br.freepik.com

Coro Universitário apresenta Mozart

A Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da UPM divulgou, em 5 de maio, um vídeo da apresentação do Coro Universitário Mackenzie e da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas da obra “Réquiem”, composta por Wolfgang Amadeus Mozart. O coordenador da CAC, maestro Parcival Módolo, responsável pela regência do grande conjunto, analisou a musicalidade da obra de Mozart. “A gente vê que a música é tranquila até certo ponto, mas tem momentos trágicos e um deles é o Lacrimosa, um dos mais executados no mundo inteiro”, declarou. Além da obra de Mozart, o programa da apresentação, realizada em 2010, traz obras de Beethoven e outras peças escritas pelo compositor austríaco. O vídeo com a apresentação do Coro Universitário Mackenzie e da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas está disponível no YouTube.

br.freepik.com

Professor da FAU tem pesquisa selecionada em Harvard

O professor Carlos Leite, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM, teve projeto de pesquisa selecionado pela premiação do Fundo Lemann Brasil de Pesquisa da Universidade de Harvard, em Massachusetts, Estados Unidos. Intitulado “How to Make Brazilian Cities Greener: Greening Cities Across Six Biomes” (Como tornar as cidades brasileiras mais verdes: tornando cidades verdes em seis biomas — na tradução para o português), o estudo reunirá um grupo de especialistas de diversas áreas: urbanistas, geógrafos, especialistas nas áreas verdes e climáticas. O projeto proporá soluções realistas aos governos municipais, quantificando o verde em cada cidade e fazendo propostas para o uso de matizes ou materiais alternativos com base não apenas nas porcentagens de verde mas também em sua sustentabilidade. O resultado dos trabalhos será publicado em formato acessível ao público geral (cartilha e site e/ou um complemento do aplicativo Cidades Sustentáveis), além de submetê-los a periódicos qualificados internacionalmente.

 

Mackenzie sedia conferência internacional do British Council

De 25 a 27 de maio, a UPM sediou a abertura oficial da conferência “New Directions LATAM 2023”, que teve como foco a testagem e a avaliação do idioma inglês, fornecendo perspectivas e entendimento sobre tendências e abordagens na avaliação da língua em âmbito local, regional e internacional. O primeiro dia de conferência foi marcado pela recepção aos participantes, feita pela presidente da New Directions, Mina Patel, e pelo responsável da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM, professor Pedro Buck. O evento contou com painéis, plenárias e mesas-redondas sobre tecnologia da informação e inteligência artificial no ensino, relacionados com a temática central da conferência “Reformulando a Educação: alinhando a avaliação com o currículo e a entrega”.

O British Council é uma organização internacional voltada a relações culturais e oportunidades em educação e dedicada à avaliação da língua inglesa. A UPM foi escolhida pelo British Council como sede da conferência que acontece pela primeira vez no Brasil. “Ao recebermos esse tipo de evento, resgatamos nosso DNA e mostramos a importância de não termos uma mente estanque. É um reconhecimento ao histórico e perfil do Mackenzie sempre permitir a abertura de fronteiras para melhorar o ensino e a formação de nossa comunidade”, disse Pedro Buck.

Semana Acadêmica debate saúde mental e reinserção social

Em 16 de maio, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM realizou a abertura da Semana Acadêmica com a palestra “Perspectivas e desafios em saúde mental: um olhar para os universitários”, no campus Higienópolis. Entre os palestrantes estavam os professores da UPM, Cristiane Silvestre de Paula, Natalia Becker e Paulo Sérgio Boggio; e os professores convidados Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da USP, e Sara Evans-Lacko, pesquisadora na London School of Economics and Political Science.

Reinserção social – A programação da Semana Acadêmica também contou com a apresentação do projeto “Reintegração de Pessoas em Situação de Cárcere”, em 18 de maio. A proposta do projeto é a reinclusão social de sujeitos do sistema prisional brasileiro por meio da educação superior, com foco nas mulheres com Ensino Médio em situação de cárcere. O diretor do CCBS, Jan Carlo Delorenzi, falou sobre a escolha da apresentação do projeto fazer parte da programação macro da Semana Acadêmica. “O tema que permeia a semana é a saúde mental e pensamos quantas oportunidades como essa são molas propulsoras para a melhoria da qualidade de vida de uma população específica, mas também para quem atua no projeto”, afirmou o diretor.

Qual é a relação entre o Chat GPT e o Direito?

Para discutir a relação entre as ferramentas de inteligência artificial (IA), como o Chat GPT, e o Direito, o grupo de pesquisa Fundamentos do Processo Contemporâneo, da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, realizou em 10 de maio uma palestra com o professor da Stanford University, Joshua Walker, um dos principais nomes no mundo na análise da IA aplicada ao Direito. “O objetivo da palestra foi trazer aos alunos mackenzistas uma visão acerca da inteligência artificial na atualidade por parte do professor Joshua Walker, de Stanford. Ainda que o foco dele seja a área jurídica, é certo que sua análise também é interessante a todos os profissionais. Por isso, também houve a participação de discentes da FCI e CCL”, disse o professor da FDir e integrante do grupo de pesquisa, Luiz Guilherme Dellore. A palestra foi um evento do grupo de pesquisas em processo civil da FDir, em conjunto com outras instituições parceiras em pesquisa e eventos do grupo de pesquisas da UPM, como o Núcleo de Pesquisa do IBMEC, a PUCCampinas e o Centro de Estudos Avançados de Processo.

Visita à Secretaria da Administração Penitenciária

Em 9 de maio, 75 alunos do curso de Direito realizaram uma visita à Secretaria da Administração Penitenciária como parte da disciplina de Recursos e Execução Penal, coordenada pelo professor Fábio Bechara, da Faculdade de Direito (FDir) da UPM. Essa experiência, além de qualificar a compreensão sobre a questão prisional no país, incentivou o juízo crítico dos participantes e seu engajamento na discussão e busca por soluções para um problema muitas vezes invisível aos olhos da sociedade. De acordo com Bechara, essa iniciativa é de extrema importância para os alunos da graduação, pois proporciona uma compreensão de que uma política pública não se resume apenas a suas regulamentações formais. Além da visita, dois projetos desenvolvidos por alunos estão promovendo o compartilhamento de conteúdo relacionado às aulas, em podcasts e publicações no Instagram, para ampliar as discussões.

Homenagem ao jornalista e professor Ricardo Viveiros

Em 15 de maio, o mackenzista Ricardo Viveiros, jornalista e escritor, foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo. Viveiros foi condecorado com a Medalha Anchieta, a mais alta honraria concedida pela Câmara, e com o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. A iniciativa partiu do vereador Eliseu Gabriel para reconhecer a atuação dos mais de 40 anos de Viveiros em rádios, jornais, TVs e revistas na capital paulista. De acordo com o vereador, o jornalista e escritor contribui para a defesa de princípios democráticos, educação, cultura, direitos humanos e meio ambiente. “Ele junta a fama com a qualidade pessoal. É uma pessoa boa, generosa, que pensa no bem comum. Estamos colocando luz sobre uma pessoa importante para a cidade, alguém com humanidade e de respeito ao próximo”, adicionou Eliseu Gabriel.

Diretor-presidente da Ricardo Viveiros & Associados, o homenageado é doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); conselheiro da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da União Brasileira de Escritores (UBE); e membro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, da Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais e da Federação Internacional dos Jornalistas.

Parceria com Instituto Liberdade Econômica

Em 11 de maio, o presidente do Instituto Liberdade Econômica (ILE) do Rio Grande do Sul, Jerônimo Pizzolotto Goergen, se reuniu com autoridades mackenzistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) para a assinatura de Memorando de Entendimento (MoU) entre as instituições, a fim de promover a colaboração científica, técnica, educacional e cultural. O documento tem validade de cinco anos a partir do acordo. De acordo com o coordenador do CMLE, professor Vladimir Fernandes Maciel, esse entendimento é uma forma de estabelecer uma parceria que permita a realização de eventos, estudos e projetos em conjunto, fornecendo dados produzidos pelo CMLE para subsidiar os materiais do ILE, o que também cria um novo canal para as produções do Centro. Para o presidente do ILE, que foi relator da Medida Provisória n. 881/2019, posteriormente convertida na Lei n. 13.874/2019, a Lei de Liberdade Econômica, a atuação com o Mackenzie permite que o Instituto amplie os esforços no incentivo ao empreendedorismo e na melhoria do ambiente de negócios.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página