O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UPM realizou sua aula magna do primeiro semestre de 2022, com a abertura do evento internacional 100 horas com Saramago, que será realizado ao longo de todo o ano em celebração ao centenário do escritor português. O encontro contou com a presença da filha do vencedor do Prêmio Nobel, Violante Saramago, que anunciou as diversas atividades que serão realizadas ao longo do ano, voltadas para públicos distintos, sempre buscando entender as perguntas deixadas pelo escritor português em sua obra. Além do reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, o encontro contou com a participação de diversas autoridades mackenzistas. O evento foi organizado pela coordenadora do PPGL, Regina Helena Brito, que celebrou a oportunidade de comemorar os 100 anos de José Saramago no ano em que se celebram diversas datas importantes, como o centenário da Semana da Arte Moderna e o aniversário de 70 anos da UPM.
br.freepik.com
A Faculdade de Direito (FDir), da UPM, em parceria com a University of Dayton School of Law, dos Estados Unidos, realizou, em 15 de março, o webinar Emerging Global Trends in Law and Technology. Os palestrantes da noite foram o pró-reitor de Programas de Graduação e professor de Direito da University of Dayton, Jeff Schmitt, e o professor mackenzista, João Aguirre, que trataram de temas importantes para a sociedade atual no universo digital. Na ocasião foi apresentada a parceria firmada entre a UPM e a University of Dayton e o programa de Direito Estadunidense e Transnacional, oferecido pela instituição estadunidense. O programa permite que mackenzistas possam obter não apenas o diploma de bacharel em Direito pela UPM como também o certificado da universidade estadunidense. Além disso, o curso habilita os alunos a participarem dos exames da ordem em estados como Califórnia e Washington, nos Estados Unidos.
br.freepik.com
A relação entre programas de transferência de renda e a saúde mental de jovens e adolescentes foi o principal objeto de estudo do projeto Chances-6, coordenado pela London School of Economics and Political Science, do Reino Unido, e que no Brasil contou com a orientação da professora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, Cristiane Silvestre de Paula. A professora foi a responsável pela apresentação dos dados brasileiros encaminhados para a pesquisa, relativos ao programa de transferência de renda, Bolsa Família, criado em 2003. Os resultados da pesquisa foram divulgados em 10 de março, em evento on-line que trouxe uma série de palestras para tratar do tema da investigação científica. O encontro contou com a participação dos coordenadores e de autoridades públicas e mackenzistas.
br.freepik.com
Foi realizada de 15 a 18 de março a Semana Teológica de 2022 do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM. A mesa temática de abertura trouxe a reflexão sobre “A Comunicação do Evangelho em um Mundo Conectado — Como discutir temas controversos sem causar constrangimentos”. O evento gratuito ocorreu de forma híbrida: presencial, no auditório Escola Americana do Mackenzie, no campus Higienópolis; e em transmissão aberta pelo YouTube do CEFT. A semana contou ainda com diversos outros eventos com temas como: “A igreja e o uso das redes sociais: oportunidades e perigos”; “A primazia da pregação cristocêntrica num palco de visibilidades”; e “A relevância e o preparo da pregação expositiva para o mundo digital”.
br.freepik.com
Para auxiliar contribuintes com dúvidas acerca da declaração do imposto de renda, a UPM, por meio do curso de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), promoveu a Campanha IR Solidário ao longo do mês de abril. O atendimento on-line contou com alunos do CCSA e da Faculdade de Direito (FDir). De acordo com um dos organizadores, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da UPM, este foi o 14º ano do projeto, que tem por objetivo cooperar com a Receita Federal do Brasil (RFB), com a população e com entidades de assistência social, respondendo às dúvidas dos contribuintes no preenchimento e envio da declaração de ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física, pela internet.
Higienópolis
A Escola de Engenharia (EE), da UPM, firmará uma parceria com a multinacional FESTO, empresa da área de soluções em automação industrial. Com a cooperação em vista, a companhia realizou uma apresentação de alguns de seus robôs biônicos no campus Higienópolis, em 7 de março. Com essa parceria, os mackenzistas terão a oportunidade de usar equipamentos e ferramentas da empresa, relacionados com a área de automação e robótica, em laboratórios e sala de aula; e a FESTO, que possui diversos setores preocupados com o desenvolvimento científico e tecnológico, terá a possibilidade de obter ganhos em inovação e no aprimoramento de pessoas. “É o diferencial do Mackenzie para proporcionar o máximo de vivência na futura profissão de vocês”, afirmou o diretor da EE, Marcos Massi, ao comemorar a parceria e os benefícios para os mackenzistas.
br.freepik.com
A professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UPM, Nadia Somekh, foi indicada ao título de membro honorário e receberá uma medalha presidencial do Instituto Americano de Arquitetos (IAA), associação profissional de arquitetos dos Estados Unidos, sediada em Washington. A honraria foi concedida como reconhecimento pelos serviços prestados pela professora e por suas contribuições para o avanço da profissão, principalmente no quesito da internacionalização. “Desde 2008, eu trabalho pela valorização da Arquitetura no mundo, trabalhando pela mobilidade dos arquitetos de todo o planeta. É um reconhecimento e um prestígio para a nossa instituição”, afirmou Nadia Somekh.
Além de professora na UPM, Somekh acumula o cargo de presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Com uma carreira toda voltada à visibilidade, ampliação e valorização da arquitetura, Nadia, desde 2008, passou a ocupar cargos cada vez mais relevantes na área, como o Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a União Internacional de Arquitetos (UIA). A entrega das premiações ocorrerá durante a conferência anual da organização estadunidense, prevista para os dias 22 a 25 de junho, em Chicago (EUA).
br.freepik.com
Professores da Faculdade de Direito (FDir) da UPM conquistaram posições de destaque em importantes instituições. A Escola Superior da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) passa a ter a docente Fulvia Helena de Goia como coordenadora do Núcleo Temática em Direito Tributário; o docente Gustavo Ferraz de Campo Mônaco como coordenador em Direito Internacional do Núcleo Temático; e a professora Camila Ferreira Padin na coordenação do Núcleo Temático em Direito e Regulação. Além disso, os docentes Martha Saad e João Aguirre foram nomeados para compor a Comissão Especial de Advocacia de Família e Sucessões da OAB-SP. Outros docentes foram eleitos para comissões especiais da instituição em fevereiro, e, vale lembrar, a professora Patrícia Vanzolini é a presidente da OAB-SP e entrou para história ao ser a primeira mulher eleita na instituição de São Paulo.
Outra conquista importante foi a do professor Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho, que está à frente da coordenação da área de Direito Penal da Escola Paulista de Magistratura (EPM). Na mesma instituição, o docente Roberto Nussinkis Mac Cracken assume a coordenação da área de Direito Bancário, além de integrar a Comissão Mista de Assuntos Institucionais entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Ainda na EPM, o docente Ricardo Cunha Chimenti passa a ser um dos novos coordenadores da área dos Juizados Especiais da Escola até o fim de 2023. Chimenti também é coordenador do curso de Formação Inicial e do curso de Aperfeiçoamento para vitaliciamento.
Já o professor Vicente Bagnoli continua representando o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) como consultor não governamental (Non-Governmental Advisors — NGA) na International Competition Network (ICN).
Os cursos de Direito da UPM, campi Higienópolis e Campinas, receberam o Selo de Qualidade OAB Recomenda. A entrega da 7ª edição do prêmio aconteceu em 16 de março, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília (DF). O diretor da Faculdade de Direito (FDir), Gianpaolo Poggio Smanio, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG), Felipe Chiarello, estiveram presentes na cerimônia.
De acordo com o site oficial da OAB, com base em dados do sistema e-MEC, existem hoje no Brasil 1.896 cursos de Direito, com oferta de 361.848 vagas anuais. O portal ainda destaca que essa premiação representa uma luta histórica da OAB em defesa da qualidade do ensino jurídico no Brasil.
Vale ressaltar que esse certificado é efetivado nacionalmente e conta com avaliações a cada três anos; em todas as suas sete edições, o Mackenzie recebeu o Selo, o que enfatiza a qualidade e a excelência do ensino jurídico transmitido aos alunos pela Universidade.
br.freepik.com
Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM realizou o evento “Machismos e a importância da sororidade no mercado de trabalho” para debater o impacto do machismo no cotidiano profissional de jornalistas e publicitárias e as estratégias criadas pelas próprias mulheres para enfrentarem esse mercado, incluindo redes de solidariedade e ajuda mútua. O projeto foi idealizado pelas professoras de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UPM, Vanessa Oliveira, Mirtes de Moraes e Patrícia Paixão, e contou com duas mesas de debates ao longo do dia, todas transmitidas pelo YouTube. De acordo com a professora Mirtes de Moraes, a data é um dia para refletir sobre os desafios da mulher no espaço público. “Vale destacar que esse evento não é só para mulheres. Na verdade, as questões devem ser divididas com todos. Então, quanto mais homens assistirem e se fizerem integrados dentro dessa discussão, melhor será o resultado do nosso objetivo”, apontou. A íntegra dos eventos pode ser conferida nos links da Mesa 1 e Mesa 2.
br.freepik.com
O primeiro Notas Musicais de 2022 já está no ar. O programa, produzido pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da UPM, apresenta nesse vídeo um trecho da peça “A chegada da rainha de Sabá”, que faz parte da Oratória de Salomão, composta por Georg Friedrich Händel e interpretada pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob a regência do maestro Parcival Módolo, coordenador do CAC, que também faz comentários nessa edição do programa. Este é o primeiro de uma série de programas que comemoram o aniversário de 70 anos da UPM. O vídeo da música “A chegada da rainha de Sabá”, interpretada pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba, está disponível no YouTube.
Vale conferir também a edição do Notas Musicais que apresenta a obra de Darius Milhaud, compositor francês que viveu um período de sua vida no Brasil. Trata-se da última parte da peça “Scaramouche”, nome inspirado em personagens de ópera responsáveis por provocar confusões e situações cômicas. A peça se chama “Brazileira”. Essa composição foi feita, inicialmente, para dois pianos, porém o próprio Milhaud fez uma versão para orquestra sinfônica com um solista de saxofone, que é apresentada no vídeo. A composição contém uma verdadeira mistura de ritmos, como o samba e a rumba. O vídeo está disponível no YouTube.