Milton Flávio Moura, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie
Foto: NTAI/Mackenzie
Gosto da comparação do Mackenzie com um grande navio em navegação. Ao colocar as mãos no leme, percebe-se a necessidade de planejamento e de ações muito coordenadas para ajustar sua rota, pois o Norte já está dado.
Iniciamos um novo ciclo na gestão desta grande e centenária Instituição e trazemos conosco dois sentimentos de quem já conhece o Mackenzie há mais de 10 anos e que agora passaremos a vivê-lo em seu dia a dia: encantamento e pertencimento.
O que se realiza no Mackenzie tem um propósito e se relaciona com a beleza de seu ambiente e ao mesmo tempo produz um senso de querer fazer parte. Contaremos com isso para a orquestração dos movimentos necessários e para seguirmos navegando.
No Mackenzie, as coisas funcionam e temos responsáveis! A Diretoria vai trabalhar junto a todos e de forma compartilhada, de modo que, ao fornecermos o rumo, todos possam melhorar a navegação em ritmo e segurança e ainda estar mais preparada para as adversidades, com abertura para as mais diversas contribuições. Seremos bons ouvintes.
Desse modo, trabalharemos para o fortalecimento das Unidades de Negócios (UNs), sejam os centros de resultados, sejam os centros de serviços, considerando os pilares: confessionalidade, desenvolvimento e resultado. Tudo o que realizaremos vai considerar a identidade institucional do Mackenzie e os princípios fundamentais nela contidos; ser pautado por ações que levem ao progresso, ao crescimento e aos próximos passos a serem dados; e buscar um fim proveitoso que crie valor para nossa Instituição.
Somos conhecidos como educadores e passamos recentemente a cuidar da saúde também, e essa diversidade de áreas de atuação demanda qualificação. O Mackenzie amadureceu ao longo de sua história e continuará seu aprendizado para servir e tratar esse novo segmento, respeitando seu legado de procurar sempre fazer melhor, contando com a graça de Deus e caminhando em Sua dependência e sob Suas bênçãos.
O Norte do Mackenzie é Cristo, sua referência para a navegação, seu porto seguro e seu destino. O “espírito mackenzista” tão percebido e sentido por todos que conosco se relacionam está intimamente ligado a essa orientação. Teve seu início no coração de seus precursores com a prática do amor a Deus sobre todas as coisas, bem como o amor ao próximo como a eles mesmos.
Esse comportamento histórico e cultural nos permite ter a expectativa de sermos ainda mais integrados, com passos sincronizados a ponto de nos servirmos mutuamente, cada um olhando com atenção às necessidades de todos que nos cercam e, acima de tudo, às necessidades do Mackenzie. Assim, nosso ambiente e nossos processos de trabalho serão ainda melhores, uma verdadeira celebração!
A orientação maior virá do mandato recebido do Conselho Deliberativo do Mackenzie e contido no Planejamento Estratégico. Com esse direcionamento, elaboraremos planos para ciclos continuados de 100 em 100 dias, com revisões a cada 50 dias. Isso será assim para remirmos o tempo e sempre considerarmos as necessárias correções para os próximos ciclos que virão.
Trabalharemos forte e juntos por um Mackenzie fiel aos seus princípios e para os melhores resultados possíveis em cada uma de nossas frentes, servindo ao nosso país, para que toda a glória seja do Senhor Deus, que tudo fez para o nosso bem e do Senhor Jesus Cristo, nosso Norte, a quem procuramos servir com integridade.
Que Deus nos abençoe e nos faça melhores para o Mackenzie!