br.freepik.com

UPM e CBM promovem recital

Em comemoração aos 70 anos, a UPM realizou, em 30 de julho, no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis, a apresentação do recital em homenagem a Osvaldo Lacerda, em parceria com o Centro de Música Brasileira (CMB). O evento contou com a participação da renomada pianista brasileira Maria José Carrasqueira, que desenvolve uma intensa carreira como solista, recitalista, camerista, professora, pesquisadora e conferencista; e do pianista convidado Lucas Gonçalves, que obteve o primeiro lugar nos principais concursos de piano do país. O recital também teve a participação da flautista americana Wendy Rolf, especialista em flautas antigas e modernas, que realiza apresentações em todo o território estadunidense.

Recepção aos calouros 2022.2

Em 3 de agosto foi realizada a Recepção institucional dos alunos dos campi Higienópolis e Alphaville da UPM, evento que também aconteceu no dia seguinte para os estudantes do campus Campinas. “É uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem as inúmeras oportunidades dentro da Universidade, sejam específicas para os calouros, sejam aquelas que eles terão ao longo da trajetória estudantil. Além disso, é um momento muito interessante de integração entre os estudantes dos diferentes cursos”, afirmou a coordenadora de Desenvolvimento Discente e de Carreiras (CDD), Paola Biselli. As atividades tiveram continuidade nos dias seguintes, quando a CDD, ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PRGA), preparou, em parceria com os Diretórios Acadêmicos e Ligas Atléticas, uma programação recheada de conteúdo para você conhecer todas as ações e oportunidades que o Mackenzie oferece.

 

Mackenzie sediou a 12ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência

O campus Higienópolis do Mackenzie recebeu, em 20 de julho, a 12ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência, promovido pela Prefeitura de São Paulo. O evento foi realizado no mês de celebração ao aniversário de 31 anos da Lei nº 8.213/91, que estabelece que empresas com cem ou mais funcionários preencham parte de seus cargos com pessoas com deficiência (PCD).

Ao todo, 30 empresas participaram da feira de contratação — incluindo o próprio Mackenzie —, 525 vagas foram oferecidas ao público e 540 pessoas compareceram ao evento. A primeira etapa foi a triagem do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE), feita com mais de 400 candidatos que se inscreveram previamente. O candidato era identificado e encaminhado para as equipes de seleção das empresas, que criaram o próprio processo seletivo. Mais de 1.200 encaminhamentos para as próximas fases foram feitos.

Segundo a responsável técnica pelo Programa Mackenzie Inclusão, do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Cristiane Lico Pieroni, o Mackenzie já tem uma história de inclusão. “Nosso papel é trazer a pessoa e fazer com que ela se sinta parte e participe da vida do Mackenzie como um todo”, disse. O estande do Mackenzie ofereceu vagas e realizou cadastros para oportunidades de trabalho presencial.

Visita do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército

A UPM recebeu, em 5 de julho, a comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro, comandada pelo general de exército Guido Amin Naves. O encontro aconteceu no campus Higienópolis e tratou do Acordo de Cooperação entre as instituições, documento amplo que serve como um guarda-chuva para diversas iniciativas interinstitucionais, sobretudo voltadas à pesquisa aplicada.

Na ocasião, o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, destacou o prazer do Mackenzie em manter essa parceria de pesquisa e desenvolvimento com o DCT por vários motivos. O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, pontuou que, apesar de o período da pandemia ter atrapalhado o andamento de alguns trabalhos, houve também avanços. O general Amin deixou claro que, em relação ao acordo com o Mackenzie, permanece o interesse, por parte do DCT, em manter e reforçar essa atividade conjunta. “É um acordo que vai até 2025 e nos permite muitas possibilidades, que queremos usar para produzir coisas concretas, atendendo a demandas da força para melhor servir e buscando sempre o ganho para ambas as instituições e para a sociedade”, assinalou.

O general Amin ainda esclareceu que, para além da interação com a EE e com o Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), há interesse na área de eficiência energética e segurança cibernética. “Estamos para inaugurar um laboratório de segurança cibernética no Instituto Militar de Engenharia (IME), inclusive, e podemos trabalhar juntos nessa área”, adicionou ele.

Mackenzista palestra na recepção da Pós-Graduação

Em 4 de agosto aconteceu a recepção aos alunos ingressantes na Pós-Graduação Lato Sensu da UPM, com a palestra do mackenzista, Sergio Sabino. Com o tema “Liderar é preciso, mandar não é preciso”, a palestra promoveu o acolhimento aos novos alunos e foi transmitida pelo YouTube Graduado pela UPM em Publicidade e Propaganda, com ênfase em Marketing, Sabino possui mais de 23 anos de experiência em comunicação, inteligência de mercado, planejamento estratégico e gestão geral no segmento de serviços B2B e mercado financeiro. Atualmente, ele ocupa o cargo de diretor de Marketing, Comunicação e Business Development do Machado Meyer Advogados e conduz projetos multidisciplinares e integrados com diversas práticas do escritório.

Pró-Reitora de Graduação, Janette Brunstein, ao lado do reitor da UPM, Marco Tullio Vasconcelos e do capelão reverendo Piacenti.

NTAI/Mackenzie

Recepção aos pais

A UPM realizou, em 30 de julho, a Recepção aos pais, no campus Higienópolis, a primeira edição do evento de forma presencial desde o início da pandemia de covid-19, sendo um marco para as famílias e para a UPM. Todos os anos, o objetivo da recepção é apresentar para os responsáveis toda a infraestrutura da UPM — salas, laboratórios, áreas comuns —, além das oportunidades de internacionalização, ingresso no mercado de trabalho, desenvolvimento estudantil e esportivo, entre outras. Para o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, a recepção é uma tradição mackenzista pautada na proximidade entre a Instituição e as famílias dos estudantes.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página