Alfabetização: um constante desafio brasileiro
08 de setembro de 2021 | Responsabilidade Social Destaque
Nesta quarta-feira, 8 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização, data criada em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), como uma forma de combater um dos maiores problemas sociais que existem no mundo: o analfabetismo.
De acordo com dados divulgados em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a situação ainda é bastante grave no Brasil, com aproximadamente 11 milhões de pessoas com 15 anos ou mais, analfabetos, o equivalente a 6,6% da população brasileira. Outro dado preocupante diz respeito ao analfabetismo funcional, que por definição são pessoas que sabem identificar palavras, números, assinar o nome e ler pequenas frases, porém, não são capazes de compreender ou entender o que leem. Este problema atinge 29% dos brasileiros.
Combater o analfabetismo é uma necessidade, pois todos devem ter acesso e condições iguais de participação na vida em sociedade, por isso, aprender a ler e a escrever é tão importante. Neste sentido, a Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie tem como objetivo proporcionar para jovens e adultos a oportunidade de aprender e conquistar o diploma no Ensino Médio.
“A alfabetização transforma completamente a vida do indivíduo. Ler abre oportunidades, não só de melhor colocação no trabalho, mas de melhor compreensão da vida, dos direitos e deveres enquanto cidadão, além de facilitar demais o dia a dia em atividades básicas”, explica a diretora da AEJA, Márcia Nepomuceno.
De acordo com a diretora, são muito diversas as razões que impedem uma pessoa de ter um ensino no período regular: ter que trabalhar muito cedo para ajudar a família, a falta de acesso à escola na infância ou outras dificuldades que impediram estudos. Por isso, a existência da Educação para Jovens e Adultos (EJA), como forma de proporcionar uma segunda chance de aprendizado é tão importante.
“No contexto brasileiro, a nossa escola tem papel relevante a fim de reduzir o déficit educacional e o alto índice de analfabetos, inclusive o analfabetismo funcional, potencializando o acesso ou retorno dos indivíduos aos estudos a fim de capacitá-los ampliando as oportunidades sociais, formando os cidadãos para que tenham acesso a qualificação para o trabalho e melhoria na qualidade de vida, e se tornarem mais produtivos e ativos socialmente”, explica Nepomuceno.
Na AEJA Mackenzie, 23 turmas se formaram no Ensino Médio entre 2009 e 2021 e mais 800 jovens e adultos foram impactados pelo ensino. “Saber ler e escrever na vida adulta é ter maior independência e liberdade”, finaliza.
Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.
Salmos 32:8
Notícias Relacionadas
Residentes do Sistema Carcerário colam grau em Projeto Inclusão Social
Programa resgata valores e transforma vidas de mulheres
Responsabilidade Social
Dia Nacional da Pessoa com Deficiência e o processo de inclusão
Colégio Presbiteriano Mackenzie promove a conscientização e inclusão de pessoas com deficiência
Acadêmicos
Nova edição do MackVIDA debate primeiros passos na carreira profissional
Como construir um currículo, onde buscar vagas e preparação para processo seletivo estão entre os temas abordados
Acadêmicos
Comunicação Não-Violenta: atitude para praticar o Setembro Amarelo o ano inteiro
Prática é uma das maneiras de contribuir para uma sociedade melhor
Responsabilidade Social
Guerra do Afeganistão é tema de simulação da Conferência da ONU no Colégio Mackenzie Tamboré
Confemack proporcionou aos alunos a oportunidade de discutir questões internacionais
Eventos
Editora Mackenzie participa da 3ª Feira Virtual das Editoras Universitárias
Livros universitários estarão com descontos até o dia 10 de setembro
Destaque
Setembro Amarelo: conheça formas de se cuidar e serviços para seu bem-estar
Mês é de conscientização e valorização da vida
Covid-19
Oscar Schmidt é homenageado pelo Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré
Maior jogador de basquete da história do Brasil recebeu placas comemorativas e um mural de selos sobre sua biografia
Esportes
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa