Inauguração da nova sede deverá ampliar oferta de cursos de graduação e ativar novas oportunidades na pós-graduação.
Desde 2008, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (FPM Rio), mas já faz parte dessa história desde 2005, quando se associou ao Instituto Brasileiro de Contabilidade (IBC), gestor da Faculdade Moraes Júnior. As origens do IBC remontam ao ano de 1916, quando passou a ofertar cursos com o objetivo de aprimorar os conhecimentos para o exercício profissional da contabilidade. Contudo, foi apenas em 1964, depois de ampliar sua oferta de ensino ao longo das décadas, que o IBC passou a contar com o ensino superior, tornando-se a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas do IBC e, mais tarde, apenas Faculdade Moraes Júnior, em homenagem a um dos fundadores do instituto que mais lutou por essa conquista.
Wladymir Soares Brito, diretor-geral da FPM Rio
Wladymir Soares Brito, diretor-geral da FPM Rio
A chegada do IPM trouxe melhorias na infraestrutura e na qualificação do corpo docente, entre outros benefícios. Atualmente, a FPM Rio oferece quatro cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito, e mantém programas de pós-graduação lato sensu em ambiência com a oferta da graduação. “Na graduação, a maior procura tem sido em Direito há alguns semestres. Percebemos maior busca pelo curso de Administração, certamente por força da nota máxima obtida no último Enade. Na pós, a busca se concentra nos cursos de Ciências Contábeis, com destaque para a área tributária e de auditoria”, relata o diretor-geral Wladymir Soares Brito.
Com mais de mil alunos, a FPM Rio está estruturada em 37 salas de aula; quatro laboratórios de informática; salas de convivência para o alunado; espaço para o Diretório Acadêmico e para a Atlética; além de ampla e confortável biblioteca, com salas de estudos individuais e em grupo. As atividades extracurriculares acontecem por meio dos núcleos de práticas acadêmicas: Gestão Aplicada e Empresa Júnior (curso de Administração), Prática Contábil (curso de Ciências Contábeis), Estudos e Pesquisas Econômicas (curso de Economia) e Prática Jurídica (curso de Direito). “Também ocorrem por meio das Coordenadorias atividades complementares, atividades interdisciplinares e de pesquisa, semanas acadêmicas, visitas técnicas guiadas etc. Sempre voltadas para o fortalecimento do ensino e da prática, consolidando as competências e habilidades buscadas”, explica o diretor-geral.
Wladymir relata que, com a chegada do IPM à gestão, os avanços significativos na Instituição começaram a ser percebidos rapidamente. Na esfera pedagógica houve a atualização e o aprimoramento do quadro docente; a contratação de expressivo número de mestres e doutores; e o estímulo ao desenvolvimento na carreira acadêmica dos professores da casa. “Em relação ao corpo docente, nos pautamos em metas e diretrizes que propiciem a valorização da carreira docente, o reconhecimento da produção intelectual e científica e o estímulo às atividades de ensino, pesquisa e extensão”, informa o diretor-geral.
O corpo docente da FPM Rio é composto, quase em sua totalidade (96%), de mestres, doutores e pós-doutores, sendo estimulada a formação de qualidade contínua. Semestralmente é realizada a Semana de Atualização Pedagógica e do Encontro Docente — sempre na última semana que antecede o início das aulas —, quando são promovidas capacitações dos docentes, apoiando eventos e congressos que tratem de questões relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, bem como a participação no Fórum Permanente de Reflexão Docente, espaço que visa apoiar o docente no processo de planejamento de ensino e avaliação. “Também contribuímos institucionalmente para o aprimoramento pessoal e profissional dos docentes, com o intuito de assegurar um corpo cada vez mais qualificado, com apoio à sua participação em congressos nacionais e internacionais, palestras e seminários, a fim de combinar a apresentação de trabalhos e a atualização acadêmico-profissional em nome do Mackenzie”, diz Wladymir. “Buscamos incentivar as atividades desenvolvidas na área da pesquisa e extensão ou concernentes à produção, à ampliação, à revisão e ao aprofundamento do conhecimento. Essas relevantes políticas educacionais são sistematicamente executadas para que se efetive e cumpra a visão e a missão do Mackenzie visando à excelência sempre almejada”, completa.
Segundo o diretor-geral, o investimento no corpo docente tem se mostrado correto, pois ele interage o tempo todo com o aluno, influenciando e moldando carreiras. “Ele levará ao alunado as diretrizes acadêmicas desenhadas pelo Mackenzie Rio. A CPA aqui atua de forma relevante, pois a devolutiva das pesquisas empreendidas com os alunos — em que cada docente recebe sua avaliação — abre o caminho para mudanças, correções de rota ou melhoria de condutas. O compromisso do Mackenzie Rio é com o aprimoramento de seu corpo docente”, conclui.
No que se refere à infraestrutura, houve todo um processo de modernização, com a atualização das ferramentas e dos processos de gestão, a ampliação significativa dos docentes integrais e parciais e o investimento no protagonismo discente. “Tais investimentos geraram uma revolução conceitual na comunidade acadêmica, fazendo com que os cursos e a Instituição alcançassem notas máximas em visitas in loco do MEC e no Enade, fruto da visão abençoada de nossa mantenedora, o IPM”, declara o diretor-geral.
Ensino superior no Rio de Janeiro
De acordo com o gestor, o mercado de educação superior no Rio de Janeiro é bem estratificado, uma vez que muitas Instituições de Ensino Superior (IES) operam no segmento “preço” e poucas se posicional no nicho diferenciado e premium. “O Mackenzie Rio nasceu para alcançar esse último segmento. Nossa qualidade e excelência de ensino caminham nesse jaez. Esse é o nosso projeto. Visando a tal meta, o IPM acaba de adquirir uma linda sede própria, no aprazível bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, o que possibilitará atualizar e ampliar o portfólio de cursos do Mackenzie Rio, bem como reposicionar a espetacular marca Mackenzie”, celebra Wladymir.
“Entramos no mercado do Rio com cursos competitivos e excelente avaliação do MEC. Agora, com a inauguração da nova sede, teremos a oportunidade de expandir o número de cursos, voltados a um novo mercado. Poderemos oferecer uma estrutura bem mais adequada para o ensino, a pesquisa e a inovação. Com isso, também esperamos aumentar a oferta de cursos de pós-graduação, sempre conectada às demandas de mercado”, declara Carlos Cesar Bof Bufon, diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação do IPM.
Além de oferecer ensino de excelência, a FPM Rio segue as diretrizes e a missão institucional do IPM, realizando projetos sociais por meio do Mackenzie Voluntário, gerido pela Capelania da unidade, envolvendo em seus projetos professores, alunos e funcionários. Dentre elas, destacam-se as campanhas de doação de sangue; captação e doação de agasalhos, cobertores e alimentos para população de rua; e atendimentos em abrigos, hospitais e orfanatos.