento dos seres humanos, sobretudo neste século XXI, que já começou com grandes desafios globais, dos quais destaca-se a pandemia de covid-19. E esse desenvolvimento vai além dos limites das salas de aula, auditórios, laboratórios, ambulatórios e salas de cirurgia, onde educadores e profissionais de saúde dedicados oferecem conhecimentos e cuidados importantíssimos para a sociedade.
Na perspectiva da cosmovisão cristã, o Mackenzie, por ser uma instituição confessional desde sua origem em 1870, entende que há questões que transcendem e exigem soluções também nas dimensões espiritual, emocional, afetiva, social e relacional. As respostas para suprir as necessidades dessa formação plena dos indivíduos podem ser encontradas nas Capelanias do Mackenzie, uma das áreas de atuação da Chancelaria, ao lado da representação institucional e da preservação da identidade institucional, memória e cultura mackenzista.
Ampliando esse serviço de Capelania, que já vem sendo prestado presencialmente pelos capelães em todas as unidades de educação e saúde do Mackenzie, a Chancelaria está se preparando para lançar a Capelania Virtual Cooperativa (CVC).
O chanceler Rev. Dr. Robinson Grangeiro concebeu esse programa com base em sua tese de doutoramento no programa de Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde defendeu a tese “A Educação Superior e os novos ambientes e redes digitais de formação de valores e expressão da confessionalidade”.
Para ele, “a CVC vem para complementar o exercício efetivo de acolhimento, formação de valores e expressão da confessionalidade, integrada à cultura da presencialidade e ao exercício formal de Capelania, assumindo-se como uma iniciativa inovadora de servir à sociedade”.
A partir daí, um intenso programa de desenvolvimento do escopo do projeto e de capacitação e desenvolvimento de competências de toda a equipe da Capelania (capelães, assistentes de capelania e auxiliares administrativos) tem sido feito nos últimos três meses, culminando com o lançamento do aplicativo da Capelania Mackenzie e de uma integração dos espaços de todas as unidades do Mackenzie no Brasil, embasado em uma interação em tempo real de toda a comunidade mackenzista com os capelães.
Nesse período de transformação digital e remota das relações sociais, de produção, de conhecimento e de serviços, as Capelanias do Mackenzie já estão desenvolvendo atividades híbridas, com devocionais e eventos, como o Mackenzie Experience, evento que aconteceu em maio por iniciativa da Chancelaria Mackenzie e que representou uma verdadeira quebra de paradigma como uma iniciativa pioneira de criar um formato híbrido entre o presencial e o virtual para atender os colaboradores e alunos mackenzistas, antigos alunos, pacientes dos hospitais Mackenzie e familiares em geral.
“Trata-se de um modelo de atendimento virtual e colaborativo, cujo objetivo é intensificar e aprimorar aquilo que vem sendo feito na modalidade on-line, além de criar novos mecanismos de atendimento ao público, de modo que a comunidade possa interagir de maneira mais direta, intensa e proveitosa”, explica o capelão Marcelo Coelho Almeida.
A visão, as estratégias, a compreensão do público-alvo e suas diversas personas, suas demandas e necessidades e os planos de ações têm sido analisados como as principais variáveis incluídas em mapa conceitual que será a base para o aplicativo, que se tornará operacional nas próximas semanas.
O objetivo é dar um pouco mais de atenção a cada um que recebe e interage com o serviço de Capelania do Mackenzie, por meio de dois recursos digitais importantes. Um deles será um QR code a ser adicionado à identidade visual do Mackenzie e instalado em diferentes locais dos campi em todas as unidades mantidas pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).
O segundo recurso, ao qual a leitura desse código digital conduzirá, é um super APP da Capelania. Nele estarão concentrados todos os serviços oferecidos e conteúdos disponíveis, que prometem ser bastante ricos, interativos e significativos para cada segmento do Mackenzie. Em um segundo momento, a ideia do chanceler é integrar uma rede global de Capelanias em redes colaborativas e ambientes digitais, de diversas instituições de educação e saúde com aderência à identidade institucional do Mackenzie.
Segundo o capelão Alexandre Antunes, um dos principais ganhos que o CVC trará para o relacionamento entre a capelania e a comunidade mackenzista será a possibilidade de conectar de forma mais específica o usuário e o serviço.
“Com o acesso ao aplicativo, será possível obter uma resposta muito mais rápida e específica. Ao mesmo tempo consegue quebrar as barreiras com as pessoas que conhecem a capelania, mas ainda não se relacionam com ela”, considera.
No ano em que completou 150 anos, o Mackenzie — cuja visão é ser reconhecida pela sociedade como instituição confessional presbiteriana e filantrópica, que se dedica às ciências divinas e humanas, comprometida com a responsabilidade socioambiental, em busca contínua da excelência acadêmica, do cuidado e da gestão —, a Chancelaria e suas Capelanias inovam para cumprir a missão institucional de educar e cuidar do ser humano, criado à imagem de Deus, para o exercício pleno da cidadania, em ambiente de fé cristã reformada.