Mestrado Profissional em Computação Aplicada

A Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece o curso de Mestrado Profissional em Computação Aplicada, que tem por objetivo propiciar um nível de qualificação avançada ao egresso, com uma sólida base de ensino, permitindo que a transferência real de conhecimento para os alunos cause impacto profissional significativo em suas carreiras. São duas as linhas de pesquisa: Ciência de Dados e Sistemas Interativos. O programa foi lançado em 3 de agosto pela Faculdade de Computação e Informática (FCI) com a apresentação do webinar “O mestrado profissional em Computação Aplicada e o Mercado Corporativo”.

Professora mackenzista participa de conferência internacional

A professora Denise Abade, da Faculdade de Direito (FDir) da UPM, participou da Conferência Anual do Berkeley Center on Comparative Equality and Anti Discrimination Law, organizada pela Universidade de Cape Town (África do Sul). Realizado on-line, de 14 a 16 de julho, o evento reuniu grandes nomes mundiais do Direito e teve como tema “Diversidade e inclusão”. A mackenzista foi a única professora brasileira do evento, integrando a plenária do primeiro dia, denominada “The impunities taking place under the guise of coronavírus”, e o workshop “Gender, corruption and inequality”, que ocorreu no dia 15.

Higienópolis

Fotos: Divulgação

Engenharia Mackenzie firma parceria com Grupo Isorecort

A Escola de Engenharia (EE) da UPM assinou um convênio de cooperação com o Grupo Isorecort, indústria brasileira que se destaca como uma das maiores companhias em transformação de poliestireno expandido (EPS). A parceria teve início em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Engenharia Civil da UPM. Com a orientação da professora Fabiola Rago Beltrame, os recém-engenheiros Letícia Batista Araújo de Lima, Matheus Nunes Moreira, Thomas Hideki Kuninari e Rodolfo Cervelle Santos avaliaram o desempenho dos painéis de EPS revestidos com argamassa armada como sistema construtivo. Os resultados promissores chamaram a atenção da Isorecort, que passou a fornecer os painéis, os materiais e a mão de obra para a execução do projeto no laboratório de estruturas da É e auxiliou nos ensaios de resistência. Com o apoio da professora Patrícia Barboza da Silva, coordenadora do curso; do professor Alfonso Pappalardo; e da orientadora Fabiola, a partir de agora o projeto passa a ser uma cooperação entre a indústria e a Universidade.

Fotos: br.freepik.com

UPM sediou Conferência Internacional sobre Clínicas Jurídicas

A Faculdade de Direito (FDir) da UPM sediou, de 4 a 6 de agosto, a Conferência Internacional sobre Clínicas Jurídicas e Acesso à Justiça, realizada de forma on-line. No evento foram apresentados painéis nacionais e internacionais sobre atividades clínicas já consolidadas, com a finalidade de troca de experiências, compartilhamento de resultados e exposições teóricas para docentes que pretendem começar a empreender esforços no ensino das clínicas jurídicas. O evento resulta de uma parceria da FDir com outras instituições brasileiras e estrangeiras, como a Universidade Ibmec, de São Paulo; a Universidad del Rosario, de Bogotá, Colômbia; e a Escola de Direito Pepperdine Caruso, de Los Angeles, Estados Unidos.

Fashion Law e as complexidades jurídicas da moda

O Fashion Law ou Direito da Moda é uma nova área do Direito que foca em aproximar os dois setores, com o objetivo de utilizar a legislação para resolver os problemas relacionados à indústria da moda. Renata Domingues Balbino Munhoz Soares, professora da Faculdade de Direito (FDir) da UPM e Representante da Educação Continuada e-LLM em Fashion Law da UPM, aponta cinco curiosidades sobre a área: 1) Não é um curso só para advogados, uma vez que as aulas trazem temas importantes para todos os profissionais presentes nessa extensa cadeia produtiva; 2) Colabora com o desenvolvimento do setor, posto que a legislação é importante para auxiliar nesse aspecto; 3) O Direito está presente em todas as etapas do setor da moda, pois existe a necessidade de proteção legal para todas as etapas do desenvolvimento dos produtos; 4) Oferece proteção aos criadores graças ao direito de propriedade intelectual, que pode proteger marcas e criadores; 5) A moda envolve diversas áreas do Direito, como civil, trabalhista, ambiental, societário, entre outros. Para quem tem interesse, o programa e-LLM em Fashion Law é oferecido pela Educação Executiva Mackenzie como pós-graduação lato sensu da UPM.

Trabalhos de mackenzistas participaram da Jornada Nacional de Iniciação Científica

A UPM teve 17 trabalhos de Iniciação Científica selecionados para participar da Jornada Nacional de Iniciação Científica, evento organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu entre os dias 18 e 24 de julho, na 73ª Reunião Anual da SBPC. Os trabalhos pertencem a diversas áreas do conhecimento e foram todos desenvolvidos por alunos da UPM, como: “Inteiro no pedaço: cortiços e espaço público no Bixiga”, de Larissa Nogueira Reis, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU); “E se a cidade fosse nossa? O controle social no espaço urbano paulistano a partir de junho de 2013”, de Maria Eduarda Soares de Alvarenga, da Faculdade de Direito (FDir); e “Mensuração do grau de risco de investimentos financeiros disponíveis no mercado brasileiro”, de Giovanna Coldibelli Martins, do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT).

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página