Fábio Mendonça participa do lançamento do curso de Cinema e Audiovisual no Mackenzie
07 de novembro de 2024 | Universidade Destaque
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) celebrou nesta terça-feira, 05 de novembro, o lançamento do curso de Cinema e Audiovisual, do Centro de Comunicação e Letras (CCL), e a parceria com a empresa Panasonic, que realizou uma doação de equipamentos para o novo curso. Como parte da programação, houve ainda um bate-papo com o cineasta e diretor da série “Cangaço Novo”, Fábio Mendonça, com a mediação da jornalista e crítica de cinema, Flávia Guerra.
Representando o diretor do CCL, Rafael Fonseca Santos, o coordenador do curso de Cinema e Audiovisual, professor Hugo Harris, disse que o evento celebra a abertura oficial da nova graduação, que terá sua primeira turma no 1º semestre de 2025. “A experiência e excelência da Universidade Mackenzie guiará o desenvolvimento do curso para que atenda às demandas do mercado e, ao mesmo tempo, para que contribua com o nosso olhar sobre a produção audiovisual”, afirmou.
Criado sob o tripé formado por teoria, técnica e prática, o curso permitirá o aluno trabalhar em produção cinematográfica ficcional para cinema ou streaming, documentários, animações e na área da publicidade e da comunicação organizacional. “O audiovisual é repleto de possibilidades e os profissionais mackenzistas, que pretendemos formar, atuarão como diretores, roteiristas, diretores de fotografia ou arte, montadores, câmeras, críticos de cinema, pesquisadores, curadores ou preservadores”, pontuou Harris.
Em sua fala, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, definiu como “um dia de celebrar um momento histórico no Centro de Comunicação e Letras”, compartilhando a reformulação do CCL, que tem ajustado “não só questões de estrutura física e tecnológica, mas também o projeto pedagógico”.
O chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro, disse que em seu papel dentro da instituição, deseja que “boas histórias sejam contadas e, como em outras instâncias da Universidade, que elas possam contribuir para o diferencial que caracteriza a identidade institucional do Mackenzie”, produzindo profissionais que sejam, de fato, diferenciados.
Participaram do evento de lançamento o pró-reitor de Controle Acadêmico, Luiz Guilherme Dellore; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Wallace Tesch Sabaini; o diretor do segmento B2B da Panasonic, Kenji Suzuki; e o gerente comercial da Panasonic, Rodrigo Costa.
Parceria com a Panasonic
A Panasonic, empresa centenária, fundada em 1918, no Japão, é pautada pela tecnologia e trabalha com ampla gama de produtos. Segundo o vice-presidente da marca no Brasil, Sergei Epof, a parceria com o Mackenzie significa preparar uma geração para o mercado profissional do cinema. “É um investindo no nosso futuro como empresa, mas também no nosso futuro como população e jovens profissionais bem-preparado para o mercado”, pontou Epof.
O diretor de Marketing da Panasonic e antigo aluno do curso de Publicidade e Propaganda da UPM, Caio Marques, disse estar feliz em “retornar ao local que foi e é a base do profissional que me tornei”. Para ele, “participar de um projeto relacionado ao ensino, reforça algo que faz parte do DNA da Panasonic, com o propósito de contribuir com a sociedade”.
O coordenador Harris falou que o acordo com a Panasonic, bem como a aproximação com profissionais da atualidade, “demonstra a nossa movimentação em direção ao mercado pulsante e criativo para o qual queremos contribuir e que, também, tem muito para nos oferecer”.
Bate-papo com Fábio Mendonça
O diretor definiu um bom cineasta como aquele que “vive e é interessado por todas as áreas”. Mendonça destacou a importância do repertório e do conhecimento crítico para a formação da identidade criativa do profissional do audiovisual.
“É a ideia de conceituar um texto que preciso transformar em imagem, som, ritmo, cores. O que aquele texto me sugere? Quero narrar uma história tranquila ou acelerada? Uma história escura ou clara? O que é melhor em termos de imagem e conceito para comunicar a emoção?”, explicou o cineasta.
Mendonça falou sobre sua preocupação em escolher a linguagem para melhor atender o conteúdo, destacando que isso é um grande trabalho de pré-produção, tanto no cinema publicitário quanto em filmes e séries. “É uma das coisas que mais me fascina”, pontuou ele.
Por fim, o diretor disse que tudo depende da vivência do cineasta, pois o audiovisual trabalha com o material humano e o repertório nasce a partir de vivências. “O caso da universidade é um bom exemplo, o curso de Cinema pode usar coisas da Engenharia, do Direito, ter experiências de Psicologia, de Medicina, porque falamos do humano, contamos histórias humanas e palpáveis”, finalizou.
Notícias Relacionadas
Vale a pena fazer a continuação de um filme?
Professor do Centro do Comunicação e Letras fala sobre os riscos e desafios das continuações cinematográficas
Destaque
Mack Integridade: avanços e desafios para a sustentabilidade energética no Brasil e no mundo
Mackenzie reúne especialistas do setor para o II Congresso de Transição Energética e celebra o lançamento de obra coletiva
Atualidades
RUF 2024: Mackenzie é a melhor universidade privada de São Paulo
Instituição também conquistou o 5º lugar entre as universidades particulares do Brasil
Universidade
Divertidamente e saúde mental: o que podemos aprender com o filme
Longa da Disney deixa uma série de lições sobre saúde mental
Atualidades
Brasil no Oscar: o panorama do país na maior premiação do cinema
Entenda o motivo pelo qual o Brasil nunca ganhou uma estatueta dourada
Universidade
Inscrições abertas para o novo curso de Cinema Mackenzie
Curso oferece 30 vagas para ingressantes no Vestibular 2025.1
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa