Cuidado: combinações de alimentos que podem não fazer bem

30 de janeiro de 2023 | Atualidades Gastronomia Saúde e Bem-Estar Universidade Destaque

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que determinadas combinações de alimentos não fazem bem para a saúde: comer leite com manga seria um grave risco, misturar laticínios com frutas cítricas pode trazer problemas e vários outros casos. No meio do verão, em que as altas temperaturas nos levam a buscar opções mais saudáveis e leves de pratos, conversamos com dois professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) sobre quais combinações de comidas podem ser feitas e quais devem ser evitadas. 

A mistura de alimentos que deve ser evitada, no geral, se relaciona mais com a absorção de nutrientes, pois alguns alimentos quando combinados podem diminuir a absorção de nutrientes presentes em outros. “Quando um alimento impede a absorção de um nutriente, pode ocorrer uma deficiência nutricional, como a anemia ferropriva, que é a anemia por deficiência de ferro. Ou a falta de absorção de cálcio, pode ocorrer problemas na massa óssea”, explica a professora do curso Tecnólogo de Gastronomia da UPM, Márcia Nacif.  

A professora cita uma série de alimentos que devem ser evitados, justamente para impedir que os benefícios nutritivos de um atrapalhem os benefícios do outro. 

Leite e Queijo, que são ricos em cálcio, diminuem a absorção do ferro de origem vegetal (presente nos feijões, lentilha, abóbora, beterraba, brócolis e outros vegetais verde-escuros); 

- O consumo elevado de alimentos ricos em fitatos (compostos de ocorrência natural formados durante o processo de maturação de sementes e grãos de cereais) diminuem a absorção do zinco; 

- O ácido oxálico, presente em alguns vegetais (beterraba, espinafre, semente de tomate, aspargo) e também no cacau, chocolate, gérmen de trigo, nozes e feijões, forma complexos com o cálcio dietético, o que dificulta a absorção do mineral, podendo causar prejuízos a massa óssea. “Assim, consumir leite com achocolatado ou chocolate não é uma boa escolha em termos de absorção de cálcio”, explica a docente.  

- O consumo de chás logo após as refeições deve ser evitado, pois os chás têm propriedades que impedem a absorção de certos nutrientes, especialmente minerais como zinco e ferro.  

Os mitos das misturas 

A ideia de que alguns alimentos quando ingeridos em conjunto com outros pode provocar problemas alimentares e até mesmo matar, trata-se de uma lenda popular, conforme explica o docente de Gastronomia da UPM, Maurício Marques Lopes Filho. “Com o tempo, pesquisamos e descobrimos que alguns desses mitos surgiram para evitar o consumo sem higiene e manipulação errada”, afirma.  

Por exemplo, a mistura de manga com leite, que poderia matar quem ingerisse, é um mito cujas origens remontam o Brasil Colônia. “Como naquele tempo o leite era um produto caro e raro, voltado para a elite, e a manga uma fruta bem abundante, os senhores de engenho espalharam que juntar os dois era perigoso. Tudo isso para desestimular o consumo pelos escravos”, indica a professora Márcia Nacif.  

A docente explica que, ao contrário da lenda, a mistura é muito benéfica. “É uma bebida muito saborosa e altamente nutritiva. A manga é rica em betacaroteno, contém fósforo, potássio, vitamina C e fibras. O leite é fonte de proteína de alto valor biológico, cálcio - não havendo outro item que forneça a mesma quantidade -, fósforo, magnésio e vitaminas A, D e riboflavina”, conclui. 

Notícias Relacionadas

Da Itália ao Brasil: hoje é o Dia da Pizza

Professor do curso de Gastronomia do Mackenzie comenta sobre a história do prato de origem italiana

Universidade

Universidade Mackenzie recebe pais de calouros

Responsáveis pelos novos universitários puderam conhecer projetos e a estrutura da instituição

Atualidades

Abertura do VI Fórum de Aprendizagem Transformadora debate inovação na universidade

Evento aconteceu presencialmente e foi transmitido aos professores do campus Campinas

Universidade

Aula inaugural de Gastronomia recebe Chef do restaurante Mocotó

Evento deu início às comemorações dos 10 anos do curso no Mackenzie 

Eventos

Menu Degustação: alunos da Gastronomia organizam jantar haitiano

Evento dinâmico é considerado trabalho de conclusão de curso

Universidade

A imagem apresenta um prato de salada.
8 dicas alimentares para ter um bom desempenho em provas e vestibulares

Confira as recomendações listadas pela professora de Nutrição da UPM, Marcia Nacif

Eventos

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades