Em seus 65 anos de instalação, e constituída sobre os princípios de uma Cosmovisão Cristã reformada, a UPM, de identidade confessional e reconhecida como instituição de ensino superior (IES) comunitária, tem atuado nas mais diversas áreas do conhecimento humano.
O Conceito Institucional (CI) é o conceito atribuído pelo MEC para o conjunto de atividades acadêmicas, seus serviços de apoio e infraestrutura. O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação da Instituição. Já o Conceito de Curso (CC) é a nota dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação, a partir de avaliação presencial. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade e considera o desempenho dos estudantes, do corpo docente, da infraestrutura e dos recursos didático-pedagógicos, entre outros insumos. A tabela a seguir apresenta as avaliações atuais da UPM.
97%
dos cursos classificados com 4 ou 5 estrelas*
pelo Guia do Estudante 2018 –
Editora Abril, com destaque para os cursos de
Administração (Higienópolis), Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Contábeis, Direito (Higienópolis), Engenharia Elétrica, Letras Bacharelado, Letras Licenciatura, Nutrição, Pedagogia e Sistemas de Informação
12,7 mil termos de compromisso de estágio registrados entre dezembro de 2016 e outubro de 2017 nos três campi da UPM
A UPM tem expandido suas atividades de internacionalização por meio de convênios educacionais com diversas instituições de ensino superior no exterior.
Percentual em relação à quantidade total de convênios firmados
América Norte
América do Sul + Central
Europa
África
Ásia
Oceania
O Fundo Mackenzie de Pesquisa (MackPesquisa), órgão de fomento da entidade mantenedora que incentiva a prática da pesquisa na UPM, obteve em 2017 elevação de 11% no número de projetos submetidos, saltando de 119 para 132, além de melhora significativa na qualidade das propostas para subvenções. No exercício, houve ainda o redirecionamento dos recursos para maior suporte ao processo de internacionalização por meio da bolsa pós-doutoral e para recepção de professor visitante.
A Educação Básica compreende quatro unidades escolares dos Colégios Presbiterianos Mackenzie – São Paulo, Tamboré, Brasília e Palmas – e a Escola Presbiteriana Mackenzie de Educação de Jovens e Adultos – AEJAMack. As unidades reúnem cerca de 8,5 mil alunos, 501 professores e 334 auxiliares diretos.
Os Sistemas de Ensino Mackenzie contemplam o Sistema Mackenzie de Ensino (SME), de Confessionalidade explícita, e o Mackenzie Educacional (ME), de Confessionalidade implícita. No ano, foram 268 escolas parceiras e 49.379 alunos utilizando os materiais, um aumento, respectivamente, de 12% e 21%, que indicam o alcance da filosofia Mackenzie no País.
O Mackenzie Soluções é uma Unidade de Negócio que atua com projetos especiais e de consultoria, pesquisa e desenvolvimento, captação de alunos para educação corporativa in company e multicompany, prospecção de polos de EaD e gestão na locação dos espaços da Instituição.
O faturamento do Mackenzie Soluções atingiu R$ 35,5 milhões em 2017, com crescimento de 157% no período 2013-2017.