br.freepik.com

A Número 1 no Ranking Brasileiro Feminino de Xadrez

A jogadora de xadrez, Julia Alboredo, alcançou, no mês de março, o posto de número 1 no Ranking Feminino Brasileiro de Xadrez e 31ª colocação na lista mista, com homens e mulheres. O ranking no esporte é estabelecido por meio de uma pontuação chamada rating, método estatístico utilizado nas partidas para mostrar o desempenho de cada jogador e mostrar a força relativa entre os oponentes. A mackenzista atualmente tem a pontuação de 2.255 e com isso conquistou a posição no Brasil.

Julia destacou a importância da UPM em seu desenvolvimento. Para a jogadora, estudar no Mackenzie foi uma das melhores decisões, pois, além de se formar em uma instituição de ponta, tem o apoio em ser reconhecida por outros atletas. Pensando em aumentar o número de mulheres no esporte, Julia Alboredo e outras grandes enxadristas criaram o projeto Damas em Ação — Rumo à Maestria. “Atualmente, meu papel é incentivar as mulheres a jogarem xadrez. Aos poucos chegamos lá”, expressou.

A mackenzista pretende jogar mais competições fora do país para obter mais experiências. Seu sonho é chegar ao Top 100 do mundo no xadrez.

br.freepik.com

Mackenzistas participam de torneio internacional de natação

Os atletas paralímpicos de natação e graduandos do curso de Direito da FPMB — Élcio Cunha Pimenta, 19 anos, e Catarina Martins Machado, 18 anos — retomaram a intensa agenda de treinos, dando continuidade à preparação para Paris 2024. Ambos estiveram em Lignano Sabbiadoro, comuna italiana da região do Friuli-Venezia Giulia, para a disputa do Swimming World Series, nos dias 11 a 13 de março. A competição foi disputada na piscina coberta de 50 metros do Bella Italia EFA Village.

Catarina completou a categoria Absoluto (sem distinção de idade) em terceiro lugar nos 100 metros peito (SB8) e oitavo nos 50 metros livres (S9) e nos 100 metros livres (S9). No multiclasse, Catarina ficou em quinto lugar nas provas de 50 e 100 metros livres e em quarto no SB8. Essa categoria mistura atletas de todas as classes da natação paralímpica, do S1 ao S14. Élcio, na classe S11, alcançou o quinto lugar nos 100 metros peito e nos 400 metros livres e o oitavo nos 50 metros livres e nos 100 metros livres.

A etapa da World Series de Lignano Sabbiadoro contou com quase 400 nadadores inscritos de 38 países, com as ausências forçadas da Ucrânia, da Rússia e da Bielorrússia, impostas pela organização de acordo com as diretrizes fornecidas pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC). A seletiva para o mundial, que ocorrerá na Ilha da Madeira, em Portugal, no mês de junho, será realizada durante o Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página