Autoridades do Mackenzie, representantes da Sumitomo e pesquisadores envolvidos no projeto

NTAI/Mackenzie

MackGraphe firma parceria com a Sumitomo Riko

O Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologia (MackGraphe) iniciou nova parceria em PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) com a empresa Sumitomo Riko, que atua no setor de peças automotivas. O projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um novo material polimérico nanoestruturado com materiais bidimensionais que deverá conferir maior capacidade de barreira a gases (produto comercial da empresa parceira). O início do projeto foi conduzido pelo representante da Sumitomo Riko, Matheus Siqueira, e pelo diretor do MackGraphe, Benedito Guimarães Aguiar Neto. Participaram também o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, e a equipe de pesquisadores envolvidos.

br.freepik.com

A influência do chat GPT na educação e pesquisa

Em 27 de abril, o Núcleo de Estudos Avançados (NEA) da UPM promoveu a conferência com o tema “Os impactos da inteligência artificial na educação e na pesquisa”, evento que faz parte do ciclo de debates do NEA: O futuro da Universidade no Brasil. O palestrante do dia foi o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Fabio Gagliardi Cozman, que faz parte do Centro de pesquisa sobre inteligência artificial (C4AI), formado em parceria entre a USP, a IBM e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O coordenador do NEA, professor Wilson Toshiro Nakamura, reiterou a importância de discutir o tema, “sabemos que a inteligência artificial terá um grande impacto no mercado de trabalho, na sociedade e também na universidade, então considero muito importante trazer essa discussão para dentro do Mackenzie”, declarou.

 

Semana do CCSA reforça a aproximação com o mercado de trabalho

O Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM, em parceria com a Empresa Junior Mackenzie de Consultoria, realizou em 8 de maio a abertura da Semana do CCSA, cuja programação contou com mais de sessenta palestras e workshops voltados aos alunos dos cursos da unidade acadêmica. A abertura do evento teve a participação do head de Big Data e Analitycs do Santander, Alexandre Minato, que abordou a importância de novas tecnologias e da inteligência artificial no mercado de trabalho e como este deve estar cada vez mais próximo do ambiente acadêmico. O diretor do CCSA, Cláudio Parisi, afirmou que o evento também é importante para os professores se manterem atualizados e em contato com as exigências do mercado. Já o coordenador de extensão do CCSA, Wagner Ricarth, reforçou a importância da participação dos alunos no evento. A pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein, representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, também esteve presente na Semana do CCSA.

Lições de liderança – O encerramento do evento contou com palestra do CEO da Bauducco, Andrea Martini, que tratou de um conjunto de sete atitudes fundamentais para se afirmar como líder no trabalho e na vida. Com mais de 30 anos de vivência no mundo corporativo, Martini já atuou em Marketing e Gestão global, passando por sete países distintos na Europa e na América Latina. Dentre os principais conselhos e fundamentos que guiaram sua carreira, Martini destaca, além da humildade, o contínuo aprendizado necessário. Além disso, ele vê com bons olhos a aproximação da Universidade e do mercado.

Kondzilla palestra em evento do CCL Mackenzie

O Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM realizou em 4 de maio a 4ª edição do Hey, Digital!, evento que busca aproximar a universidade e o mercado de trabalho por meio de temas relacionados à comunicação e ao meio digital. No período da noite, o convidado foi o fundador da produtora e do selo musical Kondzilla, Konrad Dantas, que também é criador, diretor e produtor de Sintonia, série brasileira mais assistida na Netflix. A Kondzilla é o maior canal do YouTube no Brasil, com 66 milhões de inscritos. Na ocasião, o convidado falou sobre sua trajetória de vida e sobre o mercado da música. Segundo ele, esse mercado oferece oportunidade para todos e está mais barato produzir e distribuir, mas não basta só talento, é necessário o investimento e um bom marketing.

Seminário sobre Nanomateriais e Nanodispositivos

Em 16 de maio, o MackGraphe recebeu o seminário “Simulações Avançadas de Nanomateriais e Nanodispositivos”, ministrado pelo pesquisador e especialista em simulação aplicada em projetos de nanomateriais e CEO da Fiber Inova, Leandro Antunes Berti. O evento foi aberto a toda a comunidade de técnicos e pesquisadores do Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologia (MackGraphe) e de outras instituições. Foram descritos os avanços obtidos na área da simulação computacional aplicada a materiais, com o uso de diversas ferramentas — softwares — da empresa canadense NANOACADEMIC. Entre as soluções de programas, destacou-se o NanoDCAL, uma plataforma para a criação de materiais, interfaces e predição de suas propriedades.

Mackenzistas realizam ação em prol da Cidade dos Meninos

Os alunos dos componentes curriculares de Marketing I e II, do primeiro e quarto semestres do curso de Administração do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UPM, campus Campinas, promoveram uma Feira e Brechó Solidários em 16 de maio na Instituição. A arrecadação com a venda de roupas e alimentos somou mais de R$ 4 mil, valor revertido para a instituição Cidade dos Meninos, que abriga cerca de noventa crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O valor será destinado ao auxílio com as necessidades básicas da casa, como a compra de leite. O evento reforça o compromisso social da UPM, alinhando sua missão de educar e cuidar do ser humano para o exercício pleno da cidadania à visão de ser reconhecida como uma instituição confessional, presbiteriana e filantrópica.

Oficina de produção de tecidos com recicláveis

O laboratório FabLab Mackenzie Campinas do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UPM recebeu cerca de 25 mães e cuidadoras de jovens assistidos da APAE para a oficina “Produção de tecido com material reciclado: tecido de plástico”, evento que aconteceu em 25 de maio. Durante o curso, as participantes aprenderam a fazer tecido plástico com a reciclagem de sacolas de supermercado, prática que as colocou diante da importância da reutilização de materiais, além de conscientizá-las quanto aos desafios ambientais pelos quais o planeta passa. A professora Larissa Ferrer, coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e de Produção da UPM, afirma que o laboratório está cumprindo sua principal missão: ser um espaço de integração entre a Universidade, as empresas e a comunidade. Aberto aos estudantes, professores, pesquisadores e à comunidade, o laboratório FabLab Mackenzie Campinas conta com infraestrutura comparada aos melhores centros de pesquisas do país.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página