Pacientes Maria Ivani e José Pereira se recuperaram na nova Unidade de Transplantes do hospital

Hospital Mackenzie amplia número de transplantes

O HUEM vem se destacando como uma das principais instituições em transplantes de órgãos no estado do Paraná. Em 2022, foram realizados 28% dos transplantes de fígado e 18% dos transplantes de rim em Curitiba (dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos). Dos 158 transplantes de fígado na cidade em 2022, 45 foram realizados no HUEM, consolidando sua posição como um dos três principais centros de transplantes hepáticos do estado. Os números de 2022 cresceram 36% em relação a 2021, quando o Hospital Mackenzie realizou 33 transplantes de fígado, de um total de 151 que aconteceram na capital do Paraná. Em 2023, o hospital já realizou 17 procedimentos e alcançou o marco de 100 transplantes de fígado desde o primeiro, em novembro de 2020. Além dos números significativos relacionados a transplantes de fígado, a Instituição é pioneira em transplantes de rim no estado, com a realização de mais de 1,6 mil transplantes em 35 anos. Em 2022, o HUEM fez 21 transplantes renais do total de 118 em Curitiba.

NTAI/Mackenzie

Orquestra de Câmara de Curitiba se apresentou no HUEM

Pacientes, familiares e colaboradores do HUEM tiveram uma manhã especial em 24 de maio. A Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção musical de Dan Tolomony, transformou a rotina do local ao realizar uma performance de músicas clássicas e populares na capela do Hospital. O diretor-geral do HUEM, Tiago Tormen, acompanhou a performance e destacou a importância da música como ferramenta terapêutica. O apoio a iniciativas como essa reforça o compromisso da Instituição em oferecer um atendimento integral e humanizado aos pacientes. A iniciativa faz parte do Programa Música pela Vida, da Camerata Antiqua de Curitiba. Desde 1990, a orquestra mantida pela Prefeitura de Curitiba leva música clássica a hospitais, asilos, orfanatos e presídios. A apresentação no HUEM abriu a temporada 2023 — até o fim do ano serão mais três apresentações em outras instituições. Na capela do HUEM, a orquestra encantou o público com um repertório diversificado, incluindo obras de compositores renomados como Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Wolfgang Amadeus Mozart e Alberto Nepomuceno.

 

Nova sala de apoio à amamentação

As colaboradoras do HUEM podem contar com uma nova estrutura de apoio e cuidado. Inaugurada em 16 de maio, a Sala de Apoio à Amamentação tem como principal função proporcionar um espaço para realizar a retirada e estocagem do leite materno, com privacidade e segurança durante a jornada de trabalho das mulheres que estejam amamentado. Ao final do expediente, a colaboradora poderá levar seu leite para casa e ofertar ao seu filho ou, se desejar, doá-lo para o Banco de Leite Humano, onde será pasteurizado e distribuído para os bebês prematuros internados na UTI Neonatal. Na inauguração, o diretor-geral da Instituição, Dr. Tiago Tormen, destacou que a “iniciativa, que partiu das colaboradoras, veio ao encontro de nosso propósito de alcançar melhorias contínuas, na busca de contemplar a missão do Instituto Presbiteriano Mackenzie, que é educar e cuidar”, disse o médico. Atualmente são 1.440 colaboradoras em idade fértil, e outras 456 terceirizadas. A sala conta com refrigerador adequado para o armazenamento do leite humano, poltronas confortáveis e ambiente tranquilo. Tudo para assegurar sossego e aconchego para as mães e os bebês.

HUEM cria grupo de apoio a famílias em luto

Em 22 de maio, o HUEM deu início a um tipo de acolhimento pioneiro em Curitiba. Trata-se de um grupo de apoio a famílias em (ou com risco de) luto complicado, coordenado pela equipe de cuidados paliativos adulto da Instituição. “Os cuidados paliativos são voltados ao paciente e também aos familiares. No momento do falecimento, nosso trabalho com o paciente está encerrado, mas temos a preocupação de continuar dando suporte às famílias que estão em um luto mais complicado”, explica o Dr. Jonathan Vinicius Lourenço de Souza, médico paliativista e coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos Adulto do HUEM. Ele e a psicóloga da equipe, Silvia Cristina Castro, realizaram a primeira reunião, que funciona como terapia em grupo. Participaram cinco pessoas que estão vivendo o luto pela perda de pessoas próximas. Os cuidados paliativos são ações voltadas para a melhora da qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) que enfrentam doenças graves e ameaçadoras da vida. Também está entre as atribuições do serviço o cuidado com os familiares dos pacientes, sempre com a missão de levar conforto físico, psicoemocional, sociofamiliar e espiritual. A equipe do HUEM conta com médicos, enfermeiras, assistente social, psicóloga, dentista, capelão, fisioterapeuta, farmacêutica, fonoaudióloga e nutricionista.

A história de João Miguel: apoio que salva vidas

Com apenas 4 anos, João Miguel de Andrade dos Santos foi diagnosticado com leucemia LLA em dezembro de 2021. Atendido pelos profissionais do HUEM, o menino passou por intenso tratamento ao longo de nove meses. Hoje, ele está na etapa de manutenção e faz visitas mensais à ala pediátrica oncológica do hospital Mackenzie. É ele mesmo quem descreve a gratidão que sente: “O Hospital Mackenzie foi muito bom para mim, e meus pais não tiveram que pagar nada. Hoje estou bem melhor e só preciso voltar lá às vezes”, diz o pequeno paciente. Embora todo o tratamento tenha sido realizado pelo SUS, ampliar a capacidade de atendimento da ala pediátrica é um dos objetivos do HUEM. Isso é feito com o apoio recebido por meio de ações como a que foi realizada neste ano. Por meio de um projeto de captação incentivada, pessoas físicas puderam destinar até 3% de seu imposto de renda para ajudar o hospital. O objetivo desta e de outras campanhas de apoio é ampliar a qualidade e a quantidade de atendimentos, sobretudo para crianças.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página