A Identidade Institucional do Mackenzie representa o conjunto de elementos precípuos que caracterizam sua estrutura, vontade própria e crenças básicas – que transcendem as circunstâncias e não são circunscritas pelo ambiente interno ou externo, tampouco por suas capacitações atuais. A Identidade Institucional do Mackenzie é composta por Confessionalidade, Missão, Visão, Princípios e Valores, que são expressos assim:
Na conduta pessoal: dignidade, caráter, integridade e espírito mackenzista.
No exercício da atividade profissional: ética, competência, criatividade, disciplina, dedicação e disposição para o trabalho voluntário.
No relacionamento interpessoal: lealdade, respeito mútuo, compreensão, honestidade e humildade.
No processo de decisão: busca de consenso, de justiça, de verdade e de igualdade de oportunidade para todos.
No relacionamento entre órgãos colegiados, unidades e departamentos: cooperação, espírito de equipe, profissionalismo e comunicação adequada.
No relacionamento com outras instituições: responsabilidade, independência e transparência.
Na sociedade: participação e prestação de serviços à comunidade.
E, em todas as circunstâncias: agir com amor, que é o vínculo da perfeição.
A Confessionalidade cristã toma as Escrituras como lentes para trazer foco a todos os saberes que dizem respeito ao conhecimento humano. Com a tríplice perspectiva criação, queda e redenção, a Confessionalidade evita as dicotomias do pensamento secular e promove uma visão de mundo que é transcendente e aplicada de forma transversal (toca em toda a gama de áreas do saber), permeante (permeia até a raiz das coisas) e transparente (é franca e não opaca, de modo que seu olhar sobre as coisas enriquece a visão, melhora os contrastes e amplia os detalhes).
Diante disso, nossa Confessionalidade nos permite oferecer àqueles que o Mackenzie se propõe a servir em nome de Cristo alguns “presentes”. O conhecimento da graça redentiva de Deus em Cristo, é claro, é a dádiva maior, oferecida na proclamação do evangelho e do senhorio de Cristo. Mas essa proclamação continua e segue em seus aspectos indiretos, como o testemunho de que o senhorio de Cristo se estende sobre cada aspecto da vida. Somam-se então a proclamação, o desafio à incredulidade e, finalmente, a oferta de uma visão redentiva do conhecimento humano e do protagonismo, nesse mundo que jaz em trevas, mas que anseia ardentemente por redenção (Romanos 8).
O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora do complexo educacional e de saúde Mackenzie. A Igreja Presbiteriana do Brasil é a associada vitalícia do IPM e se faz representada no Instituto pelo Conselho de Curadores. A estrutura de governança do IPM é representada pelo Conselho Deliberativo e pela Diretoria-Executiva.