Recepção aos Calouros 2025 em Campinas

05 de fevereiro de 2025 | Reitoria Universidade Campus Campinas Destaque

Compartilhe nas Redes Sociais

Nos dias 03 e 04 de fevereiro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou a Recepção aos Calouros 2025 em seus três campi, incluindo o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), em Campinas. O evento, que ocorreu em três horários diferentes – manhã, tarde e noite – contou com a participação massiva dos novos estudantes, alunos veteranos, professores e autoridades mackenzistas.

No dia 03 de fevereiro, segunda-feira, os calouros do campus Campinas foram recebidos com diversas atividades de integração. Sob a supervisão da Universidade, os alunos veteranos apresentaram as atléticas, empresas juniores e ligas acadêmicas, proporcionando um ambiente acolhedor e dinâmico.

No segundo dia, 04 de fevereiro, a UPM apresentou sua estrutura acadêmica e institucional. Professores, coordenadores de cursos e autoridades da UPM mostraram as oportunidades de iniciação científica e extensão disponíveis para os alunos. O evento foi complementado com sorteio de brindes e momento de descontração, quando o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) proporcionou uma edição especial do Música no Hall, com uma banda ao vivo, para celebrar a chegada dos novos alunos.

Diferenciais na jornada

O diretor do CCT, professor Leopoldo Rocha Soares, dando as boas-vindas aos calouros, apresentou a estrutura da UPM e destacou a importância da interação entre os alunos de diferentes cursos e da interdisciplinaridade na formação acadêmica, lembrando que o Mackenzie permite cursar componentes curriculares de outras formações para compor uma grade mais personalizada.

Sobre a pesquisa e a extensão, parte do tripé da universidade, ao lado do ensino, Soares pontuou que "temos de manter e reproduzir o conhecimento já elaborado pela humanidade, mas é nosso dever elaborar novos conhecimentos, adicionar saberes e a pesquisa está aí para isso. O conhecimento também não se esgota em si mesmo. E por isso a extensão é tão importante”, afirmou.

O pró-reitor de Extensão e Cultura (PREC), professor Cleverson Pereira de Almeida, representou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, e recepcionou os calouros, explicando a missão e os pilares da instituição. "Você entrou no Mackenzie, essa é uma instituição caracterizada por alguns pilares: ensino, pesquisa, extensão; somos, ainda, uma universidade comunitária, confessional e filantrópica", disse.

Almeida tratou da importância e singularidade da posição que os novos estudantes estavam assumindo no contexto brasileiro. “Estamos entre mais de 2.570 instituições de ensino superior no Brasil. Quantos jovens querem aqui estar e não podem por outras circunstâncias? Somos uma das 205 universidades do país, então vocês fazem parte de uma camada privilegiada da nossa sociedade”.

O pró-reitor assinalou, ainda, a base sólida do Mackenzie na educação, que caminha para seus 155 anos, e realçou que a extensão é fundamental durante a trajetória dos alunos. “Ser Mackenzie é lembrar que nós existimos porque muita gente antes de nós acreditou nessa missão. Aproveitem todas as oportunidades que são aqui oferecidas e não se esqueçam de que ‘extensão é lá’! É olhar para além dos muros da universidade”, sublinha Almeida.

O coordenador dos cursos de Engenharia do CCT, professor Antônio Álvaro de Assis, também esteve presente durante o evento. A seu lado, a professora Raquel Duarte Hadler, coordenadora do curso de Administração, destacou a importância de os alunos explorarem novas perspectivas. “A universidade vai realizar uma provocação muito benéfica a vocês de furarem suas bolhas e olharem para outras perspectivas que não estão, ainda, em seus horizontes”, afirma Hadler.

A professora Francesca Columbu, coordenadora do curso de Direito, italiana que está no Brasil e no Mackenzie há 10 anos, lembrou de grandes figuras mackenzistas, como Esther de Figueiredo, ministra da educação e reitora da UPM, e da importância dos mackenzistas na história do país.

Já a professora Marlucy Godoy Ricci, tutora de desenvolvimento de carreiras ligada à Coordenadoria de Desenvolvimento Discente (CDD), aproveitou a oportunidade para tratar da plataforma Mackenzie Carreiras. “Ajudamos na divulgação de vagas de estágio, acompanhamento e formalização desses processos. Vemos os alunos iniciarem cada vez mais cedo no mercado de trabalho e aqui apoiamos você em toda essa trajetória”, explicou Ricci.

A professora Marineide de Oliveira Aranha Neto, coordenadora de extensão do campus Campinas, ressaltou as diversas oportunidades de extensão disponíveis. “Temos muito a oferecer, projetos integradores, de extensão, eventos, ações sociais, liga acadêmica. E ainda há a oportunidade de extensão com bolsa. E fiquem atentos às horas complementares de atividades”, pontuou Aranha Neto.

Complementando a fala do diretor do CCT, a professora Andressa Loli Bazo, coordenadora de Pesquisa do campus, incentivou os alunos a se engajarem nessa atividade. “A pesquisa é movida pela curiosidade e pela descoberta do conhecimento. Já temos, logo no início, oportunidade de iniciação científica. Somos um universo de oportunidades”, destacou ela.

Sobre expandir a atuação do estudante para além das salas da UPM, o professor Alexandre Lima, representante de internacionalização da unidade, lembrou das oportunidades de intercâmbio. “Semestralmente, publicamos editais de oportunidades de intercâmbio, com ou sem bolsas, mas é importante estarem atentos”, previne Lima.

Estiveram presentes também os docentes do CCT Campinas: Ailton Goncalves Dias Filho, Luiz Eduardo de Almeida, Claudinei Coletti, Valdir Luciano Pfeifer da Silva, Maria Lúcia de Freitas Petrucci Ferreira; e também Helen Cristine de Faria, responsável pela biblioteca do campus Campinas.

Apoio e acolhimento

O momento devocional foi conduzido pelo capelão universitário, Jabis Ipólito de Campos Junior, que compartilhou uma mensagem inspiradora com os calouros, baseado na sua própria experiência quando mais jovem.

Jabis contou que perdeu seu pai aos 11 anos de idade, tendo de assumir muitas responsabilidades já aos 13, quando muitos medos e anseios o atingiram. "Quando se sentir desamparado, quero que ouça a mesma voz de Cristo que diz 'estou com você e não te desamparo. Saiba que o Senhor é com você todos os dias da sua vida'", disse o capelão, relembrando uma passagem em Isaías.

A professora Gisele Meirelles Fonseca, representante do Programa de Atenção e Orientação aos Discentes (PROATO) no CCT, reforçou o compromisso da UPM em apoiar os alunos em suas experiências acadêmicas. "A universidade é um espaço de muitas experiências boas, mas, caso as dificuldades surjam, estamos aqui para apoiar e dar suporte para sua jornada", diz Fonseca.

Empolgação e oportunidades

Os calouros também compartilharam suas impressões sobre a Recepção. Manuela Bechara, de 17 anos, caloura do curso de Direito, elogiou o acolhimento recebido. "Eu estou achando maravilhoso, todo mundo sendo muito acolhedor. Tanto os profissionais do Mackenzie, quanto os alunos veteranos das atléticas, todos abertos para fazer amizades”, comemorou ela.

Manuela compartilhou que tem muito interesse em entrar para atlética e participar de tudo que puder, “especialmente a parte de intercâmbio acadêmico. É uma coisa que sempre quis, viver fora do país por um tempo”, divide ela.

Pedro Mansur e Gabriel Dias, ambos de 17 anos e calouros do curso de Administração, destacaram a energia positiva do ambiente e as oportunidades oferecidas pela UPM. "Achei um ambiente muito bom, acolhedor. As pessoas muito respeitosas, todo mundo chamando pelo seu nome, um lugar que me identifiquei bastante. Gostei daqui desde o dia em que fiz o vestibular", comentou Pedro.

Gabriel Dias diz que sua família empreende e que sempre teve interesse pela área, o que combina muito com o curso de Administração, mas que também tem gosto pela atuação cênica, que deixou “pausada” por enquanto. “Eu estava com algumas opções de instituições de ensino, mas, quando entrei no Mackenzie pela primeira vez, me apaixonei. Aqui tem uma energia diferente”, afirma.

O calouro do Direito, Mateus Martineli Lopes, de 18 anos, contou que participou do evento e percebeu que o Mackenzie oferece muita coisa. “Aqui tenho todas as condições para me formar como um bom advogado. Tenho vontade também de prestar concurso público na área”, diz ele.

Já Gabriel Ronch Norbeato, também estreante do curso de Direito, ressaltou o quanto a UPM é completa, com muitas oportunidades para serem exploradas pelos alunos. "Pelos dois dias da Recepção, já percebi que a gente começa muito bem informado e que não vai faltar apoio", constatou Gabriel.

Notícias Relacionadas

Mackenzie Campinas realizará IX Semana de Estudos Organizacionais

Evento é gratuito e aberto para estudantes de Administração e comunidade externa

Universidade

Mackenzie Campinas realiza III Encontro Internacional de Direitos Humanos

Com debates para a promoção dos Direitos Humanos, evento contará com especialistas da Universidad Complutense de Madrid e da Faculdade de Economia da…

Universidade

8º Incluir Direito: Inscrições abertas

Projeto voltado para alunos negros, visa capacitação para participar de processos seletivos de programas de estágio

Oportunidade

Mackenzie lança projeto que coleta histórias vivenciadas na instituição; saiba como participar

Toda a comunidade poderá compartilhar experiências marcantes na instituição

Nossos Talentos

Antes da volta às aulas, Mackenzie investe em melhorias na infraestrutura

Universidade busca garantir as melhores condições de estudo   

Universidade

Mackenzie Alphaville dá as boas-vindas aos calouros 2025.1

Novos mackenzistas conheceram mais sobre as novas instalações do campus e participaram de diversas atividades

Universidade

Cursos de Especialização lato sensu Mackenzie recebem empresas parceiras

Encontro teve o objetivo de estreitar o relacionamento com empresas de diferentes segmentos

Universidade

Debate sobre horizontes para a Educação Superior encerra Fórum

Evento marca o início do ano letivo para os docentes da Universidade Mackenzie

Universidade

De olho no Futuro, Fórum discute formação de nova geração de profissionais

Evento de docentes do Mackenzie debateu formação de estudantes que deixarão a Universidade em 2030 

Universidade

São Paulo 471 anos: a importância da cidade dos superlativos para o Brasil

Capital paulista é considerada centro financeiro, político e cultural do país 

Atualidades

Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades