A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) deu início, em agosto, à primeira turma do curso de extensão sobre os fundamentos e os aspectos práticos do Direito Digital. As aulas são ministradas pelos professores Rodolfo Tamanaha e Marcelo Bechara. A ideia é explorar, por meio da análise da legislação e da jurisprudência e de discussões de casos concretos, as principais questões jurídicas relacionadas ao Direito Digital, capacitando os participantes para a atuação profissional e acadêmica. O curso é voltado para estudantes, advogados, servidores públicos, profissionais de relações governamentais ou ligados à área de tecnologia, marketing e negócios digitais.
Brasília
Fotos: br.freepik.com
As perspectivas do ensino remoto e híbrido para uma educação de excelência foi o tema das discussões e reflexões confirmadas para a segunda Jornada Pedagógica de 2021, da FPMB, realizada nos 27 e 28 de julho. O evento, restrito aos docentes, coordenadores e diretores do Mackenzie, inaugurou a etapa final do ano letivo focado nos esforços realizados pela Instituição para assimilar e utilizar, de forma estratégica, as tecnologias educacionais e as inovações pedagógicas mais eficientes na formação profissional e humana, enfrentando as barreiras impostas pela pandemia do coronavírus. O objetivo foi garantir a segurança dos estudantes e uma educação superior de nível premium. Participaram da solenidade de abertura: o professor Walter Eustáquio Ribeiro, diretor Desenvolvimento Humano e Infraestrutura (DESIN) do IPM, e o pastor Ithamar Clímaco Ximenes, capelão da unidade Brasília do Mackenzie.
Em 4 de agosto, a FPMB realizou uma transmissão ao vivo, em seu canal do YouTube, da 3ª edição do Simpósio de Processo nas Cortes Superiores: Temas atuais e controvertidos na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF). O evento foi conduzido pelos professores Fabiano Tesolin, coordenador do curso de Pós-Graduação Processo nas Cortes Superiores, e Evie Malafaia, uma das responsáveis pelo Projeto Elas no Processo, parceiro da especialização. Foram abordados no simpósio temas como Recursos excepcionais, Reclamação constitucional e o Sistema Brasileiro de Precedentes. A professora Júlia Ximenes, coordenadora da pós-graduação da FPMB, foi mediadora de um dos painéis apresentados no evento. Participaram também das apresentações os professores Dulce Pontes, Renata Cortez Vieira Peixoto, Fernanda Gomes, Mauro Pedroso, André Erhardt, Ana Lúcia Pretto Pereira, Flávia Hill, Ana Beatriz Presgrave e Luiz Krassuski.