NTAI/Mackenzie
Os alunos do primeiro período do curso de Medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) participaram, em 25 e 26 de março, do evento científico com o tema “História da Medicina no Paraná”. O evento foi uma iniciativa da Academia Paranaense de Medicina, da Associação Médica do Paraná e da Universidade Corporativa da AMP (Ucamp). De acordo com o professor da FEMPAR e coordenador do evento, Jurandir Marcondes Ribas Filho, o programa do encontro se constituiu de palestras que abordaram a própria história da Medicina do Paraná e de algumas especialidades médicas no estado, como proctologia, transplante hepático, cirurgia vascular e cardíaca.
br.freepik.com
A Pós-Graduação Modular, com certificado para cada etapa curricular concluída, é uma das principais novidades da FMPB para 2022. A instituição está aplicando o formato aos cursos de especialização, que contam com turmas iniciadas neste primeiro semestre. A ideia é que todos os cursos assimilem o padrão até o final do ano. “Estamos propondo mais oportunidades para que os estudantes possam concluir seu curso de forma personalizada, atendendo a demandas imediatas do mercado profissional e ao mesmo tempo pensando em um desenvolvimento acadêmico com mais flexibilidade”, explicou a professora dra. Julia Maurmann Ximenes, coordenadora da Pós-graduação e Extensão da FPMB. Para conhecer os módulos e os cursos, basta clicar aqui.
Em 16 do março, foi assinado convênio para a colaboração acadêmica de assistência judiciária entre a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e a FMPB. O ato — celebrado pela defensora pública-geral do DF, Maria de Nápolis, e o diretor da Faculdade, Mac Cartaxo Amaral — também marcou a inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas do Mackenzie Brasília (NPJ), que estará no centro dessa parceria. “Um momento marcante para a história do Mackenzie em Brasília. A assinatura desse convênio e a inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas são eventos que aguardamos há muito tempo, ansiosos para ampliar nossa atuação na capital federal, preparar nossos estudantes com grau de excelência ainda maior e, também, com certeza, contribuir com a sociedade em que estamos inseridos”, explicou Mac Cartaxo. Entre outros aspectos, o acordo visa prover atendimento e orientação jurídica gratuita, por meio do Núcleo de Prática Jurídica da FPMB, às pessoas hipossuficientes que são acolhidas pela Defensoria Pública, bem como efetivar a participação dos alunos da Faculdade nos projetos de alcance social, como a Carreta da Defensoria e do SENAC, aulas de cidadania e inclusão social nas escolas públicas do Distrito Federal, entre outras.
br.freepik.com
A FMPB inaugurou seu novo curso de pós-graduação modular Relações Institucionais e Governamentais, que tem como novidade a possibilidade de realizar o programa em quatro módulos distintos: “Inteligência Política”, “Direito Institucional”, “Comunicação Institucional”, “Política Institucional” e “Métodos e Técnicas de Pesquisa”. Cada um deles poderá ser cursado de forma independente, com certificação acadêmica. Mas para concluir o curso é preciso finalizar todos, incluindo o componente “Métodos e Técnicas de Pesquisa”.
“Este é um novo formato com o qual a Faculdade está trabalhando. Esse padrão foi desenhado para atender a demandas urgentes, interesses pontuais e, também, organização particular das pessoas, sem nenhum prejuízo no aprendizado. Garantimos aos estudantes 100% da excelência com a qual a nossa instituição está comprometida há 151 anos”, explica a coordenadora de Pós-Graduação da FPMB, a professora Júlia Ximenes.
O objetivo central do curso é formar profissionais da iniciativa privada capazes de dialogar com o governo e capacitar gestores públicos na tarefa de ouvir a sociedade nas três principais dimensões estratégicas de trabalho: Direito, Comunicação e Inteligência, aprofundando o estudo de estratégias/práticas de RIG, inclusive mediante vivências de internacionalização.
br.freepik.com
A FMPB, em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF), acaba de lançar um curso de pós-graduação de baixo custo para advogados recém-formados. O principal objetivo da formação é atender à necessidade de aprimoramento acadêmico de profissionais recém-formados.
Outra novidade é que o programa poderá ser realizado de forma modular. Neste ano, seis módulos serão oferecidos e poderão ser cursados de modo independente, com certificação do Mackenzie, oferecendo ao estudante a possibilidade de adequar o curso à sua agenda de compromissos e realidade financeira. Durante o ano, novos módulos serão implementados.
As aulas ocorrerão preferencialmente de forma presencial na unidade da FPMB, localizada na 906 sul do Distrito Federal. Ao todo, serão 480 horas/aula, considerando módulos de 80 horas, com cinco componentes curriculares de 16 horas. As turmas serão selecionadas pela própria ESA/DF, com um edital próprio, que será publicado em breve pela entidade.
br.freepik.com
A atuação dos advogados em Cortes Superiores é o objeto central do novo curso de especialização modular da FPMB. Elaborado para atender às novas rotinas profissionais e aos cotidianos reformados pela pandemia de covid-19, a pós-graduação Processo nas Cortes Superiores poderá ser cursada por componentes curriculares certificados separadamente ou agrupados em extensões acadêmicas, antes da conclusão. As aulas abordarão de modo amplo e com profundidade o sistema recursal cível no âmbito dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais, do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, além das ações originárias que tramitam nos Tribunais e no Sistema Brasileiro de Precedentes, proporcionando ampla formação para a atuação na área processual específica. Serão no mínimo 18 meses de aula, em 432 horas, com aulas obrigatórias às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30, em formato presencial ou síncrono, com transmissão à distância em tempo real.