As inscrições para a Pós-Graduação EaD da UPM para o segundo semestre de 2022 estão abertas. O período de inscrições vai até o dia 31 de julho. Para conhecer todos os cursos disponíveis e obter mais informações, clique aqui. Há formações em diversas áreas como Ciências de Dados, Direito Administrativo, Controladoria, Economia e Gestão do Agronegócio, Gestão Estratégica, Proteção de Dados, Saúde Pública e muito mais. Os cursos da UPM possuem excelência em seu corpo docente, com profissionais experientes no mercado de trabalho, além de terem amplo conhecimento acadêmico e métodos de ensino e aprendizagem que promovem a conexão entre as teorias e as melhores práticas profissionais. Para ler o edital, clique aqui.
br.freepik.com
A UPM receberá, em 18 de agosto, o diretor de Admissões Internacionais da Universidade Stanford, Luke Anthony Peña, que virá ao Brasil para divulgar o programa de bolsas para mestrado e doutorado na instituição estadunidense. O encontro permitirá que os mackenzistas e a comunidade em geral tirem dúvidas e conheçam melhor o programa da universidade, que se preocupa em preparar os estudantes para um mundo cada vez mais complexo e diverso. Os participantes poderão conhecer as melhores formas de ingressar no programa de pós-graduação, usando o programa de bolsas oferecido pela própria Stanford. O evento será realizado totalmente em inglês, no auditório Escola Americana, no campus Higienópolis, e você pode fazer sua inscrição no site.
br.freepik.com
No início de cada semestre, a UPM promove o Fórum de Aprendizagem Transformadora (AT), com o objetivo de promover a atualização e a capacitação contínua de seu corpo docente, discutindo as melhores práticas pedagógicas. Realizado de 27 a 29 de julho, o Fórum de AT abordou o tema Registros reflexivos e avaliação: evidenciando a aprendizagem transformadora. O evento tem por objetivo oferecer aos docentes a oportunidade de produzir uma atividade reflexiva, por meio da vivência de uma experiência estética, e de conhecer a funcionalidade do Portfólio Reflexivo como recurso de aprendizagem e avaliação dos alunos. Além disso, os docentes têm a possibilidade de refletir sobre as estratégias avaliativas no âmbito da Aprendizagem Transformadora e compreeender o e-Portfólio como ferramenta de registro das competências estudantis e sua finalidade diante do mercado de trabalho.
br.freepik.com
A UPM realizará o International Ambassador Program 2022/2, oportunidade voltada para alunos dos cursos de graduação em Administração, Comércio Exterior, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação e Psicologia da UPM. O programa tem por objetivo proporcionar experiências internacionais de integração entre os alunos da UPM e estudantes estrangeiros no Brasil, por meio de acolhimento, representação e incentivo ao protagonismo estudantil, facilitando a integração dos discentes estrangeiros e fortalecendo as redes de relacionamentos entre eles.
Em 15 de junho, o Mackenzie recebeu a visita de integrantes executivos da Folha de S.Paulo, que vieram ao campus Higienópolis para participar de um encontro com o corpo diretivo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), da Chancelaria e da UPM. O motivo do encontro não poderia ser mais feliz para o Mackenzie: a UPM recebeu uma placa comemorativa pelo reconhecimento de universidade privada mais admirada pelos paulistanos no levantamento O melhor de São Paulo Marcas & Serviços 2022, realizado pelo jornal e coordenado pelo Instituto Datafolha. No encontro, estiveram presentes os representantes da Folha de S.Paulo: Marcelo Benez, diretor Comercial Executivo; Elisangela Gaudêncio Silvestre Veríssimo, executiva de Contas de Educação; e Manuela Prey Pereira Nunes, gerente de Publicidade e Inovação. Eles foram recebidos por autoridades do Mackenzie: o presidente do IPM, Milton Flávio Moura; o chanceler, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; o diretor de Estratégia e Negócios do IPM, André Ricardo de Almeida Ribeiro; o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; além de todos os pró-reitores da Universidade e os professores diretores de suas Unidades Acadêmicas.
Em 8 de junho, em comemoração aos seus 70 anos, a UPM recebeu a Orquestra Locomotiva, que apresentou o espetáculo O sol da liberdade, no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis. Com aproximadamente 130 jovens músicos e alunos do Projeto Locomotiva, o espetáculo celebrou os 200 anos de independência do Brasil e os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, evento que iniciou o movimento modernista em diferentes campos, como a pintura, a literatura e a música. No dia seguinte, a Orquestra também se apresentou no campus Campinas da UPM. O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, ressaltou quão importante é este ano para a Universidade. “Estamos elaborando um conjunto de eventos para este ano especial, os 70 anos da UPM, um ano rico em comemorações”, finalizou. O Projeto Locomotiva, idealizado pelo maestro Rogério Schuindt, é uma associação sem fins lucrativos que assiste, por meio do ensino da música, crianças e adolescentes de 7 a 17 anos com alta vulnerabilidade social das cidades de Santo André, Mauá e São Paulo. Atualmente são mais de 500 alunos. Para assistir à apresentação, clique aqui.
A UPM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), dirigida pelo professor Cleverson Pereira, sediou, em 15 de junho, uma reunião com o subprefeito da Sé, Marcelo Vieira Salles, para discutir ações e projetos voltados para pessoas idosas na região da Consolação, em São Paulo. No encontro, foram discutidas possíveis parcerias entre a UPM, por meio da Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU), e o poder público.
O encontro contou com representantes da sociedade civil e membros de organizações do bairro de Higienópolis que, juntos, propuseram-se a planejar ações para melhorar a qualidade de vida no bairro, principalmente para o público idoso. Alguns dos programas apresentados foram o Bairro com Vida, que pretende melhorar a infraestrutura na região para a população idosa, e o Bairro do Idoso, que busca oferecer novas oportunidades e ocupações para esse público.
Salles ressaltou a importância de se ter uma instituição de ensino como aliada na construção desses projetos. “A Universidade é um espaço irradiador de conhecimento, mas que também pode receber a experiência dessas pessoas mais idosas, das pessoas que construíram São Paulo e o Brasil”, afirmou.
A Coordenadoria de Educação Continuada (CEC), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da UPM, em parceria com a Chancelaria Mackenzie, realizou, em 6 e 7 de junho, dois encontros com os alunos da Educação Continuada para acolher os estudantes do Lato Sensu da UPM. Os eventos ocorreram no auditório MackGraphe, campus Higienópolis. O primeiro dia contou com a presença do reverendo Gildásio Reis, capelão universitário, que realizou uma reflexão confessional, explicou a cosmovisão mackenzista e contou a história da Instituição. O segundo dia teve o reverendo José Carlos Piacenti, que trouxe a identidade da Instituição e a reflexão. O encontro contou ainda com um coffee break após a palavra devocional, um momento de interação, relacionamento e acolhimento entre os alunos do Mackenzie, os membros da CEC e os integrantes da chancelaria e da capelania.
No Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, as vagas remanescentes são para os cursos de graduação. O período de inscrições vai até 21 de julho de 2022. Para se inscrever, clique aqui. A prova será realizada de forma presencial no dia 30 de julho ou o candidato poderá utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021, 2020 ou de 2019 para o processo seletivo. Para mais informações, inclusive a respeito dos cursos disponíveis, acesse o edital.
Nos campi Higienópolis e Alphaville, também estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vagas remanescentes para os cursos de graduação. O período de inscrições vai até 21 de julho e há descontos especiais para algumas datas. Para se inscrever, acesse o formulário do campus Higienópolis ou o formulário do campus Alphaville. A prova acontecerá presencialmente no dia 29 de julho, sexta-feira, e aplicada unicamente no campus Higienópolis. O candidato também poderá usar as notas do Enem de 2021, 2020 ou 2019 para participar do processo seletivo.
No campus Higienópolis, também há vagas remanescentes para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que têm por objetivo capacitar os alunos para atuarem nas áreas específicas dos Programas, além de incentivar e desenvolver atividades de pesquisa avançada de caráter didático, científico e profissional. As inscrições vão até 20 de julho. Para mais informações sobre os programas disponíveis em cada uma das áreas, acesse aqui.
br.freepik.com
Sabendo do crescimento do empreendedorismo no Brasil, o Mackenzie desenvolve ações de fomento à inovação há quase 15 anos, sendo uma delas a Incubadora de Empresas na UPM, que é parte da Coordenadoria de Inovação e Tecnologias (CIT), um órgão assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), e tem como propósito conduzir uma jornada empreendedora que trabalha desde a ideação até a prototipação do modelo de negócios, produtos e serviços. Além disso, disciplinas de projetos empreendedores são realizadas tanto para mackenzistas do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) quanto para estudantes da UPM. No curso de Administração, por exemplo, o aluno é preparado para ter conhecimento amplo sobre gestão, além de cursar disciplinas que incentivam o empreendedorismo, a inovação e a gestão estratégica. Ademais, o Mackenzie proporciona aos seus discentes a participação na Empresa Júnior Mackenzie Consultoria. A coordenadora de Inovação e Tecnologias da UPM, Veridiana Rotondaro, e o professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM, Fulvio Cristofoli, apresentam algumas informações sobre o mundo empreendedor. Para saber mais, clique aqui.