Setembro Amarelo: conheça formas de se cuidar e serviços para seu bem-estar
01 de setembro de 2021 | Covid-19 Saúde e Bem-Estar Responsabilidade Social Colégios Chancelaria Instituto Universidade Hospital Paraná Destaque
O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio e muitas ações no período nos lembram da importância de cuidarmos da saúde mental. De acordo com o site oficial da campanha, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% desses casos estavam relacionados a transtornos mentais, como a depressão, em primeiro lugar na lista, seguida do transtorno bipolar e abuso de álcool e outras drogas.
“Durante o período pandêmico, todas as dificuldades se multiplicam. A covid-19 e o distanciamento social expõem as pessoas ao aumento do sofrimento psíquico diante das dificuldades colocadas por esse cenário, do distanciamento de espaços e relações que agiam como mecanismos de proteção e apoio”, destaca a responsável pelo Serviço-Escola de Psicologia e coordenadora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Flávia Blikstein.
Pensando na melhor maneira de contribuir para o bem-estar de seus alunos e colaboradores, o Mackenzie conta com serviços e profissionais para atenção à saúde mental dos mackenzistas, como o Programa de Atenção e Orientação aos Discentes (PROATO), as Capelanias Mackenzie, o Serviço Médico e o Serviço-Escola de Psicologia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM. Além do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), que oferece serviços de capelania e psicologia, e o Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, que também disponibiliza o serviço de capelania.
Para a professora Roseli Fernandes Lins Caldas, coordenadora do PROATO e docente do curso de Psicologia da UPM, é fundamental falar sobre o tema do suicídio, compreendendo como uma questão social e não apenas do indivíduo. “É preciso considerar fatores econômicos, sociais, culturais, dentre outros, de modo a evitar reducionismos, preconceitos e estigmas”, explica.
De acordo com ela, diante dos tempos difíceis que vivemos em função da pandemia, amplia-se a necessidade de analisar a complexidade desses múltiplos elementos. “Efeitos para a vida de modo geral e para a vida estudantil na Universidade. O distanciamento físico, mudanças, lutos e perdas, causadas pela pandemia, trouxeram impactos diversos, inclusive nos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes”, adiciona.
O bem-estar da comunidade mackenzista
O PROATO oferece acolhimento, orientação e suporte psicopedagógico para alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, preocupado com sua experiência, para que tenham êxito no ingresso e permanência no mundo acadêmico.
Uma equipe comprometida com a inclusão busca analisar e construir estratégias que ajudem a superar obstáculos nos processos de ensino e aprendizagem, auxiliando os estudantes que apresentem alguma dificuldade no processo educacional ou tenham alguma deficiência. “Podemos ajudar na organização da grade de disciplinas a serem cursadas, orientação de estudos, acolhimento diante de situações específicas que ocorram durante sua vida universitária, dentre outros apoios”, destaca a coordenadora Roseli.
Em cada unidade universitária há um professor representante do PROATO, que faz a intermediação entre alunos e a equipe do Programa.
Já o coordenador do Serviço Médico do Mackenzie, Dr. Aldemir Natucci Rizzo, explica que o Mackenzie atende seus colaboradores com consultas e tratamento psicológico e psiquiátrico. “Durante o ano de 2020 e neste ano corrente, foram realizados encontros via internet sobre resiliência e saúde mental para debates sobre o assunto”, relata o médico. No caso dos Colégios, o Serviço Médico ainda conta com uma pediatra para atendimento aos alunos diariamente no ambulatório da unidade.
O Serviço-Escola atende à comunidade em geral, de todas as faixas etárias e sem a necessidade de encaminhamento prévio. As sessões são feitas por estudantes do último ano de Psicologia da UPM e são supervisionadas por psicólogos e professores, todos com inscrições ativas no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.
Flávia Blikstein explica que os trabalhos oferecidos pelo Serviço-Escola de Psicologia têm apresentado grande impacto na comunidade por sua qualidade e formação de profissionais de excelência. “Nem sempre estará ao nosso alcance modificar todos os pontos importantes para a nossa saúde mental, mas naqueles em que for possível, investir nessa construção é um começo”, reforça a psicóloga.
A melhor forma de cuidar da saúde mental
Flávia e Rizzo apontam que cuidados consigo mesmo são boas iniciativas para manter a saúde mental. As dicas envolvem: cuidar do corpo com atividade física e alimentação saudável; visitas regulares para exames de check-up com seu médico de confiança; praticar atividades culturais e de lazer; manter um clima amistoso e produtivo em seu trabalho; criar vínculos familiares, românticos e de amizade saudáveis.
“Ao compartilhar as experiências em espaços do cotidiano, estudantes e funcionários têm a oportunidade de explorar possibilidades de desenhos de rotina mais acolhedores e produtivos. Experiências como essas têm apresentado um interessante potencial para criar espaços de proteção à saúde mental”, afirma Flávia.
A psicóloga ainda alerta que uma maneira de identificar quando alguém está com a saúde mental abalada, é observando alterações em seu comportamento, como aumento de irritabilidade; tristeza; euforia; uso de bebidas alcoólicas ou outras drogas; comportamento agressivo; desvinculação de coisas ou pessoas importantes de maneira brusca; falas em tom de despedida; diminuição do sono e/ou da fome.
“Nesses casos, oferecer uma escuta sem julgamentos é um bom ponto de partida para auxiliar essa pessoa a compartilhar o que ela está passando. Uma pessoa com sofrimento emocional necessita de suporte profissional, e o apoio a esse acesso é uma maneira de ajudar”, finaliza a professora.
Lembre-se, você não está sozinho e pode fazer a diferença para as pessoas ao seu redor. Em caso de necessidade, em contato com a gente. Valorize a vida!
Serviços
Capelanias (SP) para toda a comunidade mackenzista: capelania@mackenzie.br ou (11) 2114.8872 ou 2766.7073
Serviço Médico (SP) para professores e corpo técnico-administrativo: Prédio 40 do campus Higienópolis – (11) 2114-8394;
PROATO (SP) para alunos da UPM: Mezanino do Ed. João Calvino do campus Higienópolis – (11) 2766-7617
Serviço-Escola de Psicologia (SP): Rua Piauí, 181 - São Paulo (SP) - (11) 2114-8342 ou ccbs.clinicapsicologica@mackenzie.br;
HUEM (PR): Setor de Psicologia - (41) 3240-5182 ou 3240-5112. Capelania - (41) 3240-5238.
Notícias Relacionadas
Aula Magna da Graduação: profissionais transformadores, sustentabilidade, saúde e bem-estar coletivo
Membro do Comitê Olímpico Brasileiro está entre os palestrantes confirmados
Saúde
Dia da árvore e a preservação do meio ambiente
Unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie desenvolvem projetos que promovem a conscientização dos alunos
Sustentabilidade
Professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo recebem Prêmio Saint Gobain
Mackenzistas venceram em três categorias distintas
Arquitetura
5 razões para investir em uma pesquisa científica
Confira os benefícios de fazer um projeto de pesquisa no Mackenzie e já dê andamento na sua
Pesquisa e Inovação
Comunicação Não-Violenta: atitude para praticar o Setembro Amarelo o ano inteiro
Prática é uma das maneiras de contribuir para uma sociedade melhor
Responsabilidade Social
Com medalhas, Daniel Dias encerra carreira nas piscinas de Tóquio
Maior medalhista da história terminou Jogos Paralímpicos com três pódios
Alfabetização: um constante desafio brasileiro
Número de analfabetos ainda é elevado no país e Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie busca combater o problema
Responsabilidade Social
Vestibular FEMPAR 2022: Inscrições Abertas
Processo seletivo terá inscrições até 20 de outubro; prova será em novembro
Faculdades
Guerra do Afeganistão é tema de simulação da Conferência da ONU no Colégio Mackenzie Tamboré
Confemack proporcionou aos alunos a oportunidade de discutir questões internacionais
Eventos
Campinas realiza Culto em Ações de Graças pelos 150 anos do Mackenzie
Tamboré e São Paulo são as próximas unidades a receberem a celebração
Chancelaria
Professores do Mackenzie lançam livro sobre Alfabetização de jovens e adultos
Obra apresenta programa de alfabetização balanceado, com atividades voltadas ao código, à compreensão e à fluência de leitura
Responsabilidade Social
Esporte como trabalho: pesquisa do Mackenzie analisa qualidade de vida do atleta paralímpico
Prática esportiva como um trabalho impacta na saúde física, mental e emocional de paratletas
Esportes
Hospital Evangélico Mackenzie realiza três transplantes diferentes no mesmo dia
Bem-sucedidos, os procedimentos foram realizados pelo Sistema Único de Saúde
Atualidades
Acervo do Centro Histórico e Cultural Mackenzie ganha novo espaço no prédio 50
Prédio 01 do campus Higienópolis permanece como espaço cultural e de convivência
Cultura
HUEM possui único banco de multitecidos humanos do Brasil
Estrutura atua com tecidos cardiovascular, ocular, músculo esquelético e pele. No mês de maio, banco fez 20 captações de córnea
Covid-19
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa