br.freepik.com

Duas Academias em Diálogo

Direito Em 7 de julho foi realizado o congresso Duas Academias em Diálogo: Reflexões a partir das Políticas Públicas e Tributárias, promovido pelo Centro Mackenzie de Estudos Avançados em Políticas Públicas e de Integridade (CEMAPI) e pela Faculdade de Direito (FDir) da UPM, em conjunto com a Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa.

O objetivo foi promover a reflexão sobre temas do universo das políticas públicas e tributárias, além de iniciar uma investigação colaborativa entre as duas instituições. Dividido em cinco painéis, o congresso contou com a participação de especialistas que representavam a UPM e a universidade portuguesa.

O responsável pela coordenação do evento, por parte do Mackenzie, foi o diretor acadêmico do CEMAPI, também conhecido como Mackenzie Integridade, professor Antonio Carlos Rodrigues do Amaral. As discussões abordaram diversas perspectivas no cenário da integridade, das políticas públicas e tributárias, inclusive pensando no quadro pós-pandemia.

br.freepik.com

Políticas sociais na União Europeia foram tema de webinar

Direito Em 22 de julho foi realizado o webinar “Inovação nas políticas sociais: a experiência e os impactos dos investimentos sociais na União Europeia”, que discutiu como as políticas públicas podem incrementar as ações de universidades, empresas, ONGs e investidores nas áreas de Educação, Emprego, Justiça Social e Saúde. O evento foi promovido pelo Centro Mackenzie de Estudos Avançados em Políticas Públicas e de Integridade (CEMAPI), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito Econômico Político (PPGDPE) e a Faculdade de Direito (FDir) da UPM. O webinar abordou os estudos do Centro de Pesquisas da Comissão Europeia e da Escola de Governança Transnacional do Instituto Universitário Europeu de Florença, avaliando as estratégias de investimento de impacto social, propostas e realizadas na União Europeia. Também foram apontadas experiências que podem servir como inspiração para as políticas públicas sociais do Brasil.

br.freepik.com

FDir realiza curso de extensão sobre Direito Animal

Direito A Faculdade de Direito (FDir) da UPM está realizando o curso de curta duração Direito Animal, voltado para profissionais da área jurídica, médicos veterinários e estudantes da graduação e da pós-graduação dessas áreas. O curso apresentará bases teóricas e práticas, além da legislação destinada à proteção dos animais. Dentre as aulas ministradas ao longo do curso estão módulos específicos com desdobramentos profundos do tema, abrangendo: Introdução ao Direito Animal; Tutela dos animais no Direito Constitucional; Tutela dos Animais Silvestres e de Companhia; Bem-estar de Animais de Produção; Animais em Processos Judiciais; e Tutela de Animais no Direito Penal.

Higienópolis

Uma viagem pelos vinhos do velho e novo mundo

Gastronomia Convidados da UPM tiveram uma experiência de enogastronomia, com vinhos selecionados e um cardápio das regiões de Portugal e do Chile, sem sair do campus Higienópolis. O Enogastronomia: Vinhos do Velho Mundo e Novo Mundo | Portugal e Chile, promovido pelo curso de Gastronomia da UPM, aconteceu em 18 de junho, no Laboratório de Bebidas do Prédio 38.

A escolha dos vinhos, segundo a coordenadora do curso de Gastronomia, Camila Landi, foi feita pelo sommelier Antônio Bravo, da empresa Qualimpor. Já os pratos servidos foram selecionados pela própria coordenadora e pelo professor de Gastronomia, Maurício Lopes.

Alunos voluntários participaram do preparo dos pratos no dia anterior para que a equipe presente no dia do evento pudesse finalizá-los. O time da noite era formado pelos professores da Gastronomia: Maurício Lopes; Marcelo Neri; as técnicas da Cozinha Experimental do curso, Jessica Siqueira e Letícia Bezerra; e a coordenadora Camila Landi.

De acordo com Camila Landi, este foi o primeiro de uma leva de cursos de curta duração com a mesma proposta, que acontecerão a partir do segundo semestre, em parceria com a Qualimpor. Por ser a estreia do curso, o evento foi fechado para convidados, entre eles o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, e sua esposa Ana Lucia Fontes Vasconcelos.

UPM recebe comitiva da Pyongyang University

PRPG PRCA A UPM recebeu, em 30 de junho, no campus Higienópolis, a comitiva da Pyongyang University of Science and Technology, da Coreia do Norte, para discutir possíveis parcerias, áreas afins entre as duas instituições e assinatura do memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) entre as universidades.

As tratativas entre as duas instituições se intensificaram em encontro ocorrido na semana anterior, em 22 de junho, quando a comitiva da Pyongyang esteve no Mackenzie. O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, os recebeu ao lado do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG), professor Felipe Chiarello; do presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura; e do conselheiro do IPM, Nehemias Curvelo Pereira.

Dessa vez, a comitiva da Pyongyang University of Science and Technology retornou ao campus Higienópolis para a assinatura do memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) entre as instituições.

Estiveram presentes na assinatura o pró-reitor de Controle Acadêmico (PRCA), Wallace Tesch Sabaini, representando o reitor da UPM; a coordenadora dos programas de pós-graduação, professora Maria Cristina Trigueiro, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; e o coordenador da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), professor Pedro Buck. Por parte da Universidade Pyongyang estavam presentes, o reitor Lee Sung Rul e sua esposa Park Jae Sook; o intérprete Ko Young Gyu; e os acompanhantes Park Jee Ung e Kim Sung Lim.

br.freepik.com

Consolidando processos pedagógicos

PRGA A UPM, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PRGA), realizou, de 27 a 29 de julho, o V Fórum de Aprendizagem Transformadora, evento voltado para a capacitação e a atualização do corpo docente da Instituição.

Na abertura, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, deu as boas-vindas aos professores e celebrou o retorno das atividades do segundo semestre. De acordo com ele, a implantação de novos recursos pedagógicos, que priorizem a aprendizagem transformadora, deve ser fruto do trabalho entre a Universidade e o corpo docente.

Para o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, o processo de aprendizagem deve ser o foco do ensino. Já a pró-reitora de Graduação, Janette Brunstein, realizou uma retrospectiva do que já havia sido apresentado nas edições anteriores do Fórum. De acordo com ela, a atual edição representa uma consolidação do evento, com a apresentação da ferramenta chamada e-Portfólio.

Aluna e docente mackenzistas fazem cursos na Europa

Engenharia A professora da Escola de Engenharia (EE) da UPM, Mariana Zuliani Theodoro, e a aluna do curso de Pedagogia da UPM, Amanda Porfírio, foram selecionadas e contempladas pelo programa TopEspanha, do Santander Universidades, o qual ofereceu um curso de três semanas na Universidade de Salamanca, na Espanha.

O programa inclui hospedagem, alimentação e cursos como gramática, história, conversação e espanhol voltado para a área de negócios. A professora Mariana explica que ela e Amanda foram alocadas em diferentes salas de ensino, de acordo com o nível de proficiência de cada uma. “Uma rica experiência em uma das universidades mais antigas do mundo. Sem dúvida, o aprendizado foi ainda mais inspirador e o entusiasmo dos estudantes e professores, renovado”, afirma Mariana.

O TopEspanha do Santander Universidades é um programa anual que beneficia alunos e professores com a oportunidade de estudar na Universidade de Salamanca.

br.freepik.com

Novo curso de Pós-Graduação na Escola de Engenharia

Engenharia A Escola de Engenharia (EE) da UPM está lançando o curso de Pós-Graduação Engenharia da Sustentabilidade com Ênfase em Economia Circular, no campus Higienópolis. Com duração de 18 meses, o curso será na modalidade presencial, com o objetivo de formar profissionais com sólidos conhecimentos em Economia Circular e capacitar a atuação em Sustentabilidade e Meio Ambiente, com foco analítico em relação às questões do tema.

O professor da EE e responsável pelo curso, Alaércio Nicoletti, destacou que a tendência é o aumento na procura por especialistas, tanto no Brasil quanto no mundo, pois a demanda por profissionais com atuação na área de Sustentabilidade cresceu nos últimos anos. “O curso nasceu por meio da identificação das dificuldades do mercado no recém-inaugurado hub de sustentabilidade. Os alunos da pós-graduação terão a oportunidade de ter aulas com professores que estão criando e aplicando modelos de negócio circular”, afirma Nicoletti. Para mais informações, clique aqui.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página