br.freepik.com
Realizada em 6 de outubro, a celebração fez parte da Semana da ASA de 2022, tradicional evento que discute tópicos relevantes do setor aéreo, e, desde 2006, o Mackenzie faz parte da programação. A pregação foi feita pelo chanceler do Mackenzie, Rev. Robinson Grangeiro e contou também com a participação especial do Coral da Capela, que executou os louvores “Falar com Deus”, “Perdoado” e “Meu Bom Pastor”.
Em sua pregação, o chanceler falou sobre honra, respeito e senso de solenidade: “Honra tem a ver com respeito, reverência, concesso de que se está diante de alguém que é maior que si mesmo, diante da vida, o grande mistério da existência, e diante do Criador, aquele que deu vida a cada um de nós”.
O curso de Teologia do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou, em 7 de outubro, a Conferência Teologia Pública no Século XXI, voltada para estudantes, professores e pesquisadores da área teológica. O encontro contou com a participação de dois preletores estrangeiros.
A primeira palestra foi feita pelo professor Mathew Kaemingk, diretor do Richard John Mouw Institute of Faith and Public Life, da Califórnia, Estados Unidos. O segundo palestrante foi o diretor do Instituto de Pesquisa sobre Neocalvinismo, da Holanda, professor George Harinck.
O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, destacou o compromisso da Chancelaria de se importar com a qualidade do ensino e da pesquisa na área teológica.
Mathew Kaemingk explicou que Teologia Pública diz respeito a seguir a Cristo e ser um cristão nas mais diversas instâncias da vida comum, como política, economia, poesia e até mesmo a moda. “É fácil ser cristão apenas no domingo, a dificuldade é seguir a Cristo na segunda-feira”, apontou.
Já o professor George Harinck trouxe alguns apontamentos sobre neocalvinismo e a ideia de Sociedade Plural. “Temos diversas opiniões no país e deve haver espaço para todas elas serem ouvidas”, declarou o docente.
Em palestra apresentada no dia 13 de outubro, sobre o tema “O cuidado emocional e espiritual do professor”, o chanceler do Mackenzie, Rev. Robinson Grangeiro, refletiu sobre a atuação profissional. “Um professor deve fazer as coisas da melhor maneira, com os melhores propósitos e com as melhores motivações”, afirmou o chanceler. Após a palestra, todos os convidados participaram de jantar especial.
Para celebrar a data especial, comemorada oficialmente em 15 de outubro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) promoveu uma homenagem aos docentes, com a presença dos pró-reitores e dos diretores das unidades acadêmicas. Os professores participaram de um coquetel de boas-vindas, com a apresentação musical do Quinto de Metais e da Camerata de Cordas, do Instituto Bacarelli.
“O meu desejo é que vocês, que tanto nos inspiram como professores, e já produziram tantos luminares em tantas áreas do conhecimento, que hoje orgulham cada um de vocês, continuem sendo movidos pela paixão de educar”, disse o chanceler do Mackenzie, Rev. Robinson Grangeiro, durante saudação especial.
Em 18 de outubro, o Dia do Mackenzista foi celebrado com um culto de gratidão a Deus. A família mackenzista se reuniu para adorar a Deus e agradecer pelas bênçãos sobre o Mackenzie. O chanceler, Rev. Robinson Grangeiro, dirigiu o culto, e o pregador foi o Rev. Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. O culto teve a participação de autoridades, como o presidente do Conselho de Curadores, Presb. Antonio de César Freitas, o presidente do IPM, Presb. Milton Flávio Moura, e o magnífico reitor da UPM, Presb. Marco Túllio Castro Vasconcelos, além dos capelães e assistentes de capelania e dos corais Coral Infantil, JuMack e Coral da Capela.
“Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado; a sua grandeza é insondável.” (Salmo 145:3)
Durante a pregação para a comunidade mackenzista, em 26 de outubro, o chanceler do Mackenzie, Rev. Robinson Grangeiro, ressaltou a importância de uma boa comunicação, com base em reflexão bíblica na epístola de Tiago 3. Assim, destacou três pontos: 1) a comunicação é poderosa; 2) pode ser perigosa; 3) é reveladora. Por isso, devemos buscar a graça de Deus para usá-la com sabedoria.
O louvor foi regido pelo Coral da Capela, com as músicas “Vim para adorar-Te” e “Um só rebanho”. “A comunicação é expressão de quem nós somos, dos nossos valores, princípios, crenças, medos e angústias. E o evangelho tem a ver com Deus transformar o nosso comportamento e a nossa linguagem”, disse o chanceler.
O dia 27 de outubro marcou o encerramento do Encontro de Professores Mackenzistas de 2022, sob o tema “Fé e Secularismo”, que contou com a palestra dos professores Guilherme de Carvalho, diretor de L’Abri Fellowship Brasil, e Paulo Roberto Monteiro, do PPGEAHC-UPM, seguida de um bate-papo com o anfitrião, o chanceler Rev. Robinson Grangeiro.