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A entrada da criança na escola gera grandes expectativas, tanto por parte dos pais como das próprias crianças. Por isso, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) — unidade Tamboré estabeleceu uma série de estratégias para facilitar o processo de adaptação dos alunos da Educação Infantil. O início das aulas para os alunos de 3 anos é especial, com atividades diferenciadas e um horário reduzido para as crianças se habituarem com a nova rotina. Já os alunos maiores, além de participar de uma agenda diversa, são avaliados e, se necessário, podem cumprir um horário diferente nesse período inicial, com o objetivo de facilitar a adaptação e fortalecer a segurança emocional. Apesar de a programação ser diferente para cada faixa etária, ela tem o mesmo objetivo: adaptar as crianças ao ambiente escolar com calma e segurança, promovendo a socialização e a integração dos alunos e, consequentemente, garantindo a tranquilidade dos pais ao saber do bem-estar de seus filhos.
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O objetivo da tecnologia educacional é trazer para a educação práticas inovadoras que facilitam e potencializam o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, nas unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), os recursos tecnológicos são sempre utilizados com fins pedagógicos.
O currículo de tecnologia educacional promove, nos espaços Maker e STEAM Kids (STEAM, do inglês Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), situações de aprendizagem que partam de contextos cotidianos da criança para desenvolver habilidades e assimilar conceitos específicos da área. Na prática, isso significa que o conhecimento é adquirido de modo dinâmico e lúdico, o que torna as aulas divertidas para as crianças.
De acordo com a coordenadora tecnopedagógica da Educação Básica do CPM São Paulo, Débora Valletta, a tecnologia educacional está presente em todos os segmentos da Educação Básica do Mackenzie, especificamente nos componentes curriculares: Criatividade e Inovação, na Educação Infantil; STEAM Kids, no Ensino Fundamental 1; Cultura de Inovação, no Ensino Fundamental 2; e STEAM, no Ensino Médio.
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O Dia Nacional da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março. Na data, as instituições são incentivadas a promover eventos para a valorização da pessoa com a síndrome. Pensando nisso, o MackInfono, do CPM São Paulo, produziu conteúdo específico sobre o tema, com informações sobre o diagnóstico e seu acompanhamento. Funcionando como um boletim virtual, o MackInfono é enviado por e-mail para uma base de colaboradores, pais e responsáveis por alunos. Segundo a fonoaudióloga do Colégio, Regiane Fagotto, a veiculação do informativo amplia o conhecimento desses leitores. “Desse modo, o material contribui para que as deficiências, os transtornos do neurodesenvolvimento ou as dificuldades no processo de aprendizagem sejam identificados, diagnosticados e encaminhados de forma assertiva no contexto escolar”, afirma.
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O envolvimento com as produções artísticas é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e cognitivas dos estudantes desde muito cedo. Por isso, no CPM Brasília Internacional, os alunos são introduzidos à Educação Artística desde os primeiros anos na Educação Infantil. O Colégio propõe métodos diferentes para provocar o interesse dos pequenos, ainda desacostumados a trocar de ambiente durante o dia e lidar com todas as informações que acompanham as cores, as formas, os sons e as expressões dos universos explorados pelas artes. Neste ano, as crianças foram reunidas para a pintura livre de um grande painel, que agora está exposto na entrada do bloco da Educação Infantil, em formato que permite registros fotográficos panorâmicos. De acordo com a professora de Artes Visuais e responsável pelo projeto, Sandra Castor, o trabalho acabou provocando a alegria das crianças por causa dessa liberdade de poderem expressar suas impressões com diversas cores e objetos diferentes. Segundo ela, a experiência do trabalho com tinta para crianças pequenas pode ser extremamente satisfatória e importante para elas, em razão do estímulo à criatividade.